Efetividade de estratégias tecnológicas para aumentar o nível de atividade física e reduzir o comportmento sedentário de trabalhadores administrativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1450 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi verificar a viabilidade e a eficácia de uma intervenção remota utilizando estratégias tecnológicas baseadas na Teoria Social Cognitiva para mudar o nível de atividade física e reduzir o comportamento sedentário em servidores administrativos de uma universidade. Foi realizado um estudo quase-experimental em uma amostra composta por 30 trabalhadores administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A intervenção denominada Programa LEV – “Levante-se, Mova-se, Viva” teve três períodos de avaliação (PRÉ, MEIO e PÓS). Os servidores foram avaliados quanto ao nível de atividade física, comportamento sedentário, autoeficácia, e barreiras percebidas para prática de atividade física. A maioria dos participantes eram mulheres (90%) com idade de 42±1,48 anos e IMC de 25,7±0,86 kg/m². Os resultados indicaram que apesar da melhora do nível de atividade física autorrelatado pelo IPAQ (p=0,001), a intervenção não foi capaz de aumentar o nível de atividade física (p=0,16) e reduzir o comportamento sedentário (p=0,09) mensurado por acelerometria. No entanto, durante a intervenção houve um aumento na percepção de barreiras para prática de atividade física (2,7 para 3,5, p=0,001). Portanto, os resultados mostram que além de incentivar a prática de atividade física e redução do comportamento sedentário no ambiente de trabalho é necessário avaliar meios para reduzir as barreiras percebidas para prática de atividade física dessa população. |
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Efetividade de estratégias tecnológicas para aumentar o nível de atividade física e reduzir o comportmento sedentário de trabalhadores administrativosExercício físico.Comportamento sedentário.Ambiente de trabalho.Physical exercise.Sedentary behavior.Workplace.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAO objetivo desta dissertação foi verificar a viabilidade e a eficácia de uma intervenção remota utilizando estratégias tecnológicas baseadas na Teoria Social Cognitiva para mudar o nível de atividade física e reduzir o comportamento sedentário em servidores administrativos de uma universidade. Foi realizado um estudo quase-experimental em uma amostra composta por 30 trabalhadores administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A intervenção denominada Programa LEV – “Levante-se, Mova-se, Viva” teve três períodos de avaliação (PRÉ, MEIO e PÓS). Os servidores foram avaliados quanto ao nível de atividade física, comportamento sedentário, autoeficácia, e barreiras percebidas para prática de atividade física. A maioria dos participantes eram mulheres (90%) com idade de 42±1,48 anos e IMC de 25,7±0,86 kg/m². Os resultados indicaram que apesar da melhora do nível de atividade física autorrelatado pelo IPAQ (p=0,001), a intervenção não foi capaz de aumentar o nível de atividade física (p=0,16) e reduzir o comportamento sedentário (p=0,09) mensurado por acelerometria. No entanto, durante a intervenção houve um aumento na percepção de barreiras para prática de atividade física (2,7 para 3,5, p=0,001). Portanto, os resultados mostram que além de incentivar a prática de atividade física e redução do comportamento sedentário no ambiente de trabalho é necessário avaliar meios para reduzir as barreiras percebidas para prática de atividade física dessa população.The aim of this dissertation was to verify the feasibility and effectiveness of a remote intervention using technological strategies based on the Social Cognitive Theory to change the level of physical activity and reduce sedentary behavior in administrative servers at a university. A quasi-experimental study was carried out in a sample composed of 30 administrative workers from the Federal University of Triângulo Mineiro. The intervention called the LEV Program – “Get Up, Move, Live” had three evaluation periods (PRE, MEDIUM and POST). Employees were assessed for their level of physical activity, sedentary behavior, self-efficacy, and perceived barriers to physical activity. Most participants were women (90%), aged 42±1.48 years and BMI of 25.7±0.86 kg/m². The results indicated that despite the improvement in the level of physical activity self-reported by the IPAQ (p=0.001), the intervention was not able to increase the level of physical activity (p=0.16) and reduce sedentary behavior (p=0. 09) measured by accelerometry. However, during the intervention there was an increase in the perception of barriers to physical activity (2.7 to 3.5, p=0.001). Therefore, the results show that, in addition to encouraging the practice of physical activity and reducing sedentary behavior in the work environment, it is necessary to evaluate ways to reduce the perceived barriers to the practice of physical activity in this population.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaSASAKI, Jeffer Eidi03944324951http://lattes.cnpq.br/9249864079237282MAMEDE NETO, José Bontempo2022-11-29T14:54:47Z2021-08-302022-11-29T14:54:47Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-11-30T02:02:39Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-11-30T02:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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