O papel esquecido da radioatividade no ensino da estrutura atômica em escolas da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro: Elaboração e aplicação de uma Sequência Didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15746 |
Resumo: | A presente dissertação fez uma análise crítica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica, pesquisou as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas e propõe uma sequência didática como possibilidade para o ensino da radioatividade. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do Google Acadêmico e SciELO usando como palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram priorizados trabalhos divulgados entre os anos de 2000 e 2020 em língua portuguesa. Na análise dos currículos implementados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foram considerados os currículos do período de 2000 até 2012, levando-se em consideração as alterações feitas neste período para adequação aos sistemas externos de avaliação. Apesar das tentativas de aperfeiçoar o currículo do ensino médio, inclusive o currículo de química, não consegui observar nenhuma melhora significativa. Identifiquei, nesta revisão bibliográfica, que há sim um esforço da comunidade do ensino de química em aproximar a radioatividade do estudo da evolução dos modelos atômicos, porém ainda consideramos tímidas tais iniciativas. Verifiquei também a busca de alternativas em diferentes estados da federação para o ensino da radioatividade, sem, no entanto, poder concluir que haja uma melhora na aceitação/ compreensão da radioatividade com impacto positivo na sociedade. Elaborei e apliquei uma sequência didática (SD) sustentada nos pressupostos da Natureza da Ciência (NdC) e dividida em três momentos, quais sejam, um formulário, a leitura de um artigo científico e um vídeo, que associados a duas rodas de conversa mostrou como é possível ensinar radioatividade concomitante ao estudo da estrutura atômica e que desta forma o aluno pode ter uma compreensão do contexto social e do momento histórico em que ocorreu a “descoberta científica” estudada. |
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Lopes, Diógenes ChavesHerbst, Marcelo Hawrylak787.714.209-91http://lattes.cnpq.br/1609235573836042Herbst, Marcelo Hawrylak787.714.209-91http://lattes.cnpq.br/1609235573836042Messeder, Jorge Cardosohttps://orcid.org/0000-0002-7396-1596http://lattes.cnpq.br/5836221673817388Neves, Marcelo Azevedohttps://orcid.org/0000-0002-1049-2526http://lattes.cnpq.br/6985243838245715044.126.147-78http://lattes.cnpq.br/42429910713257082023-12-22T03:21:53Z2023-12-22T03:21:53Z2022-12-02LOPES, Diógenes Chaves. O papel esquecido da radioatividade no ensino da estrutura atômica em escolas da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro: Elaboração e aplicação de uma Sequência Didática. 2022. 52 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15746A presente dissertação fez uma análise crítica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica, pesquisou as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas e propõe uma sequência didática como possibilidade para o ensino da radioatividade. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do Google Acadêmico e SciELO usando como palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram priorizados trabalhos divulgados entre os anos de 2000 e 2020 em língua portuguesa. Na análise dos currículos implementados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foram considerados os currículos do período de 2000 até 2012, levando-se em consideração as alterações feitas neste período para adequação aos sistemas externos de avaliação. Apesar das tentativas de aperfeiçoar o currículo do ensino médio, inclusive o currículo de química, não consegui observar nenhuma melhora significativa. Identifiquei, nesta revisão bibliográfica, que há sim um esforço da comunidade do ensino de química em aproximar a radioatividade do estudo da evolução dos modelos atômicos, porém ainda consideramos tímidas tais iniciativas. Verifiquei também a busca de alternativas em diferentes estados da federação para o ensino da radioatividade, sem, no entanto, poder concluir que haja uma melhora na aceitação/ compreensão da radioatividade com impacto positivo na sociedade. Elaborei e apliquei uma sequência didática (SD) sustentada nos pressupostos da Natureza da Ciência (NdC) e dividida em três momentos, quais sejam, um formulário, a leitura de um artigo científico e um vídeo, que associados a duas rodas de conversa mostrou como é possível ensinar radioatividade concomitante ao estudo da estrutura atômica e que desta forma o aluno pode ter uma compreensão do contexto social e do momento histórico em que ocorreu a “descoberta científica” estudada.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present dissertation made a critical analysis of the approach given to the theme of radioactivity in the study of atomic structure, researched changes in the chemistry curriculum of state schools in Rio de Janeiro in the last two decades and proposes a didactic sequence as a possibility for teaching radioactivity. The bibliographic review was carried out in the Google Scholar and SciELO databases using the keywords Radioactivity, Chemistry Teaching and Atomic Structure. Work published between 2000 and 2020 in Portuguese was prioritized. In the analysis of the curricula implemented by the State Department of Education of Rio de Janeiro, the curricula from 2000 to 2012 were considered, taking into account the changes made in this period to adapt to external evaluation systems. Despite attempts to improve the high school curriculum, including the chemistry curriculum, I have not been able to observe any significant improvement. I identified, in this bibliographic review, that there is indeed an effort by the chemistry teaching community to bring radioactivity closer to the study of the evolution of atomic models, but we still consider such initiatives timid. I also verified the search for alternatives in different states of the federation for the teaching of radioactivity, without, however, being able to conclude that there is an improvement in the acceptance/understanding of radioactivity with a positive impact on society. I developed and applied a didactic sequence (SD) based on the assumptions of the Nature of Science (NdC) and divided into three moments, namely, a form, the reading of a scientific article and a video, which associated with two conversation circles showed how it is possible to teach radioactivity concomitantly with the study of atomic structure and in this way the student can have an understanding of the social context and the historical moment in which the studied “scientific discovery” took place.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de QuímicaEnsino de QuímicaEstrutura AtômicaRadioatividadeChemistry TeachingStructure AtomicRadioactivityQuímicaO papel esquecido da radioatividade no ensino da estrutura atômica em escolas da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro: Elaboração e aplicação de uma Sequência DidáticaThe forgotten role of radioactivity in the teaching of atomic structure in schools of the state school system in Rio de Janeiro: Elaboration and application of a Didactic Sequenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, R. 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A presente dissertação fez uma análise crítica da abordagem dada à temática da radioatividade no estudo da estrutura atômica, pesquisou as alterações do currículo de química das escolas estaduais do Rio de Janeiro nas últimas duas décadas e propõe uma sequência didática como possibilidade para o ensino da radioatividade. A revisão bibliográfica foi feita nas bases de dados do Google Acadêmico e SciELO usando como palavras-chave Radioatividade, Ensino de Química e Estrutura Atômica. Foram priorizados trabalhos divulgados entre os anos de 2000 e 2020 em língua portuguesa. Na análise dos currículos implementados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foram considerados os currículos do período de 2000 até 2012, levando-se em consideração as alterações feitas neste período para adequação aos sistemas externos de avaliação. Apesar das tentativas de aperfeiçoar o currículo do ensino médio, inclusive o currículo de química, não consegui observar nenhuma melhora significativa. Identifiquei, nesta revisão bibliográfica, que há sim um esforço da comunidade do ensino de química em aproximar a radioatividade do estudo da evolução dos modelos atômicos, porém ainda consideramos tímidas tais iniciativas. Verifiquei também a busca de alternativas em diferentes estados da federação para o ensino da radioatividade, sem, no entanto, poder concluir que haja uma melhora na aceitação/ compreensão da radioatividade com impacto positivo na sociedade. Elaborei e apliquei uma sequência didática (SD) sustentada nos pressupostos da Natureza da Ciência (NdC) e dividida em três momentos, quais sejam, um formulário, a leitura de um artigo científico e um vídeo, que associados a duas rodas de conversa mostrou como é possível ensinar radioatividade concomitante ao estudo da estrutura atômica e que desta forma o aluno pode ter uma compreensão do contexto social e do momento histórico em que ocorreu a “descoberta científica” estudada. |
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