O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kappel, Verônica Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/109
Resumo: A violência é considerada um problema de saúde pública devido à sua magnitude e impacto na qualidade de vida de diferentes grupos sociais, se manifestando em diferentes espaços, inclusive na escola. A escola, enquanto instituição social é um local onde as diferenças se encontram e, portanto, lugar de potenciais conflitos. É na escola que as diversas formas de educação, valores familiares, culturas, etnias, religiões se conectam. Além de ser considerada um importante cenário para (re) produção de ações violentas é também locus para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. A violência escolar pode ser caracterizada como violência na escola, aquela que se produz dentro do espaço escolar sem estar ligada à natureza e as atividades da instituição; a violência à escola, ligada à natureza e às atividades da instituição escolar; e a violência da escola, que é uma violência simbólica que os jovens sofrem através da forma como a instituição e seus representantes os tratam. Neste estudo objetivou-se descrever e analisar o significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar de Uberaba-MG. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com gestores, auxiliares de serviços gerais, pais dos alunos e professores do nono ano, e entrevista coletiva com alunos do nono ano. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo na modalidade temática, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram duas categorias temáticas: Caracterização da violência escolar e Enfrentamento à violência escolar. Os dados sugerem que concepções, modalidades, causas, consequências, espaços onde ocorre, perfis da vítima e do agressor, procedimentos adotados pela escola em casos de violência, estratégias e dificuldades para o enfrentamento relatadas pelos sujeitos encontram-se relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados pelos diferentes atores no contexto escolar; estando a violência escolar relacionada especialmente as questões relacionais e sociais. Considerando estes aspectos, o presente estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre violência escolar oferecendo subsídios para o planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento que envolvam o estabelecimento de parcerias de cunho intersetorial, incluindo a colaboração dos profissionais de saúde.
id UFTM_cd8aabee7cadbc8537f798098d6b4ab4
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/109
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MGViolênciaSaúde escolarPromoção da Saúde. Saúde PúblicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMA violência é considerada um problema de saúde pública devido à sua magnitude e impacto na qualidade de vida de diferentes grupos sociais, se manifestando em diferentes espaços, inclusive na escola. A escola, enquanto instituição social é um local onde as diferenças se encontram e, portanto, lugar de potenciais conflitos. É na escola que as diversas formas de educação, valores familiares, culturas, etnias, religiões se conectam. Além de ser considerada um importante cenário para (re) produção de ações violentas é também locus para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. A violência escolar pode ser caracterizada como violência na escola, aquela que se produz dentro do espaço escolar sem estar ligada à natureza e as atividades da instituição; a violência à escola, ligada à natureza e às atividades da instituição escolar; e a violência da escola, que é uma violência simbólica que os jovens sofrem através da forma como a instituição e seus representantes os tratam. Neste estudo objetivou-se descrever e analisar o significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar de Uberaba-MG. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com gestores, auxiliares de serviços gerais, pais dos alunos e professores do nono ano, e entrevista coletiva com alunos do nono ano. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo na modalidade temática, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram duas categorias temáticas: Caracterização da violência escolar e Enfrentamento à violência escolar. Os dados sugerem que concepções, modalidades, causas, consequências, espaços onde ocorre, perfis da vítima e do agressor, procedimentos adotados pela escola em casos de violência, estratégias e dificuldades para o enfrentamento relatadas pelos sujeitos encontram-se relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados pelos diferentes atores no contexto escolar; estando a violência escolar relacionada especialmente as questões relacionais e sociais. Considerando estes aspectos, o presente estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre violência escolar oferecendo subsídios para o planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento que envolvam o estabelecimento de parcerias de cunho intersetorial, incluindo a colaboração dos profissionais de saúde.Universidade Federal do Triângulo MineiroAtenção à Saúde das PopulaçõesBRUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeGontijo, Daniela TavaresCPF:03051267686http://lattes.cnpq.br/3664459834123929Kappel, Verônica Borges2015-11-27T18:54:00Z2014-02-062012-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfKAPPEL, Verônica Borges. O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2015-11-28T03:03:00Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2015-11-28T03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
title O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
spellingShingle O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
Kappel, Verônica Borges
Violência
Saúde escolar
Promoção da Saúde
. Saúde Pública
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
title_full O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
title_fullStr O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
title_full_unstemmed O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
title_sort O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG
author Kappel, Verônica Borges
author_facet Kappel, Verônica Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gontijo, Daniela Tavares
CPF:03051267686
http://lattes.cnpq.br/3664459834123929
dc.contributor.author.fl_str_mv Kappel, Verônica Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Saúde escolar
Promoção da Saúde
. Saúde Pública
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic Violência
Saúde escolar
Promoção da Saúde
. Saúde Pública
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description A violência é considerada um problema de saúde pública devido à sua magnitude e impacto na qualidade de vida de diferentes grupos sociais, se manifestando em diferentes espaços, inclusive na escola. A escola, enquanto instituição social é um local onde as diferenças se encontram e, portanto, lugar de potenciais conflitos. É na escola que as diversas formas de educação, valores familiares, culturas, etnias, religiões se conectam. Além de ser considerada um importante cenário para (re) produção de ações violentas é também locus para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. A violência escolar pode ser caracterizada como violência na escola, aquela que se produz dentro do espaço escolar sem estar ligada à natureza e as atividades da instituição; a violência à escola, ligada à natureza e às atividades da instituição escolar; e a violência da escola, que é uma violência simbólica que os jovens sofrem através da forma como a instituição e seus representantes os tratam. Neste estudo objetivou-se descrever e analisar o significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar de Uberaba-MG. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com gestores, auxiliares de serviços gerais, pais dos alunos e professores do nono ano, e entrevista coletiva com alunos do nono ano. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo na modalidade temática, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram duas categorias temáticas: Caracterização da violência escolar e Enfrentamento à violência escolar. Os dados sugerem que concepções, modalidades, causas, consequências, espaços onde ocorre, perfis da vítima e do agressor, procedimentos adotados pela escola em casos de violência, estratégias e dificuldades para o enfrentamento relatadas pelos sujeitos encontram-se relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados pelos diferentes atores no contexto escolar; estando a violência escolar relacionada especialmente as questões relacionais e sociais. Considerando estes aspectos, o presente estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre violência escolar oferecendo subsídios para o planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento que envolvam o estabelecimento de parcerias de cunho intersetorial, incluindo a colaboração dos profissionais de saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
2014-02-06
2015-11-27T18:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KAPPEL, Verônica Borges. O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/109
identifier_str_mv KAPPEL, Verônica Borges. O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Atenção à Saúde das Populações
BR
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Atenção à Saúde das Populações
BR
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013319454294016