Ressignificando a prática leitora na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Yammar Leite de Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/556
Resumo: A leitura exerce função essencial na sociedade pós-moderna. No mundo contemporâneo, apesar das inúmeras transformações e inovações tecnológicas registradas, ela mantém-se como instrumento transformador da coletividade e não refém dessas modificações, tampouco, concorrente delas. No entanto, dados resultantes de inúmeras pesquisas, bem como, de avaliações direcionadas para mensurar o desempenho e a proficiência relacionados à leitura e à escrita, têm revelado preocupante realidade. Tal fato, leva-nos a reflexões que não interrogam a importância da leitura, muito menos, seus benefícios e eficácia, entretanto, que questionam o modo como a sua prática tem sido conduzida e explorada, especialmente, no principal contexto de sua disseminação: a escola básica. Esta pesquisa situa-se nesse cenário, cujos estudos ancoraram-se na seguinte problematização: “É possível ressignificar a prática leitora na escola e melhorar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, sobretudo, a partir de obras literárias?”. No encalço de respostas, definimos os principais objetivos deste conteúdo: a) propor um projeto de intervenção para acompanhar o processo de letramento literário das turmas de 6º e 7º anos, visando o desenvolvimento/aprimoramento das habilidades de ler, compreender e interpretar; b) desenvolver práticas de letramento literário para entendermos melhor a relação/processo com a leitura e propor novos métodos de mediação, no intuito de ampliar a educação literária e c) contribuir na educação literária dos alunos, com vistas à consolidação das competências básicas de leitura e de escrita. Nosso estudo fundamentou-se nas orientações da Estética da Recepção e em documentos oficiais norteadores da educação básica; ancorou-se, ainda, em diversos estudiosos do referido tema, tais como: Lev Vygotsky, Wolfgang Iser, Italo Calvino, Roger Chartier, Rildo Cosson, Vilson Leffa, Magda Soares, Mirian Zappone, Angela Kleiman, Alberto Manguel, dentre outros. A investigação fundamentou-se em métodos de análise na perspectiva qualitativa. Em suma, oficinas de letramento literário foram propostas e aplicadas – às quais denominamos, “Nas trilhas da leitura” –, oportunizando aos alunos um jeito novo de ler, rompendo, dessa forma, a enrijecida rotina escolar. De caráter interventivo, esta pesquisa de mestrado propiciou práticas leitoras aos alunos de uma escola pública da cidade de Uberaba-MG, por meio do incitamento contínuo da imaginação, levando-os a apreciar a arte da palavra expressa pela literatura, comprovando que é possível, pela mediação, ressignificar a prática leitora na sala de aula.
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spelling Ressignificando a prática leitora na escolaEscola Básica.Letramento Literário.Mediação.Oficina.Ressignificação.Basic School.Literary Literature.Mediation.Re-signification.Workshop.Língua PortuguesaA leitura exerce função essencial na sociedade pós-moderna. No mundo contemporâneo, apesar das inúmeras transformações e inovações tecnológicas registradas, ela mantém-se como instrumento transformador da coletividade e não refém dessas modificações, tampouco, concorrente delas. No entanto, dados resultantes de inúmeras pesquisas, bem como, de avaliações direcionadas para mensurar o desempenho e a proficiência relacionados à leitura e à escrita, têm revelado preocupante realidade. Tal fato, leva-nos a reflexões que não interrogam a importância da leitura, muito menos, seus benefícios e eficácia, entretanto, que questionam o modo como a sua prática tem sido conduzida e explorada, especialmente, no principal contexto de sua disseminação: a escola básica. Esta pesquisa situa-se nesse cenário, cujos estudos ancoraram-se na seguinte problematização: “É possível ressignificar a prática leitora na escola e melhorar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, sobretudo, a partir de obras literárias?”. No encalço de respostas, definimos os principais objetivos deste conteúdo: a) propor um projeto de intervenção para acompanhar o processo de letramento literário das turmas de 6º e 7º anos, visando o desenvolvimento/aprimoramento das habilidades de ler, compreender e interpretar; b) desenvolver práticas de letramento literário para entendermos melhor a relação/processo com a leitura e propor novos métodos de mediação, no intuito de ampliar a educação literária e c) contribuir na educação literária dos alunos, com vistas à consolidação das competências básicas de leitura e de escrita. Nosso estudo fundamentou-se nas orientações da Estética da Recepção e em documentos oficiais norteadores da educação básica; ancorou-se, ainda, em diversos estudiosos do referido tema, tais como: Lev Vygotsky, Wolfgang Iser, Italo Calvino, Roger Chartier, Rildo Cosson, Vilson Leffa, Magda Soares, Mirian Zappone, Angela Kleiman, Alberto Manguel, dentre outros. A investigação fundamentou-se em métodos de análise na perspectiva qualitativa. Em suma, oficinas de letramento literário foram propostas e aplicadas – às quais denominamos, “Nas trilhas da leitura” –, oportunizando aos alunos um jeito novo de ler, rompendo, dessa forma, a enrijecida rotina escolar. De caráter interventivo, esta pesquisa de mestrado propiciou práticas leitoras aos alunos de uma escola pública da cidade de Uberaba-MG, por meio do incitamento contínuo da imaginação, levando-os a apreciar a arte da palavra expressa pela literatura, comprovando que é possível, pela mediação, ressignificar a prática leitora na sala de aula.Reading plays an essential role in postmodern society. In the contemporary world, despite the innumerable transformations and technological innovations registered, it remains a transforming instrument of the collective and not hostage to these modifications, nor does it compete with them. However, data from numerous surveys, as well as from targeted assessments to measure performance and proficiency related to reading and writing, have revealed a worrying reality. This fact leads us to reflections that do not question the importance of reading, much less its benefits and effectiveness, however, that question the way in which its practice has been conducted and explored, especially in the main context of its dissemination: basic school. This research is situated in this scenario, whose studies are anchored in the following problematization: “Is it possible to re-significate the reading practice in the school and to improve the development of students’ reading skills, especially from literary works?” In the pursuit of answers, we define the main objectives of this content: a) to propose an intervention project to follow the process of literary literacy of the 6th and 7th grade classes, aiming to develop/improve reading, understanding and interpreting skills; b) develop literary literacy practices to better understand the relationship/process with reading and propose new mediation methods, in order to expand literary education and c) contribute to the literary education of students, with a view to consolidating basic reading and writing skills. Our study was based on the guidelines of Reception Aesthetics and on official documents guiding basic education; was also anchored in several scholars of this theme and (of other related areas) such as: Lev Vygotsky, Wolfgang Iser, Italo Calvino, Roger Chartier, Rildo Cosson, Vilson Leffa, Magda Soares, Mirian Zappone, Angela Kleiman, Alberto Manguel, among others. The research was based on qualitative methods of analysis. In short, literary literacy workshops were proposed and applied – which we call “On the reading tracks” – giving students a new way of reading, thus breaking the rigid school routine. Of interventionally character, this masters research provided reading practices to the students of a public school in the city of Uberaba-MG, through the continuous incitement of the imagination, leading them to appreciate the art of the word expressed in literature, proving that it is possible, through mediation, to re-signify the reading practice in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalTABAK, Fani Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951ANDRADE, Yammar Leite de Araújo2018-05-21T13:38:13Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANDRADE, Yammar Leite de Araújo. Ressignificando a prática leitora na escola. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/556por30 BIBLIOTECAS famosas pelo mundo agora. São Paulo: Superinteressante, 19 dez. 2012. Disponível em: <https://super.abril.com.br/galeria/30-bibliotecas-famosas-mundo-afora/>. Acesso em: 12 jan. 2018. AGUIAR, L. A. Monstros mitológicos. São Paulo: Quinteto Editorial, 2007. ALVES, C. O navio negreiro. Adaptação Slim Rimogafia. São Paulo: Panda Books; Original, 2011. ANDRADE, C. D. Contos plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ARMANDINHO. 2017. Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com/>. Acesso em: 18 nov. 2017. ASH, R.; HIGTON, B. (Comp.). Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. BANCO de Itens de Avaliação da Secretaria de Educação de Minas Gerais. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/N8MT9N>. Acesso em: 22 set. 2017. BARBOSA, J. A. 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dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Yammar Leite de Araújo. Ressignificando a prática leitora na escola. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
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Brasil
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