Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Sônia Maria Alves de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gomes, Elizabeth Laus Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/S0104-11692007000500014
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478
Resumo: A equipe de saúde tem se baseado nos princípios do SUS para assegurar a melhoria do atendimento dos serviços de saúde e a satisfação dos usuários e tem sido utilizada como um dos instrumentos de avaliação da qualidade. Este estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento de suas necessidades durante a internação, num hospital geral do interior do Estado de São Paulo. Adotou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Foi utilizado um guia de temas e participaram da pesquisa doze sujeitos. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados e, para a interpretação, utilizou-se a técnica de triangulação. Os resultados demonstraram que os usuários ficaram satisfeitos com o atendimento. Entretanto, a pesquisadora concluiu que a organização do trabalho da instituição não tem como meta o alcance da qualidade.
id USP-38_f0fe600ff09266ea73afd70cf0084db4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2478
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
spelling Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internaçãoHospital care: assessment of users' satisfaction during hospital stayAtención hospitalaria: evaluación de la satisfacción de los pacientes durante su período de internaciónquality of health carepatient satisfactionevaluationcalidad de la atención de saludsatisfacción del pacienteevaluaciónqualidade da assistência à saúdesatisfação do pacienteavaliaçãoA equipe de saúde tem se baseado nos princípios do SUS para assegurar a melhoria do atendimento dos serviços de saúde e a satisfação dos usuários e tem sido utilizada como um dos instrumentos de avaliação da qualidade. Este estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento de suas necessidades durante a internação, num hospital geral do interior do Estado de São Paulo. Adotou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Foi utilizado um guia de temas e participaram da pesquisa doze sujeitos. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados e, para a interpretação, utilizou-se a técnica de triangulação. Os resultados demonstraram que os usuários ficaram satisfeitos com o atendimento. Entretanto, a pesquisadora concluiu que a organização do trabalho da instituição não tem como meta o alcance da qualidade.Health care teams have followed the National Health System's (SUS) principles to ensure quality improvement in healthcare, and patient satisfaction is one of the instruments used to evaluate quality. This study aimed to evaluate patient satisfaction regarding the assistance to their needs during hospitalization, in a general hospital of a city in the interior of São Paulo. Data were collected through participant observation and use of focal group techniques in this qualitative research. A theme guide was used and a total of 20 subjects participated in the study. Data were analyzed through content analysis and interpreted through triangulation. Study results demonstrate that patients were satisfied with the care rendered. However, the researcher concluded that the institution's work organization is not directed to the attainment of quality.El equipo de salud ha tomado como base los principios del SUS para asegurar la calidad de la atención. La satisfacción de los pacientes ha sido utilizada como uno de los instrumentos de evaluación. Este estudio busca evaluar la satisfacción de los pacientes con la atención de sus necesidades durante la internación, en un hospital general del interior de Sao Paulo. Se adoptó como metodología la investigación cualitativa y, como técnica de recolecta de datos, la observación participante y el grupo focal. Se utilizó un guía de temas y participaron en la investigación doce sujetos. El análisis de los datos se basó en el análisis de contenido. Para la interpretación se utilizó la técnica de triangulación. Los resultados demostraron que los pacientes se sintieron satisfechos con la atención. No obstante, la investigadora concluyó que la forma de organización del trabajo de la institución no evidencia una preocupación por la calidad de la atención.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/247810.1590/S0104-11692007000500014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 973-979Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 973-979Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 973-9791518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2895https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2896https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2897Paiva, Sônia Maria Alves deGomes, Elizabeth Laus Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:55:21Zoai:revistas.usp.br:article/2478Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:55:21Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
Hospital care: assessment of users' satisfaction during hospital stay
Atención hospitalaria: evaluación de la satisfacción de los pacientes durante su período de internación
title Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
spellingShingle Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
Paiva, Sônia Maria Alves de
quality of health care
patient satisfaction
evaluation
calidad de la atención de salud
satisfacción del paciente
evaluación
qualidade da assistência à saúde
satisfação do paciente
avaliação
Paiva, Sônia Maria Alves de
quality of health care
patient satisfaction
evaluation
calidad de la atención de salud
satisfacción del paciente
evaluación
qualidade da assistência à saúde
satisfação do paciente
avaliação
title_short Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
title_full Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
title_fullStr Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
title_full_unstemmed Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
title_sort Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação
author Paiva, Sônia Maria Alves de
author_facet Paiva, Sônia Maria Alves de
Paiva, Sônia Maria Alves de
Gomes, Elizabeth Laus Ribas
Gomes, Elizabeth Laus Ribas
author_role author
author2 Gomes, Elizabeth Laus Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Sônia Maria Alves de
Gomes, Elizabeth Laus Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv quality of health care
patient satisfaction
evaluation
calidad de la atención de salud
satisfacción del paciente
evaluación
qualidade da assistência à saúde
satisfação do paciente
avaliação
topic quality of health care
patient satisfaction
evaluation
calidad de la atención de salud
satisfacción del paciente
evaluación
qualidade da assistência à saúde
satisfação do paciente
avaliação
description A equipe de saúde tem se baseado nos princípios do SUS para assegurar a melhoria do atendimento dos serviços de saúde e a satisfação dos usuários e tem sido utilizada como um dos instrumentos de avaliação da qualidade. Este estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento de suas necessidades durante a internação, num hospital geral do interior do Estado de São Paulo. Adotou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Foi utilizado um guia de temas e participaram da pesquisa doze sujeitos. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados e, para a interpretação, utilizou-se a técnica de triangulação. Os resultados demonstraram que os usuários ficaram satisfeitos com o atendimento. Entretanto, a pesquisadora concluiu que a organização do trabalho da instituição não tem como meta o alcance da qualidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478
10.1590/S0104-11692007000500014
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000500014
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2895
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2896
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2478/2897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 5 (2007); 973-979
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 5 (2007); 973-979
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 5 (2007); 973-979
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1822183145133309952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-11692007000500014