Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos

Bibliographic Details
Main Author: CRUZ, Daniela Imolesi
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Download full: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1392
Summary: A Educação Financeira, que é o processo em que se busca melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, tem recebido visibilidade no âmbito educacional, dada a situação de fragilidade econômica enfrentada por muitos países. O objetivo geral do presente estudo é implementar um curso de Educação Financeira na UFTM, buscando-se, de forma interativa, fazer com que os participantes aprimorem seus conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras, que são os componentes que formam a Alfabetização Financeira. Assim, foi elaborado e oferecido um curso de Educação Financeira aos servidores públicos da UFTM, cuja ementa foi elaborada com base em material já existente, composto principalmente por livros e sites relacionados à temática. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de consulta à teoria relacionada ao tema bem como as suas particularidades através de livros, artigos, dissertações, teses e websites. Posteriormente, foi aplicado um questionário junto aos servidores públicos que participaram do curso de Educação Financeira e àqueles que não participaram, a fim de que pudesse ser medido o grau de Alfabetização Financeira dos participantes desta ação de capacitação, comparando-o com o dos não participantes. Tal instrumento utilizou de questões de múltipla escolha para avaliar o perfil dos respondentes, bem como mensurar o conhecimento financeiro, além de questões do tipo Likert de cinco pontos para avaliar tanto a atitude financeira quanto o comportamento financeiro. Os resultados mostraram que quem participou do curso de Educação Financeira, apresentou maior nível de Alfabetização Financeira em relação àqueles que não participaram, o que reforça a necessidade de que ações de capacitação e desenvolvimento relacionados a Finanças sejam fomentadas, especialmente dentro das escolas e universidades.
id UFTM_67e1edbd94847d2abb67f422ce73675c
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1392
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicosEducação financeira.Alfabetização financeira.Servidores públicos.Financial education.Financial literacy.Public servants.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA Educação Financeira, que é o processo em que se busca melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, tem recebido visibilidade no âmbito educacional, dada a situação de fragilidade econômica enfrentada por muitos países. O objetivo geral do presente estudo é implementar um curso de Educação Financeira na UFTM, buscando-se, de forma interativa, fazer com que os participantes aprimorem seus conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras, que são os componentes que formam a Alfabetização Financeira. Assim, foi elaborado e oferecido um curso de Educação Financeira aos servidores públicos da UFTM, cuja ementa foi elaborada com base em material já existente, composto principalmente por livros e sites relacionados à temática. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de consulta à teoria relacionada ao tema bem como as suas particularidades através de livros, artigos, dissertações, teses e websites. Posteriormente, foi aplicado um questionário junto aos servidores públicos que participaram do curso de Educação Financeira e àqueles que não participaram, a fim de que pudesse ser medido o grau de Alfabetização Financeira dos participantes desta ação de capacitação, comparando-o com o dos não participantes. Tal instrumento utilizou de questões de múltipla escolha para avaliar o perfil dos respondentes, bem como mensurar o conhecimento financeiro, além de questões do tipo Likert de cinco pontos para avaliar tanto a atitude financeira quanto o comportamento financeiro. Os resultados mostraram que quem participou do curso de Educação Financeira, apresentou maior nível de Alfabetização Financeira em relação àqueles que não participaram, o que reforça a necessidade de que ações de capacitação e desenvolvimento relacionados a Finanças sejam fomentadas, especialmente dentro das escolas e universidades.Financial Education (FE), which is the process that seeks to improve understanding of financial products and services, has received visibility in the educational field, given the situation of economic fragility faced by many countries. The general objective of the present study is to implement a FE course at UFTM, seeking, in an interactive way, to make the participants improve their financial knowledge, behaviors and attitudes, which are the components that form Financial Literacy. Thus, a FE course was designed and offered to UFTM public servants, whose menu was prepared based on existing material, composed mainly of books and websites related to the theme. Initially, a bibliographic survey was carried out by consulting the theory related to the theme as well as its particularities through books, articles, dissertations, theses and websites. In addition, a validated questionnaire was prepared with public servants who participated in the FE course and those who did not, so that the degree of Financial Literacy of the participants of this training action could be measured, comparing it with that of the non-participants. This instrument used multiple-choice questions to assess the profile of respondents, as well as measure financial knowledge, in addition to five-point Likert-type questions to assess both financial attitude and financial behavior. The results showed that those who participated in the FE course had a higher level of Financial Literacy compared to those who did not, which reinforces the need for training and development actions related to Finance to be encouraged, especially within schools and universities.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaMALPASS, Geoffroy Roger Pointer22323530879http://lattes.cnpq.br/4326102798287137CRUZ, Daniela Imolesi2022-10-05T18:58:14Z2022-08-032022-10-05T18:58:14Z2022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-06T02:02:43Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-06T02:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
title Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
spellingShingle Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
CRUZ, Daniela Imolesi
Educação financeira.
Alfabetização financeira.
Servidores públicos.
Financial education.
Financial literacy.
Public servants.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
title_full Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
title_fullStr Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
title_full_unstemmed Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
title_sort Implementação de um curso de educação financeira pra servidores públicos
author CRUZ, Daniela Imolesi
author_facet CRUZ, Daniela Imolesi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MALPASS, Geoffroy Roger Pointer
22323530879
http://lattes.cnpq.br/4326102798287137
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Daniela Imolesi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira.
Alfabetização financeira.
Servidores públicos.
Financial education.
Financial literacy.
Public servants.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação financeira.
Alfabetização financeira.
Servidores públicos.
Financial education.
Financial literacy.
Public servants.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A Educação Financeira, que é o processo em que se busca melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, tem recebido visibilidade no âmbito educacional, dada a situação de fragilidade econômica enfrentada por muitos países. O objetivo geral do presente estudo é implementar um curso de Educação Financeira na UFTM, buscando-se, de forma interativa, fazer com que os participantes aprimorem seus conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras, que são os componentes que formam a Alfabetização Financeira. Assim, foi elaborado e oferecido um curso de Educação Financeira aos servidores públicos da UFTM, cuja ementa foi elaborada com base em material já existente, composto principalmente por livros e sites relacionados à temática. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de consulta à teoria relacionada ao tema bem como as suas particularidades através de livros, artigos, dissertações, teses e websites. Posteriormente, foi aplicado um questionário junto aos servidores públicos que participaram do curso de Educação Financeira e àqueles que não participaram, a fim de que pudesse ser medido o grau de Alfabetização Financeira dos participantes desta ação de capacitação, comparando-o com o dos não participantes. Tal instrumento utilizou de questões de múltipla escolha para avaliar o perfil dos respondentes, bem como mensurar o conhecimento financeiro, além de questões do tipo Likert de cinco pontos para avaliar tanto a atitude financeira quanto o comportamento financeiro. Os resultados mostraram que quem participou do curso de Educação Financeira, apresentou maior nível de Alfabetização Financeira em relação àqueles que não participaram, o que reforça a necessidade de que ações de capacitação e desenvolvimento relacionados a Finanças sejam fomentadas, especialmente dentro das escolas e universidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T18:58:14Z
2022-08-03
2022-10-05T18:58:14Z
2022-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1392
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221132929073152