Assistência ao parto: estudo da satisfação de mulheres atendidas em hospitais credenciados ao SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Marina Stark Rezende de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/923
Resumo: A opinião dos clientes ou usuários quanto aos serviços vem sendo cada dia mais valorizada. No âmbito da saúde, estratégias primariamente utilizadas no cenário administrativo foram adaptadas à utilização para a realidade dos serviços de saúde buscando conhecer o perfil dos usuários e proporcionar melhorias quanto à assistência. O primeiro grande passo para melhoria do cuidado à saúde da mulher foi dado através da implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, consequentemente, outras atividades vieram em seguida, na tentativa de abarcar maior população e atingir metas de melhoria dos indicadores de satisfação da população usuária. Este trabalho teve como objetivo avaliar a satisfação de mulheres atendidas nos hospitais de ensino credenciados ao Sistema Único de Saúde situados no município de Uberaba, Minas Gerais, com relação à assistência recebida durante o parto. Trata-se de um estudo do tipo observacional, longitudinal, prospectivo, de abordagem quantitativa realizado com 102 mulheres em dois hospitais que realizam serviços de pré-natal e de assistência ao parto, no âmbito hospitalar público, vinculados ao SUS. Esta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A coleta de dados foi realizada de julho a outubro de 2015, em duas ocasiões, primeiramente, no pré-natal e, em um segundo momento, no pós-parto, ainda durante a internação hospitalar. Foram aplicados dois instrumentos, a escala service quality, traduzida e validada para português, e outro instrumento contemplando variáveis sociodemográficas e obstétricas da população de estudo. A análise se deu por meio do emprego do software SPSS e os dados submetidos a análises exploratórias através de distribuição de frequências e percentuais para variáveis qualitativas, sendo utilizadas medidas descritivas de centralidade (média, mediana e posto médio) e de dispersão (desvio padrão, valor máximo e valor mínimo) para variáveis quantitativas. O cálculo para aferição de satisfação ou insatisfação foi obtido pela diferença entre percepções e expectativas. Para a comparação entre expectativas e percepções adotou-se o teste T pareado nos casos de não normalidade. A análisebivariada de variáveis quantitativas observando como desfecho o escore de satisfação utilizou a correlação de Pearson. Os resultados evidenciaram que a expectativa geral das participantes com relação ao atendimento hospitalar durante o parto obteve média igual a 6,89, denotando alta expectativa. A maior expectativa geral foi direcionada ao domínio segurança enquanto a menor expectativa correspondeu à dimensão tangibilidade. A percepção referida pelas mulheres participantes do estudo quanto ao atendimento recebido durante o parto, obteve escore médio de 6,70, também considerado elevado, porém inferior às expectativas. A melhor percepção foi referente à segurança e o domínio com a pior percepção foi caracterizado pela responsividade. A aferição da satisfação revelou que foi possível detectar pequena insatisfação com o atendimento vivenciado através da obtenção de escores de percepção inferiores aos correspondentes às expectativas. Influenciaram significativamente sobre a expectativa as variáveis idade, parto cesariana, parto normal, aborto espontâneo e quantidade de consultas pré-natal. No campo das percepções, as variáveis parto cesariana, parto normal, aborto espontâneo, grau de escolaridade, anos de estudo, renda e quantidade de consultas pré-natal influenciaram significativamente no desfecho. A conclusão deste estudo possibilitou retratar a atenção hospitalar obstétrica pública no município estudado, favorecendo o horizonte de modificações direcionadas a melhorias contínuas na assistência ao parto.
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spelling Assistência ao parto: estudo da satisfação de mulheres atendidas em hospitais credenciados ao SUSParturition assistance: study of satisfaction of women attending hospitals accredited by SUSAsistencia al parto: estudio de la satisfacción de mujeres atendidas en hospitales acreditados al SUSSatisfação do paciente.Parto.Qualidade da assistência à saúde.Patient satisfaction.Parturition.Quality of health care.Satisfacción del paciente.Parto.Calidad de la atención de salud.EnfermagemA opinião dos clientes ou usuários quanto aos serviços vem sendo cada dia mais valorizada. No âmbito da saúde, estratégias primariamente utilizadas no cenário administrativo foram adaptadas à utilização para a realidade dos serviços de saúde buscando conhecer o perfil dos usuários e proporcionar melhorias quanto à assistência. O primeiro grande passo para melhoria do cuidado à saúde da mulher foi dado através da implantação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, consequentemente, outras atividades vieram em seguida, na tentativa de abarcar maior população e atingir metas de melhoria dos indicadores de satisfação da população usuária. Este trabalho teve como objetivo avaliar a satisfação de mulheres atendidas nos hospitais de ensino credenciados ao Sistema Único de Saúde situados no município de Uberaba, Minas Gerais, com relação à assistência recebida durante o parto. Trata-se de um estudo do tipo observacional, longitudinal, prospectivo, de abordagem quantitativa realizado com 102 mulheres em dois hospitais que realizam serviços de pré-natal e de assistência ao parto, no âmbito hospitalar público, vinculados ao SUS. Esta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A coleta de dados foi realizada de julho a outubro de 2015, em duas ocasiões, primeiramente, no pré-natal e, em um segundo momento, no pós-parto, ainda durante a internação hospitalar. Foram aplicados dois instrumentos, a escala service quality, traduzida e validada para português, e outro instrumento contemplando variáveis sociodemográficas e obstétricas da população de estudo. A análise se deu por meio do emprego do software SPSS e os dados submetidos a análises exploratórias através de distribuição de frequências e percentuais para variáveis qualitativas, sendo utilizadas medidas descritivas de centralidade (média, mediana e posto médio) e de dispersão (desvio padrão, valor máximo e valor mínimo) para variáveis quantitativas. O cálculo para aferição de satisfação ou insatisfação foi obtido pela diferença entre percepções e expectativas. Para a comparação entre expectativas e percepções adotou-se o teste T pareado nos casos de não normalidade. A análisebivariada de variáveis quantitativas observando como desfecho o escore de satisfação utilizou a correlação de Pearson. Os resultados evidenciaram que a expectativa geral das participantes com relação ao atendimento hospitalar durante o parto obteve média igual a 6,89, denotando alta expectativa. A maior expectativa geral foi direcionada ao domínio segurança enquanto a menor expectativa correspondeu à dimensão tangibilidade. A percepção referida pelas mulheres participantes do estudo quanto ao atendimento recebido durante o parto, obteve escore médio de 6,70, também considerado elevado, porém inferior às expectativas. A melhor percepção foi referente à segurança e o domínio com a pior percepção foi caracterizado pela responsividade. A aferição da satisfação revelou que foi possível detectar pequena insatisfação com o atendimento vivenciado através da obtenção de escores de percepção inferiores aos correspondentes às expectativas. Influenciaram significativamente sobre a expectativa as variáveis idade, parto cesariana, parto normal, aborto espontâneo e quantidade de consultas pré-natal. No campo das percepções, as variáveis parto cesariana, parto normal, aborto espontâneo, grau de escolaridade, anos de estudo, renda e quantidade de consultas pré-natal influenciaram significativamente no desfecho. A conclusão deste estudo possibilitou retratar a atenção hospitalar obstétrica pública no município estudado, favorecendo o horizonte de modificações direcionadas a melhorias contínuas na assistência ao parto.The opinion of clients and users about health services has been felt more valued nowadays. In this area, strategies were used in the administrative background which were primarily adapted according to the health care satisfaction, in order to develop the profile of the users and provide assistance improvements. The first step towards the improvement of women's health care was given through the introduction of the PAISM. As a result, other activities came afterwards, in an attempt to reach a larger number of people and achieve goals such as improvement of users's satisfaction indicators. The objective of this case study was to evaluate the level of satisfaction of the assistance which women, who were treated in the Teaching Hospitals sponsored by the Health Unic System (SUS) in the town of Uberaba, Minas Gerais, received during childbirth. It's a kind of observational, longitudinal, prospective, quantitivative approach study conducted on 102 women in two hospitals which offer prenatal services and delivery assistance, in the public hospital environment. This research was approved by the Ethics Committee in Research of the Universidade Federal do Triângulo Mineiro. The data collection happened twice from July to October, 2015. Firstly during the prenatal, and secondly postpartum, while both, mother and child, were still in the hospital. Two methods were applied: the Servqual scale, translated and validated to the Portuguese language, and the social-demographic and obstetrics variables of the population study. The analysis was obtained through the use of the SPSS software and the data was submitted to exploratory analysis, through the frequency and percentage distribution to qualitative variables, using descriptive statistics measurements of central tendency (mean, median, and mode) and of dispersion (variance, standart deviation, and interquartile range) for quantitative variables. The calculus to measure the satisfaction or dissatisfaction was obtained through the difference between perceptions and expectations. The paired ttest was used to compare between expectations and perceptions in the cases of nonnormality. An outcome of the satisfaction score which used the Pearson correlationwas observed through the bivariate analysis of quantitative variables. The results showed that the general expectation of the participants regarding the hospital care during childbirth, which obtained the average of 6.89 was high. The greatest expectation was directed to the security domain while the lowest one matched the tangibility spectrum. The perception that was referred by the women in the study about the care received during the delivery obtained the average score of 6.70, which was considered high, but lower than the expectations. The best perception referred to security and the worst perceptual domain was characterized by responsiveness. The measurement of satisfaction revealed that a small dissatisfaction with the experienced care was possible to be detected, which was obtained by lower perceptual scores than the ones expected. The variables: age, C-section, normal delivery, miscarriage and amount of prenatal doctor's appointments influenced the expectations significantly. In the field of perception, the variables: C-section, normal delivery, miscarriage, degree of Education, number of years of education, income, and amount of prenatal appointments also influenced the study case outcome. The conclusion of this study made it possible to show the obstetric public hospital care in the chosen town, upgrading straight modifications to continuous improvements in childbirth care.La opinión de los clientes o usuarios cuanto a los servicios viene siendo cada día mas valorizada. En el ámbito de la salud, estrategias primariamente utilizadas en el escenario administrativo fueron adaptadas a la utilización para a realidad de los servicios de salud buscando conocer el perfil de los usuarios y proporcionar mejorías cuanto a la asistencia. El primero grande paso para mejoría del cuidado a la salud de la mujer fue dado través de la implantación del Programa de Asistencia Integral a la Salud de la Mujer, consecuentemente, otras actividades vinieron en seguida, en la tentativa de abarcar mayor población y atingir metas de mejoría de los indicadores de satisfacción de la población usuaria. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar la satisfacción de mujeres atendidas en los hospitales de enseñanza acreditados junto al Sistema Único de Salud situados en el municipio de Uberaba, Minas Gerais, en relación a la asistencia recibida durante el parto. Se trata de un estudio del tipo observacional, longitudinal, prospectivo, de abordaje cuantitativa realizado con 102 mujeres en dos hospitales que realizan servicios de prenatal y de asistencia al parto, en el ámbito hospitalario público, vinculados al SUS. Esta pesquisa obtuvo aprobación del Comité de Ética en Pesquisa de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro. La colecta de datos fue realizada de julio a octubre de 2015, en dos ocasiones, primeramente, en el prenatal y, en un segundo momento, en el pos-parto, aún durante la internación hospitalaria. Fueron aplicados dos instrumentos, la escala Service Quality, traducida y validada para portugués, y otro instrumento contemplando variables sociodemográficas y obstétricas de la población de estudio. El analice se dio por medio del empleo del software SPSS y los datos sometidos a analices exploratorias través de distribución de frecuencias y porcentuales para variables cualitativas, siendo utilizadas medidas descriptivas de centralidad (media, mediana y puesto medio) y de dispersión (desviación estándar, valor máximo y valor mínimo) para variables cuantitativas. El cálculo para evaluación de satisfacción oinsatisfacción fue obtenido por la diferencia entre percepciones y expectativas. Para la comparación entre expectativas y percepciones se adoptó el teste T pareado en los casos de no normalidad. El analice bivariada de variables cuantitativas observando como desenlace el escore de satisfacción utilizó la correlación de Pearson. Los resultados evidenciaron que la expectativa general de las participantes en relación al atendimiento hospitalario durante el parto obtuvo media igual a 6,89, denotando alta expectativa. La mayor expectativa general fue direccionada al dominio seguridad mientras la menor expectativa correspondió a la dimensión tangibilidad. La percepción referida por las mujeres participantes del estudio cuanto al atendimiento recibido durante el parto, obtuvo escore medio de 6,70, también considerado elevado, pero inferior a las expectativas. La mejor percepción fue referente a la seguridad y el dominio con la peor percepción fue caracterizado por la responsividad. La evaluación de la satisfacción reveló que fue posible detectar pequeña insatisfacción con el atendimiento vivenciado través de la obtención de escores de percepción inferiores a los correspondientes a las expectativas. Influenciaron significativamente sobre la expectativa las variables edad, parto cesariana, parto normal, aborto espontaneo y cuantidad de consultas prenatal. En el campo de las percepciones, las variables parto cesariana, parto normal, aborto espontaneo, grado de escolaridad, años de estudio, rienda y cuantidad de consultas prenatal influenciaron significativamente en el desenlace. La conclusión de este estudio posibilitó retratar la atención hospitalaria obstétrica pública en el municipio estudiado, favoreciendo el horizonte de modificaciones direccionadas a la mejoría continua en la asistencia al parto.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeSIMÕES, Ana Lúcia de Assis75515440625http://lattes.cnpq.br/2379544650823103PAULA, Marina Stark Rezende de2019-11-21T18:01:07Z2016-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAULA, Marina Stark Rezende de. Assistência ao parto: estudo da satisfação de mulheres atendidas em hospitais credenciados ao SUS. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/923porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-11-22T04:00:23Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-11-22T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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