THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464 |
Resumo: | RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar. Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares. PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo. ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines. KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum. RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares. PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo. |
id |
UFT-8_dd1aa1e63c12a0a94b0a290d31e4f518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6464 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of educationPENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educaçãocinemacinemaRESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar. Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares. PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo. ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines. KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum. RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares. PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646410.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-1092447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14692https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14716https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14727https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14736https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14747https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14758Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Maritza Maciel CastrillonSantos, João de Deus dos2022-03-04T13:06:44Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6464Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:44Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education PENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educação |
title |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
spellingShingle |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education Maldonado, Maritza Maciel Castrillon cinema cinema |
title_short |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
title_full |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
title_fullStr |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
title_full_unstemmed |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
title_sort |
THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education |
author |
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
author_facet |
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon Santos, João de Deus dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, João de Deus dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon Santos, João de Deus dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema cinema |
topic |
cinema cinema |
description |
RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar. Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares. PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo. ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines. KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum. RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares. PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14692 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14716 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14727 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14736 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14747 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109 Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174755513597952 |