Letramento digital na práxis do professor de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERRETO, Willian Fernando
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/715
Resumo: A leitura e a escrita são, de fato, apropriações que fazem parte do cotidiano de grande parte dos indivíduos da sociedade moderna. Contudo, ler e escrever são aprendizados que estão além da simples aquisição e decodificação do signo linguístico. Nessa ideia está o foco dos estudos do letramento, tema desta pesquisa. Afunila-se ainda mais o tema deste trabalho, uma vez que se trata do estudo do letramento digital, especificamente aquele realizado em Língua Portuguesa na prática pedagógica dos docentes da referida disciplina de uma escola da rede pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Propõe-se, no decorrer da pesquisa, uma discussão acerca das práticas de letramento como funcionalidade da língua oral e escrita no ambiente escolar. De modo particular, delimita-se o tema letramento digital como forma de apropriação de mais uma ferramenta pedagógica na prática docente e de que maneira a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como os recursos tecnológicos, impactam o processo de ensino e aprendizagem. Para cumprimento do objetivo inicial da pesquisa, são apresentados os conceitos de letramento e de letramento digital fundamentados nos estudos de diversos pesquisadores das práticas educativas como, por exemplo, Magda Soares, Ângela Kleiman, Carla Viana Coscarelli, Brian Street, Roger Chartier, Pierre Lévy, dentre outros. A partir do diagnóstico feito em discussão estabelecida com os professores de Língua Portuguesa da unidade escolar, sede do desenvolvimento da pesquisa, e do levantamento dos dados acerca da real condição de apropriação e do uso da tecnologia e dos recursos informatizados tanto por professores, quanto por alunos, construíram-se atividades de letramento, sobretudo literário.As atividades da disciplina que teriam tratamento tradicional foram modificadas para que pudessem receber o auxílio da tecnologia, com vistas ao desenvolvimento da prática docente quanto à utilização da tecnologia digital em sala de aula, fortalecendo o desenvolvimento das possibilidades de aprendizado colaborativo e das práticas inclusivas. Juntamente ao trabalho de letramento digital proposto com os discentes, criaram-se oficinas de atividades de letramento digital para professores, que constam nos anexos desta pesquisa.
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De modo particular, delimita-se o tema letramento digital como forma de apropriação de mais uma ferramenta pedagógica na prática docente e de que maneira a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como os recursos tecnológicos, impactam o processo de ensino e aprendizagem. Para cumprimento do objetivo inicial da pesquisa, são apresentados os conceitos de letramento e de letramento digital fundamentados nos estudos de diversos pesquisadores das práticas educativas como, por exemplo, Magda Soares, Ângela Kleiman, Carla Viana Coscarelli, Brian Street, Roger Chartier, Pierre Lévy, dentre outros. A partir do diagnóstico feito em discussão estabelecida com os professores de Língua Portuguesa da unidade escolar, sede do desenvolvimento da pesquisa, e do levantamento dos dados acerca da real condição de apropriação e do uso da tecnologia e dos recursos informatizados tanto por professores, quanto por alunos, construíram-se atividades de letramento, sobretudo literário.As atividades da disciplina que teriam tratamento tradicional foram modificadas para que pudessem receber o auxílio da tecnologia, com vistas ao desenvolvimento da prática docente quanto à utilização da tecnologia digital em sala de aula, fortalecendo o desenvolvimento das possibilidades de aprendizado colaborativo e das práticas inclusivas. Juntamente ao trabalho de letramento digital proposto com os discentes, criaram-se oficinas de atividades de letramento digital para professores, que constam nos anexos desta pesquisa.Reading and writing are, in fact, appropriations that are part of everyday life for most individuals of modern society. However, reading and writing are learnings that are beyond the simple acquisition and decoding of the linguistic sign. This idea is the focus of literacy studies, subject of this research. We splay the subject of this work since it is the study of digital literacy, specifically those conducted in Portuguese Language in the pedagogical practice of teachers of the discipline from a public school in a city in the state of São Paulo. We propose, in this research, a discussion of literacy practices as a feature of oral and written language in the school environment. In particular, we restrict the digital literacy theme as a way of appropriation of another pedagogical tool in teaching practice, and how the use of new information technologies and communication as well as technological resources impact the process of teaching and learning. To fulfill the initial goal of the research, we present the concepts of literacy and digital literacy based on studies of several researchers of educational practices, such as Magda Soares, Ângela Kleiman, Carla Viana Coscarelli, Brian Street, Roger Chartier, Pierre Lévy, among others. Based on the diagnosis made in discussion established with the Portuguese language teachers of the school, where the research was developed, and the data collection about the real condition of appropriation and the use of technology and computerized resources by teachers and students, activities of literacy were built, mainly literary. The discipline activities that would have traditional treatment were modified so that they could receive the aid of the technology, with a view to the development of the teaching practice regarding the use of the digital technology in the classroom, strengthening the development of possibilities for collaborative learning and inclusive practices. Beside the proposed digital literacy work with the students, digital literacy workshops for teachers were created, which are included in the appendices of this research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASTABAK, Fani Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951FERRETO, Willian Fernando2019-06-28T13:19:39Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERRETO, Willian Fernando. Letramento digital na práxis do professor de Língua Portuguesa. 2016. 133f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/715porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-06-29T04:00:28Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-06-29T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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