INSTAGRAM CELEBRITY AND POVERTY: adhesion and opposition to high visibility models in the tense search for the right to be seen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Moraes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11072
Resumo: This article analyses the profiles of four people from popular classes in Northeast Brazil: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian and MC Loma. With thousands or even millions of followers on Instagram, all of them display a narrative — fueled by their fans — in which elements usually associated with the super famous (mansions, pools, travels) are valued at the same time that signs of humbleness are emphasized. In this unstable place, one perceives a specific tension in the process of being recognized among those who experience fame for the first time. Pacts regarding skin bleaching and erasure of poverty go hand in hand with the exposure of the latter as a value in itself - it is poverty, after all, that will sustain the myth of overcoming.
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spelling INSTAGRAM CELEBRITY AND POVERTY: adhesion and opposition to high visibility models in the tense search for the right to be seenCELEBRIDAD Y POBREZA DE INSTAGRAM: adhesión y oposición a modelos de alta visibilidad en la tensa búsqueda del derecho a ser vistoCELEBRIDADE E POBREZA NO INSTAGRAM: adesão e oposição aos modelos de alta visibilidade na tensa busca pelo direito de ser vistoCelebridade; Pobreza; Redes sociais; Racismo; Reconhecimento.Celebridades DigitaisCelebrity; Poverty; Social networks; Racism; Recognition.Digital CelebritiesCelebridad; Pobreza; Redes sociales; Racismo; Reconocimiento.Celebridades digitalesThis article analyses the profiles of four people from popular classes in Northeast Brazil: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian and MC Loma. With thousands or even millions of followers on Instagram, all of them display a narrative — fueled by their fans — in which elements usually associated with the super famous (mansions, pools, travels) are valued at the same time that signs of humbleness are emphasized. In this unstable place, one perceives a specific tension in the process of being recognized among those who experience fame for the first time. Pacts regarding skin bleaching and erasure of poverty go hand in hand with the exposure of the latter as a value in itself - it is poverty, after all, that will sustain the myth of overcoming.Este artículo analiza los perfiles de cuatro personas presentes en las clases populares del noreste de Brasil: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian y MC Loma. Con miles o incluso millones de seguidores y seguidores en la red social Instagram, todos exhiben una narrativa, aumentada por los fanáticos, en la que se valoran elementos generalmente relacionados con hipermedia (mansiones, piscinas, viajes), al tiempo que subrayan signos de humildad. . En este lugar inestable, existe una tensión específica en el proceso de ser reconocido entre aquellos que experimentan fama por primera vez. Hay dos pactos para blanquear la piel y borrar la pobreza, así como la exhibición de este último como un valor en sí mismo: es la pobreza, después de todo, lo que sostendrá el mito de la superación.Este artigo analisa os perfis de quatro pessoas presentes nas classes populares do Nordeste brasileiro: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian e MC Loma. Com milhares ou mesmo milhões de seguidores e seguidoras na rede social Instagram, todas elas exibem uma narrativa — incrementada pelos fãs — na qual elementos usualmente relacionados aos hipermidiáticos (mansões, piscinas, viagens) são valorizados, ao mesmo tempo em que sublinham signos de humildade. Nesse lugar instável, percebe-se a existência de uma tensão específica no processo de ser reconhecido entre aqueles que experimentam pela primeira vez a fama. Estão aí presentes tanto pactos de embranquecimento da pele e de apagamento da pobreza quanto a exibição desta última como valor em si mesma — é a pobreza, afinal, que vai sustentar o mito da superação.  Universidade Federal do Tocantins - UFT2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1107210.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a2ptObservatory Journal; Vol. 6 No. 4 (2020): Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições; a2ptObservatorio Magazine; Vol. 6 Núm. 4 (2020): Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições; a2ptObservatoire Journal; Vol. 6 No. 4 (2020): Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições; a2ptRevista Observatório ; v. 6 n. 4 (2020): Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições; a2pt2447-426610.20873/uft.2447-4266.2020v6n4areponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11072/17888https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11072/17891Copyright (c) 2020 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Fabiana Moraes da2022-03-04T13:00:30Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11072Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:00:30Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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