Operadores argumentativos na construção da autoria em artigos de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAURÍCIO, Adauto Abel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/420
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como referência o estudo do conceito de autoria em sua associação com o emprego de operadores argumentativos na produção de artigos de opinião por alunos do ensino fundamental, sob essa perspectiva, apresenta os resultados do trabalho desenvolvido sobre o tema em estudo. O primeiro aspecto trabalhado no desenvolvimento desta dissertação liga-se especificamente à discussão do conceito de autoria e nesse sentido realizou-se uma problematização acerca dessa noção bem como uma apresentação de alguns posicionamentos teóricos envolvendo sua natureza. No entanto, a perspectiva aqui adotada é a defendida por Possenti (2002), que associa a noção de autoria à sua realização no plano do discurso, isto é, para aquele autor o efeito de autoria se realiza discursivamente. Outro ponto abordado no corpo da dissertação relaciona-se ao emprego de operadores argumentativos. Levando em conta seu conteúdo semântico e o efeito argumentativo que produzem, fez-se também uma classificação daqueles operadores julgados mais produtivos na construção do raciocínio argumentativo, dando destaque aos operadores de valor concessivo, causal e explicativo. Como os operadores argumentativos não podem ser compreendidos dissociados do seu contexto de uso, isto é, de seu emprego em enunciados concretos, também se discutiu a natureza desse último, com base em Bakhtin (2003). Finalmente foi esboçada uma sequência didática, baseada em Dolz e Schneuwly (2013), para a escrita de um artigo de opinião, discutindo-se suas características estruturais, seus traços estilísticos bem como seu conteúdo argumentativo, para cuja produção, enfim, um domínio efetivo dos operadores argumentativos se faz indispensável, principalmente no que concerne à produção do efeito de autoria.
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spelling Operadores argumentativos na construção da autoria em artigos de opiniãoAutoria.Operadores argumentativos.Sequência didática.L’oeuvre de l’auteur.Opérateurs argumentatifs.Séquence didactique.LetrasA presente dissertação de mestrado tem como referência o estudo do conceito de autoria em sua associação com o emprego de operadores argumentativos na produção de artigos de opinião por alunos do ensino fundamental, sob essa perspectiva, apresenta os resultados do trabalho desenvolvido sobre o tema em estudo. O primeiro aspecto trabalhado no desenvolvimento desta dissertação liga-se especificamente à discussão do conceito de autoria e nesse sentido realizou-se uma problematização acerca dessa noção bem como uma apresentação de alguns posicionamentos teóricos envolvendo sua natureza. No entanto, a perspectiva aqui adotada é a defendida por Possenti (2002), que associa a noção de autoria à sua realização no plano do discurso, isto é, para aquele autor o efeito de autoria se realiza discursivamente. Outro ponto abordado no corpo da dissertação relaciona-se ao emprego de operadores argumentativos. Levando em conta seu conteúdo semântico e o efeito argumentativo que produzem, fez-se também uma classificação daqueles operadores julgados mais produtivos na construção do raciocínio argumentativo, dando destaque aos operadores de valor concessivo, causal e explicativo. Como os operadores argumentativos não podem ser compreendidos dissociados do seu contexto de uso, isto é, de seu emprego em enunciados concretos, também se discutiu a natureza desse último, com base em Bakhtin (2003). Finalmente foi esboçada uma sequência didática, baseada em Dolz e Schneuwly (2013), para a escrita de um artigo de opinião, discutindo-se suas características estruturais, seus traços estilísticos bem como seu conteúdo argumentativo, para cuja produção, enfim, um domínio efetivo dos operadores argumentativos se faz indispensável, principalmente no que concerne à produção do efeito de autoria.Cette dissertation de master a comme référence l’étude du concept de l’oeuvre de l’auteur em association avec l’utilisation d’opérateurs argumentatifs dans la production d’articles d’opinion pour les élèves d’enseignement élémentaire, sous cette perspective, il presente les résultats du travail développé à ce sujet étudié. Le premier aspec travaillé sur le développement de cette dissertation se lie spécifiquement à la discussion du concept de l’oeuvre de l’auteur et dans ces sens se fait une discussion problématique de cette notion ainsi qu’une présentation de quelques positions théoriques à propos de sa nature. Cependant, la perspective adoptée ici est celle défendue par Possenti (2002), qui combine la notion de l’oeuvre de l’auteur à sa réalisation dans le plan du discours, cet à dire, par ce chercheur l’effet de l’oeuvre de l’auteur se fait de façon discursive. Une autre question abordée dans le corps de la dissertation est relative à l’utilisation des opérateurs argumentatifs. En prenant en compte son contenu sémantique et l’effet argumetantif qui produisent se fait aussi une classification de ces opérateurs jugés les plus productifs dans la construction du raisonnement argumentatif, mettant en évidence les opérateurs de valeur concessive, casuelle et explicative. Une fois que les opérateurs argumentatifs ne peuvent pas être compris dissociés de son contexte d’utilisation, cet à dire, de son emploi dans les énoncés concrètes, a été aussi discuté de nature de ce dernier, sur la base de Bakhtin (2003). Finalement, a été esquissé une séquence didactique, base sur Dolz et Schneuwly (2013), pour l’écrite d’um article d’opinion dans le quel a été discute des caractéristiques structurelles, leurs traits stylistiques ainsi que leur contenu argumentatif à cette production, enfin, um domaine efficace des opérateurs argumentatifs se fait indispensable, em particulier em cequi concerne à production d’effet de l’oeuvre de l’auteur.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalVIDAL, Maria Eunice Barbosa24590085895http://lattes.cnpq.br/8893710057057800MAURÍCIO, Adauto Abel2017-10-24T14:34:39Z2016-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMAURÍCIO, Adauto Abel. Operadores argumentativos na construção da autoria em artigos de opinião. 2016. 247f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/420porADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011. ADEDE y CASTRO, João Marcos.Contra a intolerância, Diário de Santa Maria, Santa Maria, 16 jan. 2015. Disponível em:http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-eazer/noticia/2015/01/qual-e-o-limite-da-liberdade-de-expressao-4682433.html. Acesso em: 12 fev.2015. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail;VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich . Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. 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Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T16:55:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T16:55:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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