Ética na formação do professor: aproximações e distanciamentos éticos, legais e políticos

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Autor(a) principal: PAULA, Mauro Sergio de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/457
Resumo: A ética na formação do professor constitui um tema que vem sendo debatido no campo investigativo como resposta ao caráter fragmentário que a educação escolar adquiriu em virtude da disseminação da cultura liberal. O estudo partiu da indagação sobre os valores que estão expressos nas diretrizes educacionais que evidenciam para uma abordagem ética na formação do professor. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, de caráter qualitativo, que tem como objetivo compreender o sentido de uma abordagem ética na formação do professor, considerando-se os fundamentos e práticas educacionais expressos nas diretrizes que norteiam a educação escolar. Apresenta-se o cenário estruturante da sociedade moderna, destacando-se os valores que orientam as normas de convívio social e as demandas da educação escolar para um projeto de socialização dos indivíduos e para o professor enquanto agente de formação ética e política. A análise das diretrizes educacionais revelou que tanto a formação de professores quanto a educação escolar estão pautadas pelos valores liberais e permeadas por um caráter tecnicista e despolitizador, onde a ética é transverslizada em um contexto de regras e normas de conduta moral. A formação do professor, estruturada em currículos mínimos de áreas específicas não é considerada como patrimônio da pedagogia, enquanto ciência e filosofia da educação, o que situa a educação em uma perspectiva de formar o indivíduo para se tornar adaptável a qualquer pacto social e a uma perspectiva mercantilista de educação. Considerase que a educação escolar privilegia a qualificação para o trabalho, sugerindo a predominância dos valores exaltados pela cultura capitalista de desenvolvimento material e econômico e que a formação do professor não permite que sejam reveladas as formas de controle que as instituições sociais se utilizam para ocultar uma visão ética e política de sociedade. Daí a necessidade de se estabelecer uma aproximação dialógica da formação do professor com a ética, enquanto teoria do comportamento humano e profissional, com a política, enquanto reflexo da visão de homem e de sociedade que se pretende construir e com a educação, enquanto projeto de sociedade a partir dos valores próprios da educação.
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spelling Ética na formação do professor: aproximações e distanciamentos éticos, legais e políticosÉtica.Moral.Educação.Ethics.Moral.Education.Teacher training.EducaçãoA ética na formação do professor constitui um tema que vem sendo debatido no campo investigativo como resposta ao caráter fragmentário que a educação escolar adquiriu em virtude da disseminação da cultura liberal. O estudo partiu da indagação sobre os valores que estão expressos nas diretrizes educacionais que evidenciam para uma abordagem ética na formação do professor. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, de caráter qualitativo, que tem como objetivo compreender o sentido de uma abordagem ética na formação do professor, considerando-se os fundamentos e práticas educacionais expressos nas diretrizes que norteiam a educação escolar. Apresenta-se o cenário estruturante da sociedade moderna, destacando-se os valores que orientam as normas de convívio social e as demandas da educação escolar para um projeto de socialização dos indivíduos e para o professor enquanto agente de formação ética e política. A análise das diretrizes educacionais revelou que tanto a formação de professores quanto a educação escolar estão pautadas pelos valores liberais e permeadas por um caráter tecnicista e despolitizador, onde a ética é transverslizada em um contexto de regras e normas de conduta moral. A formação do professor, estruturada em currículos mínimos de áreas específicas não é considerada como patrimônio da pedagogia, enquanto ciência e filosofia da educação, o que situa a educação em uma perspectiva de formar o indivíduo para se tornar adaptável a qualquer pacto social e a uma perspectiva mercantilista de educação. Considerase que a educação escolar privilegia a qualificação para o trabalho, sugerindo a predominância dos valores exaltados pela cultura capitalista de desenvolvimento material e econômico e que a formação do professor não permite que sejam reveladas as formas de controle que as instituições sociais se utilizam para ocultar uma visão ética e política de sociedade. Daí a necessidade de se estabelecer uma aproximação dialógica da formação do professor com a ética, enquanto teoria do comportamento humano e profissional, com a política, enquanto reflexo da visão de homem e de sociedade que se pretende construir e com a educação, enquanto projeto de sociedade a partir dos valores próprios da educação.This ethics in teacher training is a topic that has been debated in the investigative field in response to the fragmentary nature that school education acquired due to the spread of liberal culture. The study started from the question about the values that are expressed in the educational guidelines that are evidenced for an ethical approach to teacher training. This is an exploratory and documentary research, qualitative, which aims to understand the meaning of an ethical approach in teacher education, considering the fundamentals and educational practices expressed in the guidelines that guide education. It shows the structural setting of modern society, especially the values that guide the norms of social life and the demands of education for a socialization plan of individuals and especially for the teacher as an agent of ethical and political formation. The analysis of educational guidelines revealed that both the training of teachers and school education are guided by liberal values and permeated by a technicist character and despolitizador where ethics is transverslizada in a context of rules and standards of moral conduct. The teacher training, structured in minimum curriculum of specific areas is not considered as patrimony of pedagogy as a science and philosophy of education, which places education in a perspective of forming the individual to become adaptable to any social pact and a mercantilist perspective of education. It is considered that school education focuses on qualification for work, suggesting the predominance of values exalted by the capitalist culture of the material and economic development and the teacher training does not allow that is revealed forms of control that social institutions are used to hide an ethical vision and society policy. Hence the need to establish a dialogical approach of teacher education to ethics, as a theory of human and professional behavior with the policy, as a reflection of the vision of man and society that aims to build and education as project of the society from the very values of education.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBELLO, Osvaldo Dalberio dall32280807653http://lattes.cnpq.br/3145062026626452PAULA, Mauro Sergio de2017-12-08T12:41:08Z2016-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAULA, Mauro Sergio de. Ética na formação do professor: aproximações e distanciamentos éticos, legais e políticos. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/457porABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. AHLERT, A. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÌ, 2003. ALMEIDA, V. S. Educação em Hanna Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011. AMORIN NETO, R. C.; ROSITO, M. M. B. Ética e moral na educação. Rio de Janeiro: Wack Ed., 2009. APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. ARDUINI, J. Homem libertação. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1975. ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ______ Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. BARCELOS, V.; MADERS, S. Filosofia e educação: uma conversa com Humberto Maturana. In: MARTINS, M. F.; PEREIRA, A. R. (Orgs). 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