DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Denilda Caetano de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Elaine Jesus, Nunes, Suzana Gilioli da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169
Resumo: O artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas.   PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT.     ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines.   KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT.     RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas.   PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT.
id UFT-7_6ed47a6cebc58fc45dc0d6d41c4e20f8
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7169
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONSEDUCACIÓN A DISTANCIA DE UFT/UAB EN LA PERCEPCIÓN DE LAS DISCUSIONESEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTESUaBEaDUFTdiscentesUAbEaDUFTO artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas.   PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT.     ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines.   KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT.     RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas.   PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/716910.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-1872447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15346https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15357https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15367https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15382https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15391https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15394Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Denilda Caetano deAlves, Elaine JesusNunes, Suzana Gilioli da Costa2022-03-04T13:05:59Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7169Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:05:59Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
EDUCACIÓN A DISTANCIA DE UFT/UAB EN LA PERCEPCIÓN DE LAS DISCUSIONES
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES
title DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
spellingShingle DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
Faria, Denilda Caetano de
UaB
EaD
UFT
discentes
UAb
EaD
UFT
title_short DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
title_full DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
title_fullStr DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
title_full_unstemmed DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
title_sort DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
author Faria, Denilda Caetano de
author_facet Faria, Denilda Caetano de
Alves, Elaine Jesus
Nunes, Suzana Gilioli da Costa
author_role author
author2 Alves, Elaine Jesus
Nunes, Suzana Gilioli da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Denilda Caetano de
Alves, Elaine Jesus
Nunes, Suzana Gilioli da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv UaB
EaD
UFT
discentes
UAb
EaD
UFT
topic UaB
EaD
UFT
discentes
UAb
EaD
UFT
description O artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas.   PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT.     ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines.   KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT.     RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas.   PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15346
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15357
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15367
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15382
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15391
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187
Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248740605952