EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Suzana Gilioli da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zacariotti, Marluce, Moraes, Nelson Russo de, Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006
Resumo: O dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). As tecnologias da informação e comunicação acrescentaram novas diretrizes à educação, alterando processos de ensino e tornando cada vez mais dinâmicas as atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os artigos trazem múltiplas dimensões e enfoques, considerando as tecnologias não apenas como método/recurso de ensino, mas também como conteúdo/objeto de ensino. Referem-se, sobretudo, a estudos que descrevem, discutem e refletem experiências do uso social e pedagógico das tecnologias/ferramentas de comunicação e interação no âmbito da EaD, bem como aspectos conceituais da tecnologia como linguagem/conteúdo na consubstanciação de uma pedagogia a distância inovadora e crítica. Nesse sentido, esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.
id UFT-7_a3ca4e9d55467f2441a63f65c838c292
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7006
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutóriasEaDeditorialEaDO dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). As tecnologias da informação e comunicação acrescentaram novas diretrizes à educação, alterando processos de ensino e tornando cada vez mais dinâmicas as atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os artigos trazem múltiplas dimensões e enfoques, considerando as tecnologias não apenas como método/recurso de ensino, mas também como conteúdo/objeto de ensino. Referem-se, sobretudo, a estudos que descrevem, discutem e refletem experiências do uso social e pedagógico das tecnologias/ferramentas de comunicação e interação no âmbito da EaD, bem como aspectos conceituais da tecnologia como linguagem/conteúdo na consubstanciação de uma pedagogia a distância inovadora e crítica. Nesse sentido, esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/700610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p25Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-322447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15340https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15363https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15373https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15376https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15385https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15400Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Suzana Gilioli da CostaZacariotti, MarluceMoraes, Nelson Russo dePorto Junior, Francisco Gilson Rebouças2022-03-04T13:06:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7006Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:02Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
title EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
spellingShingle EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
Nunes, Suzana Gilioli da Costa
EaD
editorial
EaD
title_short EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
title_full EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
title_fullStr EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
title_sort EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias
author Nunes, Suzana Gilioli da Costa
author_facet Nunes, Suzana Gilioli da Costa
Zacariotti, Marluce
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author_role author
author2 Zacariotti, Marluce
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Suzana Gilioli da Costa
Zacariotti, Marluce
Moraes, Nelson Russo de
Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
editorial
EaD
topic EaD
editorial
EaD
description O dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). As tecnologias da informação e comunicação acrescentaram novas diretrizes à educação, alterando processos de ensino e tornando cada vez mais dinâmicas as atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os artigos trazem múltiplas dimensões e enfoques, considerando as tecnologias não apenas como método/recurso de ensino, mas também como conteúdo/objeto de ensino. Referem-se, sobretudo, a estudos que descrevem, discutem e refletem experiências do uso social e pedagógico das tecnologias/ferramentas de comunicação e interação no âmbito da EaD, bem como aspectos conceituais da tecnologia como linguagem/conteúdo na consubstanciação de uma pedagogia a distância inovadora e crítica. Nesse sentido, esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p25
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15340
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15363
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15373
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15376
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15385
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006/15400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32
Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 25-32
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248719634432