IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Alte, Pedro Gabriel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6828
Resumo: The narratives for childhood and youth absorb the discourses about artificial intelligence and, through the use of literary processes either close to a certain mimicry or to the most virtuous reconfiguration of reality, present scenarios that invite the reader, since an early age, to rethink a world permeated by digital. The narratives chosen for the present intellectual exercise attempt to demonstrate a kaleidoscope of images and to account for different perspectives in relation to artificial intelligence, thus promoting a critical and exploratory exercise on this matter.
id UFT-8_d130a47a4992325b816d188d084418d2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6828
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovensliteraturainteligência artificialimagologia robóticaLiteraturaInteligência artificialhumanidadesuniverso digital The narratives for childhood and youth absorb the discourses about artificial intelligence and, through the use of literary processes either close to a certain mimicry or to the most virtuous reconfiguration of reality, present scenarios that invite the reader, since an early age, to rethink a world permeated by digital. The narratives chosen for the present intellectual exercise attempt to demonstrate a kaleidoscope of images and to account for different perspectives in relation to artificial intelligence, thus promoting a critical and exploratory exercise on this matter. As narrativas para a infância e juventude absorvem os discursos sobre a inteligência artificial e, por meio de processos literários abeirados ora de um certo mimetismo ora da mais virtuosa reconfiguração da realidade, apresentam cenários que convidam o leitor, desde tenra idade, a repensar um mundo permeado pelo digital. As narrativas escolhidas para o presente exercício intelectual intentam demonstrar um caleidoscópio de imagens variado e que dê conta de diferentes perspetivas face à inteligência artificial promovendo, desta forma, um exercício crítico e exploratório sobre a mesma.    PALAVRAS-CHAVE: Literatura para crianças e jovens; Inteligência artificial; Imagologia robótica; robôs na literatura para a infância.   ABSTRACTThe narratives for childhood and youth absorb the discourses about artificial intelligence and, through the use of literary processes either close to a certain mimicry or to the most virtuous reconfiguration of reality, present scenarios that invite the reader, since an early age, to rethink a world permeated by digital. The narratives chosen for the present intellectual exercise attempt to demonstrate a kaleidoscope of images and to account for different perspectives in relation to artificial intelligence, thus promoting a critical and exploratory exercise on this matter.   KEYWORDS:  Children’s literature; Artificial intelligence; Robotic imagery; Robots in children’s literature.     RESUMEN Las narrativas para la infancia y la juventud absorben discursos sobre inteligencia artificial y, a través de procesos literarios bien conocidos, a veces de una cierta imitación, a veces de la reconfiguración más virtuosa de la realidad, escenarios actuales que invitan al lector, desde una edad temprana, a repensar un mundo. impregnado por digital. Las narraciones elegidas para el presente ejercicio intelectual pretenden demostrar un caleidoscopio de imágenes variadas que ofrece diferentes perspectivas sobre la inteligencia artificial, promoviendo así un ejercicio crítico y exploratorio sobre el mismo.   PALABRAS CLAVE: Literatura para niños y jóvenes; Inteligencia artificial; Imagen robótica; robots en literatura para la infancia. Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/682810.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p586Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-6142447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n5reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6828/16267Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Alte, Pedro Gabriel2022-03-04T13:04:53Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6828Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:04:53Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
title IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
spellingShingle IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
D'Alte, Pedro Gabriel
literatura
inteligência artificial
imagologia robótica
Literatura
Inteligência artificial
humanidades
universo digital
title_short IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
title_full IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
title_fullStr IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
title_full_unstemmed IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
title_sort IMAGOLOGIA ROBÓTICA: robôs e inteligência artificial nas narrativas para crianças e jovens
author D'Alte, Pedro Gabriel
author_facet D'Alte, Pedro Gabriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Alte, Pedro Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
inteligência artificial
imagologia robótica
Literatura
Inteligência artificial
humanidades
universo digital
topic literatura
inteligência artificial
imagologia robótica
Literatura
Inteligência artificial
humanidades
universo digital
description The narratives for childhood and youth absorb the discourses about artificial intelligence and, through the use of literary processes either close to a certain mimicry or to the most virtuous reconfiguration of reality, present scenarios that invite the reader, since an early age, to rethink a world permeated by digital. The narratives chosen for the present intellectual exercise attempt to demonstrate a kaleidoscope of images and to account for different perspectives in relation to artificial intelligence, thus promoting a critical and exploratory exercise on this matter.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6828
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p586
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6828
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6828/16267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614
Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 586-614
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174756131209216