Contribuições da prática artística da Pedagogia Waldorf para a educação do sentir em crianças do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Raquel Cardozo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1621
Resumo: A Pedagogia Waldorf, concebida pelo estudioso Rudolf Steiner no século XX, está alicerçada na visão de que o aprimoramento da sensibilidade é tão relevante quanto o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Tem como pressuposto a articulação do pensar, do querer e do sentir, visto que, para essa pedagogia, uma aprendizagem significativa se desenvolve mediante um trabalho que contemple o educando em seus aspectos não somente cognitivos, mas também emocionais, afetivos, sociais e espirituais. Na presente dissertação, observa-se o papel da arte na educação do sentir em crianças que estão no segundo setênio (7 a 14 anos) do Ensino Fundamental I e que estudam em Escolas Waldorf. Como pergunta central e norteadora da pesquisa, questiona-se sobre “Como as atividades artísticas da Pedagogia Waldorf podem colaborar para a educação e desenvolvimento do sentir em crianças do segundo setênio?” Nesse sentido, este trabalho busca compreender a importância das atividades artísticas no desenvolvimento do sentir em crianças do segundo setênio, de modo a analisar como se realiza a prática artística no ensino fundamental I da Pedagogia Waldorf; e investigar como a participação em tais atividades, podem impactar na formação humana. As obras de Rudolf Steiner e Schiller foram pilares para o desenvolvimento da escrita e da discussão, propondo diálogo com autores contemporâneos dentro do movimento antroposófico, como Jonas Bach Junior, Rosely Romanelli, entre outros. Para atingir os objetivos da pesquisa, assumiu-se a natureza qualificatória descritiva da investigação. Desse modo, este trabalho consiste em uma combinação de estudos exploratórios e descritivos iniciados por uma revisão de literatura para fundamentação teórica bibliográfica, seguida de coleta de dados. Nesta pesquisa empírica, a fonte de dados foi coletada por meio de entrevistas semiestruturadas e se constituiu mediante a coleta de depoimento de especialistas na prática artística da Pedagogia Waldorf, com profissionais que atuam por pelo menos três anos com a mesma classe no ensino fundamental I de escolas Waldorf, localizadas em diferentes regiões do Brasil. O método escolhido para interpretação dos dados foi a Análise de Conteúdo, o qual gerou duas categorias: (I) A educação do sentir segundo a Pedagogia Waldorf; (II) O papel da Arte no desenvolvimento humano. Os relatos dos(as) entrevistados(as) expõem evidências do engajamento na prática dos docentes Waldorf na educação do sentir, que longe de estar apartada da teoria, corrobora com seus fundamentos. Revelam, ainda, grande compreensão do que significa a importância de educar o sentir por meio da estética, uma vez que a arte faz a reconexão ser humano-espírito, é instrumento de revelação do ser, das leis morais que lhe são inerentes, a serviço de seu aperfeiçoamento íntimo.
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spelling Contribuições da prática artística da Pedagogia Waldorf para a educação do sentir em crianças do Ensino Fundamental IPedagogia Waldorf.Prática artística.Educação do sentir.Waldorf Pedagogy.Artistic practice.Feeling education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Pedagogia Waldorf, concebida pelo estudioso Rudolf Steiner no século XX, está alicerçada na visão de que o aprimoramento da sensibilidade é tão relevante quanto o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Tem como pressuposto a articulação do pensar, do querer e do sentir, visto que, para essa pedagogia, uma aprendizagem significativa se desenvolve mediante um trabalho que contemple o educando em seus aspectos não somente cognitivos, mas também emocionais, afetivos, sociais e espirituais. Na presente dissertação, observa-se o papel da arte na educação do sentir em crianças que estão no segundo setênio (7 a 14 anos) do Ensino Fundamental I e que estudam em Escolas Waldorf. Como pergunta central e norteadora da pesquisa, questiona-se sobre “Como as atividades artísticas da Pedagogia Waldorf podem colaborar para a educação e desenvolvimento do sentir em crianças do segundo setênio?” Nesse sentido, este trabalho busca compreender a importância das atividades artísticas no desenvolvimento do sentir em crianças do segundo setênio, de modo a analisar como se realiza a prática artística no ensino fundamental I da Pedagogia Waldorf; e investigar como a participação em tais atividades, podem impactar na formação humana. As obras de Rudolf Steiner e Schiller foram pilares para o desenvolvimento da escrita e da discussão, propondo diálogo com autores contemporâneos dentro do movimento antroposófico, como Jonas Bach Junior, Rosely Romanelli, entre outros. Para atingir os objetivos da pesquisa, assumiu-se a natureza qualificatória descritiva da investigação. Desse modo, este trabalho consiste em uma combinação de estudos exploratórios e descritivos iniciados por uma revisão de literatura para fundamentação teórica bibliográfica, seguida de coleta de dados. Nesta pesquisa empírica, a fonte de dados foi coletada por meio de entrevistas semiestruturadas e se constituiu mediante a coleta de depoimento de especialistas na prática artística da Pedagogia Waldorf, com profissionais que atuam por pelo menos três anos com a mesma classe no ensino fundamental I de escolas Waldorf, localizadas em diferentes regiões do Brasil. O método escolhido para interpretação dos dados foi a Análise de Conteúdo, o qual gerou duas categorias: (I) A educação do sentir segundo a Pedagogia Waldorf; (II) O papel da Arte no desenvolvimento humano. Os relatos dos(as) entrevistados(as) expõem evidências do engajamento na prática dos docentes Waldorf na educação do sentir, que longe de estar apartada da teoria, corrobora com seus fundamentos. Revelam, ainda, grande compreensão do que significa a importância de educar o sentir por meio da estética, uma vez que a arte faz a reconexão ser humano-espírito, é instrumento de revelação do ser, das leis morais que lhe são inerentes, a serviço de seu aperfeiçoamento íntimo.Waldorf Pedagogy was conceived by scholar Rudolf Steiner in the twentieth century. It is rooted in the view that sensitivity enhancement is as relevant as the intellectual development of individuals. It presupposes the articulation of the reasoning, wanting and feeling, since, for this pedagogy, learning, significant learning is developed through work that contemplates the learner in their aspects not only cognitive, but also emotional, affective, social and spiritual. In the present dissertation, the role of art in the education of feeling in children who are in the second seven years (7 to 14 years old) of Elementary School I and who study in Waldorf Schools. As a central and guiding research question, asks himself about “How the artistic activities of Waldorf Pedagogy can collaborate for the education and development of feeling in children of the second septenium?” The works of Rudolf Steiner and Schiller were pillars for the development of writing and discussion, proposing dialogue with contemporary authors within the anthroposophic movement, such as Jonas Bach Junior, Rosely Romanelli, among others. To achieve the research objectives, the descriptive qualifying nature of the investigation. Thus, this work consists of a combination of exploratory and descriptive studies initiated by a literature review for bibliographic theoretical foundation, followed by data collection. In this empirical research, the data source was collected through semi-structured interviews and constituted through the collection of testimonials from experts in the artistic practice of Waldorf Pedagogy, with professionals who work for at least three years with the same class in elementary school I of Waldorf schools, located in different regions of Brazil. The method chosen for interpreting the data was Content Analysis, which generated two categories: (I) The education of the feel according to the Waldorf Pedagogy; (II) The role of Art in human development. The reports of the interviewees expose evidence of engagement in the practice of Waldorf teachers in the education of feeling, which far from being separated from theory, supports its foundations. It also reveals that the greater comprehension of what it actually means to educate the feeling through the aesthetics, once art make the reconnection of the human spirit, the instrument of revelation of the being, of the moral laws that are inherent, in favor of the improvement of the inner self.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBACH JUNIOR, Jonas87639553991http://lattes.cnpq.br/1101841734003456PAIVA, Raquel Cardozo2024-01-16T13:50:23Z2023-08-012024-01-16T13:50:23Z2023-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-01-17T02:02:49Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-01-17T02:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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