Expectativas, percepções e opiniões de mulheres sobre o atendimento durante o parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Nara dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/218
Resumo: Admite-se que, em grande parte dos ambientes de cuidados, as mulheres em trabalho de parto e parto são submetidas à assistência de acordo com que o estabelecimento de saúde quer e não como elas esperam que sejam tratadas. Seria essencial se os serviços de saúde atendessem as expectativas das mulheres em suas reais necessidades, podendo assim oferecer um cuidado humanizado em conjunto com os profissionais, o uso de tecnologia e ferramentas de qualidade e diante infraestrutura física adequada. Diante desses fatos, a partir do discurso das mulheres, nasce a necessidade de buscar o direito de acessar um serviço de saúde de qualidade, em que o respeito as várias dimensões, individualidade, perspectivas e impressões ocupam espaços primordiais. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever a satisfação de mulheres que vivenciaram a experiência do parto referente ao atendimento recebido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Realizada em dois hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil, com a participação de 104 mulheres. Os dados foram coletados no período de julho a outubro de 2015, por meio de entrevistas realizadas no período do pré-natal e no pós-parto, utilizando-se de um roteiro composto por duas partes: na primeira foi apresentada uma história em quadrinhos a respeito da gestação, visando conhecer a expectativa da gestante, e no segundo momento, perguntas a respeito da caracterização das entrevistadas, questões relacionadas à percepção sobre o atendimento e ações possíveis de serem implementadas com vistas à melhoria da qualidade da assistência ao parto. As informações referentes à caracterização das entrevistadas foram submetidas à análise descritiva, com o cálculo de frequências absolutas e percentuais. O material referente à transcrição das entrevistas foi exposto ao método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em uma técnica de tabulação e organização de dados qualitativos, com o auxílio do software QualiQuantsoft®. Os resultados revelaram que 68 mulheres eram do hospital A e 36 do hospital B, com idade média de 27 anos. Foi possível considerar que a satisfação das mulheres em relação ao atendimento ao parto se dá tanto pelos aspectos das atitudes e condutas dos profissionais, como também, pela presença de um acompanhante e pelos quesitos de condições físicas das instituições. Com 102 expressões-chaves, as questões relacionadas às atitudes e práticas dos profissionais foram as mais expressivas, seguidas pelo destaque aos acompanhantes com 18 expressões-chaves. Como propostas para melhorar a assistência ao parto, as entrevistadas levantaram as seguintes questões: propostas aos profissionais de saúde e propostas de infraestrutura e equipamentos. Os resultados permitem concluir que as gestantes/puérperas sentem-se satisfeitas em relação ao atendimento recebido durante o parto, principalmente as questões relacionadas a interação entre os profissionais de saúde. As usuárias relatam que esses aspectos contribuem para melhoria dos serviços de saúde e apontam para a satisfação está estritamente interligada à qualidade da assistência à saúde recebida.
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spelling Expectativas, percepções e opiniões de mulheres sobre o atendimento durante o partoExpectancies, perceptions and opinions of women about service during childbirthPartoSatisfação do PacienteAvaliação em SaúdeDeliveryPatient’s SatisfactionHealth EvaluationEnfermagemAdmite-se que, em grande parte dos ambientes de cuidados, as mulheres em trabalho de parto e parto são submetidas à assistência de acordo com que o estabelecimento de saúde quer e não como elas esperam que sejam tratadas. Seria essencial se os serviços de saúde atendessem as expectativas das mulheres em suas reais necessidades, podendo assim oferecer um cuidado humanizado em conjunto com os profissionais, o uso de tecnologia e ferramentas de qualidade e diante infraestrutura física adequada. Diante desses fatos, a partir do discurso das mulheres, nasce a necessidade de buscar o direito de acessar um serviço de saúde de qualidade, em que o respeito as várias dimensões, individualidade, perspectivas e impressões ocupam espaços primordiais. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever a satisfação de mulheres que vivenciaram a experiência do parto referente ao atendimento recebido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Realizada em dois hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil, com a participação de 104 mulheres. Os dados foram coletados no período de julho a outubro de 2015, por meio de entrevistas realizadas no período do pré-natal e no pós-parto, utilizando-se de um roteiro composto por duas partes: na primeira foi apresentada uma história em quadrinhos a respeito da gestação, visando conhecer a expectativa da gestante, e no segundo momento, perguntas a respeito da caracterização das entrevistadas, questões relacionadas à percepção sobre o atendimento e ações possíveis de serem implementadas com vistas à melhoria da qualidade da assistência ao parto. As informações referentes à caracterização das entrevistadas foram submetidas à análise descritiva, com o cálculo de frequências absolutas e percentuais. O material referente à transcrição das entrevistas foi exposto ao método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em uma técnica de tabulação e organização de dados qualitativos, com o auxílio do software QualiQuantsoft®. Os resultados revelaram que 68 mulheres eram do hospital A e 36 do hospital B, com idade média de 27 anos. Foi possível considerar que a satisfação das mulheres em relação ao atendimento ao parto se dá tanto pelos aspectos das atitudes e condutas dos profissionais, como também, pela presença de um acompanhante e pelos quesitos de condições físicas das instituições. Com 102 expressões-chaves, as questões relacionadas às atitudes e práticas dos profissionais foram as mais expressivas, seguidas pelo destaque aos acompanhantes com 18 expressões-chaves. Como propostas para melhorar a assistência ao parto, as entrevistadas levantaram as seguintes questões: propostas aos profissionais de saúde e propostas de infraestrutura e equipamentos. Os resultados permitem concluir que as gestantes/puérperas sentem-se satisfeitas em relação ao atendimento recebido durante o parto, principalmente as questões relacionadas a interação entre os profissionais de saúde. As usuárias relatam que esses aspectos contribuem para melhoria dos serviços de saúde e apontam para a satisfação está estritamente interligada à qualidade da assistência à saúde recebida.It is accepted that, in most part of care environments, women under labor or delivery are submitted to care service according to what the health establishment wants and not the way they expect to be treated. It would be essential that the health care could meet the women’s expectancies and their real necessities, being able this way to offer humanized care together with the professionals, the usage of technology, quality tools and proper facilities. In the face of these facts, from the women’s reported speech, the need of searching for the right of access to quality health service is born, in which the respect for the many dimensions, individuality, perspective and impressions occupy primordial spaces. This research had the general goal of describing the satisfaction of women that had the delivery experience in terms of received service. It is a qualitative, descriptive research, with a cuali-quantitative approach. The research was taken in two hospitals linked to the health public system in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil, with the participation of 104 women. The data was collected in the period between July and October 2015, thorough interviews during the prenatal and postpartum periods, an interview script, composed of two moments, was applied. At the first moment, a comic strip about pregnancy, aiming to know the pregnant women’s expectations was presented, at a second moment, there were questions about the characterization of the interviewed women, questions related to the perception about service and possible actions to be implemented with the aiming of the improving of labor assistance. The information about the interviewed characterization was submitted to descriptive analyses, with the calculation of absolute and percentage frequencies. The results related to the interview transcription were exposed to the Collective Subject Speech analyses method, which consists of tabulation and organization of qualitative data, with the assistance of software QualiQuantsoft®. The results showed that 68 women were from hospital A and 36 from hospital B, with an age average of 27 years old. With the results found, it is possible to consider that women’s satisfaction in relation to labor service is given by the attitude aspects and professional conduct, as well as, the presence of an accompanying person and the institution’s facilities. With 102 key-expressions, the questions related to the professional attitude and practice were the most expressive ones, followed by the focus on the accompanying person with 18 key-expressions. As labor assistance improvement proposal, the interviewed women raised the following topics: proposals to the health staff and proposals of infrastructure and equipment. The results allow us to conclude that pregnant women and women who have recently given birth are satisfied with the received service during labor, mainly the matters related to the interaction between the staff. The patients showing that these aspects contribute to the improvement of health service and show that the satisfaction is strictly connected with the quality of the received health assistance.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeSIMÕES, Ana Lúcia de Assis75515440625http://lattes.cnpq.br/2379544650823103COSTA, Nara dos Santos2016-03-21T15:04:16Z2016-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Nara dos Santos. Expectativas, percepções e opiniões de mulheres sobre o atendimento durante o parto. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/218porALMEIDA, Lúcio Meneses de. Os serviços de saúde pública e o sistema de saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública, Lisboa, v. 28, n. 1, p. 79-92, 2010. Disponível em:< http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpsp/v28n1/v28n1a09.pdf>. Acesso em: 10 maio 2013. ARAÚJO, Anne Shirlei de Assis et al. Estudo da satisfação dos usuários do Programa Saúde da Família do bairro Vila Mariana, na cidade de Patos, Estado da Paraíba. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 3, n. 4, p. 19–29, jun. 2014. ARMELLINI, Cláudia Junqueira; LUZ, Anna Maria Hecker. Acolhimento: a percepção das mulheres na trajetória da parturição. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v.24, n.3, p.305-315, 2003. BARRETO, Maurício Lima. Por uma epidemiologia da saúde coletiva. 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description Admite-se que, em grande parte dos ambientes de cuidados, as mulheres em trabalho de parto e parto são submetidas à assistência de acordo com que o estabelecimento de saúde quer e não como elas esperam que sejam tratadas. Seria essencial se os serviços de saúde atendessem as expectativas das mulheres em suas reais necessidades, podendo assim oferecer um cuidado humanizado em conjunto com os profissionais, o uso de tecnologia e ferramentas de qualidade e diante infraestrutura física adequada. Diante desses fatos, a partir do discurso das mulheres, nasce a necessidade de buscar o direito de acessar um serviço de saúde de qualidade, em que o respeito as várias dimensões, individualidade, perspectivas e impressões ocupam espaços primordiais. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever a satisfação de mulheres que vivenciaram a experiência do parto referente ao atendimento recebido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Realizada em dois hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil, com a participação de 104 mulheres. Os dados foram coletados no período de julho a outubro de 2015, por meio de entrevistas realizadas no período do pré-natal e no pós-parto, utilizando-se de um roteiro composto por duas partes: na primeira foi apresentada uma história em quadrinhos a respeito da gestação, visando conhecer a expectativa da gestante, e no segundo momento, perguntas a respeito da caracterização das entrevistadas, questões relacionadas à percepção sobre o atendimento e ações possíveis de serem implementadas com vistas à melhoria da qualidade da assistência ao parto. As informações referentes à caracterização das entrevistadas foram submetidas à análise descritiva, com o cálculo de frequências absolutas e percentuais. O material referente à transcrição das entrevistas foi exposto ao método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em uma técnica de tabulação e organização de dados qualitativos, com o auxílio do software QualiQuantsoft®. Os resultados revelaram que 68 mulheres eram do hospital A e 36 do hospital B, com idade média de 27 anos. Foi possível considerar que a satisfação das mulheres em relação ao atendimento ao parto se dá tanto pelos aspectos das atitudes e condutas dos profissionais, como também, pela presença de um acompanhante e pelos quesitos de condições físicas das instituições. Com 102 expressões-chaves, as questões relacionadas às atitudes e práticas dos profissionais foram as mais expressivas, seguidas pelo destaque aos acompanhantes com 18 expressões-chaves. Como propostas para melhorar a assistência ao parto, as entrevistadas levantaram as seguintes questões: propostas aos profissionais de saúde e propostas de infraestrutura e equipamentos. Os resultados permitem concluir que as gestantes/puérperas sentem-se satisfeitas em relação ao atendimento recebido durante o parto, principalmente as questões relacionadas a interação entre os profissionais de saúde. As usuárias relatam que esses aspectos contribuem para melhoria dos serviços de saúde e apontam para a satisfação está estritamente interligada à qualidade da assistência à saúde recebida.
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