Avaliação do desempenho docente: o curso de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Suéllen Cristina Vaz de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/180
Resumo: A avaliação do desempenho docente de modo formativo, como é encarada neste estudo, permite a compreensão da prática profissional, possibilitando ao docente o aperfeiçoamento de suas intenções e ações educacionais. Analisar a opinião dos docentes e dos discentes universitários do curso de Educação Física sobre a avaliação de desempenho docente foi o objetivo desta pesquisa. Para atingir esse propósito, o presente estudo apresenta dois momentos: o primeiro, caracterizado pela revisão de literatura, quando são discutidas a formação, a atuação e a avaliação do desempenho docente. O segundo momento abrange a coleta de dados, por meio da aplicação de um questionário a 26 docentes e 160 discentes de duas instituições de ensino superior situadas no interior de Minas Gerais, uma pública e outra privada. Para análise e interpretação dos dados obtidos foi utilizada a Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado, proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados demonstram que 17 docentes conhecem o instrumento de avaliação utilizado pela instituição de ensino e nove desconhecem. Averiguamos também, que 77 discentes ainda não participaram deste processo avaliativo. Para os docentes os objetivos da avaliação do desempenho são: desconhecimento (oito); melhorias (sete); evidenciar limitações (seis); controle (cinco); retorno (dois) e reflexão (dois). Já para os discentes a avaliação tem por objetivo: avaliar (88); visar melhorias (47); oferecer feedback (27); desconhecimento (11) e falha (dez). Em relação à opinião docente sobre este mecanismo, encontramos: importante (17); falha (nove); diagnóstico (nove) e promove melhoria (seis) e para os discentes: importante (54), feedback (41), falha (28), desconhecimento (17), mudança (16) e diagnóstico (sete). Verificamos que a prática de 20 docentes já foi alterada devido aos resultados da avaliação de desempenho, e 06 não. Um total de 143 alunos não notaram nenhum tipo de modificação na atuação docente após a realização da avaliação, 10 mencionaram que sim e 7 deixaram em branco tal questão. Deparamos com aspectos positivos e negativos referente à perspectiva docente e discente sobre a avaliação do desempenho, reafirmando a necessidade de uma preparação e conscientização de ambos. Preparação esta, que deve enfocar desde a apresentação do instrumento avaliativo utilizado, propiciando a compreensão dos reais propósitos desta, visando ampliar o número de envolvidos neste processo, até, realmente influir de forma positiva na atuação docente, sendo perceptivo para o alunado, tanto as modificações quanto a influência desta em sua formação. É nossa expectativa que a reflexão formativa sobre avaliação do desempenho docente, neste estudo e em outros, seja constante. Não basta ter a intenção da proposta se não refletirmos permanentemente sobre este mecanismo, visando à contribuição que pode trazer a todos.
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Para análise e interpretação dos dados obtidos foi utilizada a Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado, proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados demonstram que 17 docentes conhecem o instrumento de avaliação utilizado pela instituição de ensino e nove desconhecem. Averiguamos também, que 77 discentes ainda não participaram deste processo avaliativo. Para os docentes os objetivos da avaliação do desempenho são: desconhecimento (oito); melhorias (sete); evidenciar limitações (seis); controle (cinco); retorno (dois) e reflexão (dois). Já para os discentes a avaliação tem por objetivo: avaliar (88); visar melhorias (47); oferecer feedback (27); desconhecimento (11) e falha (dez). Em relação à opinião docente sobre este mecanismo, encontramos: importante (17); falha (nove); diagnóstico (nove) e promove melhoria (seis) e para os discentes: importante (54), feedback (41), falha (28), desconhecimento (17), mudança (16) e diagnóstico (sete). Verificamos que a prática de 20 docentes já foi alterada devido aos resultados da avaliação de desempenho, e 06 não. Um total de 143 alunos não notaram nenhum tipo de modificação na atuação docente após a realização da avaliação, 10 mencionaram que sim e 7 deixaram em branco tal questão. Deparamos com aspectos positivos e negativos referente à perspectiva docente e discente sobre a avaliação do desempenho, reafirmando a necessidade de uma preparação e conscientização de ambos. Preparação esta, que deve enfocar desde a apresentação do instrumento avaliativo utilizado, propiciando a compreensão dos reais propósitos desta, visando ampliar o número de envolvidos neste processo, até, realmente influir de forma positiva na atuação docente, sendo perceptivo para o alunado, tanto as modificações quanto a influência desta em sua formação. É nossa expectativa que a reflexão formativa sobre avaliação do desempenho docente, neste estudo e em outros, seja constante. Não basta ter a intenção da proposta se não refletirmos permanentemente sobre este mecanismo, visando à contribuição que pode trazer a todos.The teacher performance assessment of formative mode, as seen in this study, gives an understanding of professional practice, enabling the improvement of their educational intentions and actions. Analyze the views of teachers and university students from the Physical Education on the evaluation of teaching performance has been the goal of this study. To achieve this purpose, this study presents two phases: the first characterized by a literature review discusses the formation, operation and assessment of teacher performance. The second stage involves the collection of data through a questionnaire with 26 teachers and 160 students from two institutions of higher education located in Minas Gerais, one public and one private. For analysis and interpretation of the data obtained the Content analysis: technical preparation and Analysis of units of Meaning proposed by Moreira, Simões and Porto (2005) was used. The results show that 17 teachers know the assessment tool used by the school nine unaware. We noticed also, that 77 students have not participated in this evaluation process. For teachers the goals of performance evaluation are: ignorance (eight); improvements (seven); highlight limitations (six), control (five), return (two) and reflection (two). As for the students to review aims: to evaluate (88), targeting improvements (47), provide feedback (27); ignorance (11) and failure (ten). Regarding teacher opinion on this mechanism, we find: important (17), failure (nine), diagnosis (nine) and promotes improvement (six) and for students: important (54), feedback (41), failure (28), ignorance (17), change (16) and diagnosis (seven). We found that the practice of 20 teachers have been changed due to the results of the performance evaluation, and 06 did not. A total of 143 students did not notice any change in teaching practice after completion of the review, 10 mentioned that yes and 7 left blank this question. We find positive and negative aspects related to teaching and student perspective on performance assessment, reaffirming the need for preparation and awareness of both. This preparation, it should approach since the presentation of the evaluation method used, providing an understanding of the real purpose of this, aiming to increase the number involved in this process, to really influence positively on educational performance, and perceptual for the pupils, both changes as the influence of this in their training. It is our expectation that the formative reflection on teacher performance assessment, this study and others, is constant. Do not just take the intent of the proposal is not constantly reflect on this mechanism, aiming at the contribution it can bring to all.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaSIMÕES, Regina Maria Rovigati02502077885http://lattes.cnpq.br/7770158896621784OLIVEIRA, Suéllen Cristina Vaz de2015-12-07T18:11:21Z2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Suéllen Cristina Vaz de. Avaliação do desempenho docente: o curso de Educação Física. 2014. 129f. Dissertação(Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/180porAFONSO, I. Recursos e Percursos para a avaliação de desempenho dos docentes. Lisboa: Plátano Editora, 2009. ALARCÃO, I; SÁ-CHAVES, I. 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description A avaliação do desempenho docente de modo formativo, como é encarada neste estudo, permite a compreensão da prática profissional, possibilitando ao docente o aperfeiçoamento de suas intenções e ações educacionais. Analisar a opinião dos docentes e dos discentes universitários do curso de Educação Física sobre a avaliação de desempenho docente foi o objetivo desta pesquisa. Para atingir esse propósito, o presente estudo apresenta dois momentos: o primeiro, caracterizado pela revisão de literatura, quando são discutidas a formação, a atuação e a avaliação do desempenho docente. O segundo momento abrange a coleta de dados, por meio da aplicação de um questionário a 26 docentes e 160 discentes de duas instituições de ensino superior situadas no interior de Minas Gerais, uma pública e outra privada. Para análise e interpretação dos dados obtidos foi utilizada a Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado, proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados demonstram que 17 docentes conhecem o instrumento de avaliação utilizado pela instituição de ensino e nove desconhecem. Averiguamos também, que 77 discentes ainda não participaram deste processo avaliativo. Para os docentes os objetivos da avaliação do desempenho são: desconhecimento (oito); melhorias (sete); evidenciar limitações (seis); controle (cinco); retorno (dois) e reflexão (dois). Já para os discentes a avaliação tem por objetivo: avaliar (88); visar melhorias (47); oferecer feedback (27); desconhecimento (11) e falha (dez). Em relação à opinião docente sobre este mecanismo, encontramos: importante (17); falha (nove); diagnóstico (nove) e promove melhoria (seis) e para os discentes: importante (54), feedback (41), falha (28), desconhecimento (17), mudança (16) e diagnóstico (sete). Verificamos que a prática de 20 docentes já foi alterada devido aos resultados da avaliação de desempenho, e 06 não. Um total de 143 alunos não notaram nenhum tipo de modificação na atuação docente após a realização da avaliação, 10 mencionaram que sim e 7 deixaram em branco tal questão. Deparamos com aspectos positivos e negativos referente à perspectiva docente e discente sobre a avaliação do desempenho, reafirmando a necessidade de uma preparação e conscientização de ambos. Preparação esta, que deve enfocar desde a apresentação do instrumento avaliativo utilizado, propiciando a compreensão dos reais propósitos desta, visando ampliar o número de envolvidos neste processo, até, realmente influir de forma positiva na atuação docente, sendo perceptivo para o alunado, tanto as modificações quanto a influência desta em sua formação. É nossa expectativa que a reflexão formativa sobre avaliação do desempenho docente, neste estudo e em outros, seja constante. Não basta ter a intenção da proposta se não refletirmos permanentemente sobre este mecanismo, visando à contribuição que pode trazer a todos.
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