Fatores que influenciam o desempenho discente no curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Michael Douglas Sousa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15280
Resumo: Diante das novas demandas apresentadas pela sociedade, as universidades são vistas como complexas organizações que tem atravessado um processo de adaptação e reestruturação para suplantar os vários desafios que surgem para esse ambiente. Nos últimos anos, o número de vagas nos cursos de ensino superior cresceu significativamente, de modo que se questiona a qualidade do conhecimento técnico científico dos egressos das instituições de ensino superior.Sendo assim, além dos fatores intrínsecos à faculdade (estrutura e organização da instituição, salas de aula, corpo docente, acervo bibliográfico), existem fatores próprios dos discentes que são capazes de comprometer o desempenho acadêmico desses, como as características socioeconômicas, políticas e culturais. Nessa perspectiva, a realização do presente estudo permite compreender a dinâmica de fatores que se relacionam com o desempenho discente com o intuito de fornecer bases para a implementação de políticas públicas que incentivem a presença e permanência dos sujeitos nas instituições de ensino superior. Sendo assim, o objetivo deste é: investigar quais fatores se relacionam com o desempenho do discente do curso de Ciências Contábeis da UFCG/CCJS. Para alcançar os objetivos do trabalho, foi efetuado um estudo de natureza exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, com alunos do curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG. A amostra foi calculada através de um método probabilístico, estabelecendo um nível de confiança de 90% e uma margem de erro de 10%. Foram incluídos no estudo, estudantes que tivessem concluído, pelo menos, 50% da carga horária total do curso. A coleta de dados tomou por base pesquisas anteriores que estudaram o desempenho acadêmico, permitindo construir um questionário. Os resultados encontrados foram organizados e apresentados em tabelas, bem como cruzados com o rendimento acadêmico dos alunos, utilizando os coeficientes de contingência como recurso, a fim de medir associações entre as variáveis estudadas. Ainda assim, utilizou-se o teste de independência apresentado por Anderson et al. (2007), que se apropria dos dados amostrais para descobrir,através da distribuição qui-quadrado, o grau de dependência do resultado com a sua variável, aceitando ou rejeitando as hipóteses de não dependência (Ho) ou de dependência (H1). O resultado apontado pelo teste de independência foi, então, comparado com valores préestabelecidos na tabela do qui-quadrado. Os resultados demonstraram que apenas as variáveis Cor/Raça, Estado Civil e a Relação área de ensino com maior afinidade tiveram influenciam no desempenho dos alunos. Destarte a maioria das variáveis não se relaciona com o desempenho acadêmico como: sexo, idade, filhos, ocupação, tempo de experiência profissional, área de experiência profissional, cidade onde reside, com quem reside, rede de formação do ensino básico, forma de ingresso no curso, opinião sobre a qualidade do curso, técnica preferida de estudo, método de avaliação preferida, planejamento para o futuro, educação familiar recebida,responsáveis pela criação e orientação política. Vale destacar que algumas variáveis quando relacionadas demostram influência direta no caso do rendimento acadêmico, é caso de estudantes não-tradicionais (idade, cor/raça, estado civil, trabalho e filhos). Diante do exposto, permanece a ideia de que as universidades deveriam compreender as variáveis relacionando-o com o desempenho durante o curso, para melhor intervir nas suas estratégias de ensino aprendizagem.
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spelling Fatores que influenciam o desempenho discente no curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG.Factors that influence student performance in the Accounting Sciences course at CCJS / UFCG.DesempenhoDiscenteUniversidadePerformanceStudentUniversityAdministraçãoDiante das novas demandas apresentadas pela sociedade, as universidades são vistas como complexas organizações que tem atravessado um processo de adaptação e reestruturação para suplantar os vários desafios que surgem para esse ambiente. Nos últimos anos, o número de vagas nos cursos de ensino superior cresceu significativamente, de modo que se questiona a qualidade do conhecimento técnico científico dos egressos das instituições de ensino superior.Sendo assim, além dos fatores intrínsecos à faculdade (estrutura e organização da instituição, salas de aula, corpo docente, acervo bibliográfico), existem fatores próprios dos discentes que são capazes de comprometer o desempenho acadêmico desses, como as características socioeconômicas, políticas e culturais. Nessa perspectiva, a realização do presente estudo permite compreender a dinâmica de fatores que se relacionam com o desempenho discente com o intuito de fornecer bases para a implementação de políticas públicas que incentivem a presença e permanência dos sujeitos nas instituições de ensino superior. Sendo assim, o objetivo deste é: investigar quais fatores se relacionam com o desempenho do discente do curso de Ciências Contábeis da UFCG/CCJS. Para alcançar os objetivos do trabalho, foi efetuado um estudo de natureza exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, com alunos do curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG. A amostra foi calculada através de um método probabilístico, estabelecendo um nível de confiança de 90% e uma margem de erro de 10%. Foram incluídos no estudo, estudantes que tivessem concluído, pelo menos, 50% da carga horária total do curso. A coleta de dados tomou por base pesquisas anteriores que estudaram o desempenho acadêmico, permitindo construir um questionário. Os resultados encontrados foram organizados e apresentados em tabelas, bem como cruzados com o rendimento acadêmico dos alunos, utilizando os coeficientes de contingência como recurso, a fim de medir associações entre as variáveis estudadas. Ainda assim, utilizou-se o teste de independência apresentado por Anderson et al. (2007), que se apropria dos dados amostrais para descobrir,através da distribuição qui-quadrado, o grau de dependência do resultado com a sua variável, aceitando ou rejeitando as hipóteses de não dependência (Ho) ou de dependência (H1). O resultado apontado pelo teste de independência foi, então, comparado com valores préestabelecidos na tabela do qui-quadrado. Os resultados demonstraram que apenas as variáveis Cor/Raça, Estado Civil e a Relação área de ensino com maior afinidade tiveram influenciam no desempenho dos alunos. Destarte a maioria das variáveis não se relaciona com o desempenho acadêmico como: sexo, idade, filhos, ocupação, tempo de experiência profissional, área de experiência profissional, cidade onde reside, com quem reside, rede de formação do ensino básico, forma de ingresso no curso, opinião sobre a qualidade do curso, técnica preferida de estudo, método de avaliação preferida, planejamento para o futuro, educação familiar recebida,responsáveis pela criação e orientação política. Vale destacar que algumas variáveis quando relacionadas demostram influência direta no caso do rendimento acadêmico, é caso de estudantes não-tradicionais (idade, cor/raça, estado civil, trabalho e filhos). Diante do exposto, permanece a ideia de que as universidades deveriam compreender as variáveis relacionando-o com o desempenho durante o curso, para melhor intervir nas suas estratégias de ensino aprendizagem.Faced with the new demands presented by society, universities are seen as complex organizations that have gone through a process of adaptation and restructuring to overcome the various challenges that arise for this environment. In recent years, the number of places in higher education courses has increased significantly, so that the quality of technical scientific knowledge of the graduates of higher education institutions is questioned. Thus, in addition to the factors intrinsic to the faculty (structure and organization of the institution, classrooms, faculty, bibliographic collection), there are factors peculiar to students that are capable of compromising their academic performance, such as socioeconomic, political and cultural characteristics . In this perspective, the present study allows understanding the dynamics of factors that are related to student performance in order to provide bases for the implementation of public policies that encourage the presence and permanence of subjects in higher education institutions. Thus, the objective of this is: to investigate which factors are related to the performance of the student of the Course of Accounting Sciences of the UFCG / CCJS. In order to reach the objectives of the study, a study of exploratory-descriptive nature, with a quantitative approach, was carried out with students of the course of Accounting Sciences of the CCJS / UFCG. The sample was calculated using a probabilistic method, establishing a confidence level of 90% and a margin of error of 10%. Included in the study were students who had completed at least 50% of the total course workload. The data collection was based on previous researches that studied the academic performance, allowing to construct a questionnaire. The results were organized and presented in tables, as well as cross - referenced to the students' academic performance, using the contingency coefficients as a resource, in order to measure associations among the studied variables. Nevertheless, the independence test presented by Anderson et al. (2007), who appropriates the sample data to discover, through the chi-square distribution, the degree of dependence of the result with its variable, accepting or rejecting the hypotheses of non-dependence (H1) or dependency (H1). The result indicated by the independence test was then compared with pre-established values in the chi-square table. The results showed that only the variables Color / Race, Marital Status and the relationship with higher affinity had influenced the performance of students. Thus, most of the variables are not related to academic performance such as: sex, age, children, occupation, professional experience, area of work experience, city where they reside, with whom they reside, basic education training network, entry form In the course, opinion about the quality of the course, preferred technique of study, method of evaluation preferred, planning for the future, received family education, responsible for the creation and political orientation. It is worth noting that some variables when related show direct influence in the case of academic performance, it is a case of non-traditional students (age, color / race, marital status, work and children). In view of the above, the idea remains that universities should understand the variables relating to performance during the course, to better intervene in their strategies of teaching learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVEIRA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.SANTOS, Valterlin da Silva.SANTOS, V. S.CIRNE, Gianinni Martins Pereira.CIRNE, G. M. P.LEITE, Michael Douglas Sousa.2017-03-032020-09-15T21:20:15Z2020-09-152020-09-15T21:20:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15280LEITE, Michael Douglas Sousa. Fatores que influenciam o desempenho discente no curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG. 2017. 85fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). 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