THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, João de Deus dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464
Resumo: RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar.  Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares.     PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo.   ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines.   KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum.     RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares.     PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.
id UFT-8_dd1aa1e63c12a0a94b0a290d31e4f518
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6464
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of educationPENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educaçãocinemacinemaRESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar.  Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares.     PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo.   ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines.   KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum.     RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares.     PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646410.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-1092447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14692https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14716https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14727https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14736https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14747https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14758Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado, Maritza Maciel CastrillonSantos, João de Deus dos2022-03-04T13:06:44Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6464Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:44Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
PENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educação
title THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
spellingShingle THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
cinema
cinema
title_short THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
title_full THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
title_fullStr THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
title_full_unstemmed THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
title_sort THINKING OF CURRICULUM AS A PRACTICE OF FREEDOM: between conceptions of childhoods represented in movies and daily narratives of thinkingpractitioners of education
author Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
author_facet Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Santos, João de Deus dos
author_role author
author2 Santos, João de Deus dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Santos, João de Deus dos
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
cinema
topic cinema
cinema
description RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo pensadopraticado na educação escolar.  Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores, praticantespensantes dos cotidianos escolares.     PALAVRAS-CHAVE: cinema; infâncias; diferença; currículo.   ABSTRACT This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines.   KEYWORDS: cinema, childhoods; difference; curriculum.     RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares.     PALABRAS CLAVE: Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14692
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14716
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14727
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14736
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14747
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464/14758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109
Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 94-109
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174755513597952