Os princípios do TOD na linha troncal de ônibus da cidade de Palmas-TO: o projetado e o aplicado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Beatriz Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/2366
Resumo: Esta pesquisa objetivou realizar um estudo comparativo entre o plano básico de Palmas e a realidade atual sobre a funcionalidade da Avenida Teotônio Segurado para a mobilidade urbana, tendo como parâmetro os princípios do Transit Oriented Development (doravante TOD). Para tanto, aplicou-se, como metodologia, a revisão de literatura para se buscar entender o plano básico, tendo como base a Carta Magna de 1988, perpassando os princípios sobre o Direito à Cidade (BRASIL, 2001) até os documentos históricos e dados de secretarias e órgãos públicos municipais. Assim sendo, sob a égide de um conjunto de autores contemporâneos, foi dado relevo às bases de discussão sobre mobilidade urbana sustentável, majoritariamente, tendo como objeto de investigação a Avenida Teotônio Segurado, esta, abordada de forma descritiva, relacionando suas funções e características. Nesse contexto, o método de pesquisa consistiu em estudo de caso, que investigou as convergências do TOD, ainda que este termo não tivesse sido cunhado no período do Plano original da capital, bem como foram realizadas investigações in loco - sobe e desce, origem-destino - na linha troncal de Palmas (Eixão). Foram investigadas características e especificidades em Palmas, no que diz respeito à sua ocupação e mobilidade, quanto ao que foi planejado e adotado. Partiu-se do pressuposto de que Palmas tivesse seu adensamento alinhado aos princípios do TOD, apesar deste ainda não ter começado a tomar relevância teórico-científica no Brasil à época do plano. Ou seja, como uma cidade planejada, deveria apresentar adensamento na linha troncal (ou nas proximidades). Todavia, o estudo constatou que o adensamento não ocorreu e, portanto, a funcionalidade da Teotônio como um eixo agregador da dinâmica urbana não se consolidou. A pesquisa constatou também que a cidade encontra-se dispersa nos dias atuais, aumentando o custo de implementação e manutenção em relação ao estabelecido no plano original, também afetando a sua infraestrutura – sendo essa constatação, o fio condutor para investigação e análise no tocante às suas consequências. Ademais, foi identificado que aproximadamente 70% dos lotes na Avenida Teotônio estão desocupados, e tanto o plano original quanto à ocupação externa a ele não chegaram a apresentar densidades altas, diferente do estava previsto no planejamento. Ainda foi possível identificar princípios do TOD no plano original da capital, comprovando que a cidade foi pensada de forma ao desenvolvimento orientado ao transporte, apesar da ineficiência de aplicações dessas premissas. O estudo, dentre outras coisas, apontou que a região de maior Origem e Destino dos usuários da Linha Eixão é a região Sul, correspondendo a 35,7% das origens das viagens e 32,5% dos destinos da viagem, seguido pela Região da Avenida Teotônio Segurado com pouco mais de 20% das origens e destinos das viagens.
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Assim sendo, sob a égide de um conjunto de autores contemporâneos, foi dado relevo às bases de discussão sobre mobilidade urbana sustentável, majoritariamente, tendo como objeto de investigação a Avenida Teotônio Segurado, esta, abordada de forma descritiva, relacionando suas funções e características. Nesse contexto, o método de pesquisa consistiu em estudo de caso, que investigou as convergências do TOD, ainda que este termo não tivesse sido cunhado no período do Plano original da capital, bem como foram realizadas investigações in loco - sobe e desce, origem-destino - na linha troncal de Palmas (Eixão). Foram investigadas características e especificidades em Palmas, no que diz respeito à sua ocupação e mobilidade, quanto ao que foi planejado e adotado. Partiu-se do pressuposto de que Palmas tivesse seu adensamento alinhado aos princípios do TOD, apesar deste ainda não ter começado a tomar relevância teórico-científica no Brasil à época do plano. Ou seja, como uma cidade planejada, deveria apresentar adensamento na linha troncal (ou nas proximidades). Todavia, o estudo constatou que o adensamento não ocorreu e, portanto, a funcionalidade da Teotônio como um eixo agregador da dinâmica urbana não se consolidou. A pesquisa constatou também que a cidade encontra-se dispersa nos dias atuais, aumentando o custo de implementação e manutenção em relação ao estabelecido no plano original, também afetando a sua infraestrutura – sendo essa constatação, o fio condutor para investigação e análise no tocante às suas consequências. Ademais, foi identificado que aproximadamente 70% dos lotes na Avenida Teotônio estão desocupados, e tanto o plano original quanto à ocupação externa a ele não chegaram a apresentar densidades altas, diferente do estava previsto no planejamento. Ainda foi possível identificar princípios do TOD no plano original da capital, comprovando que a cidade foi pensada de forma ao desenvolvimento orientado ao transporte, apesar da ineficiência de aplicações dessas premissas. O estudo, dentre outras coisas, apontou que a região de maior Origem e Destino dos usuários da Linha Eixão é a região Sul, correspondendo a 35,7% das origens das viagens e 32,5% dos destinos da viagem, seguido pela Região da Avenida Teotônio Segurado com pouco mais de 20% das origens e destinos das viagens.This research aimed to carry out a comparative study between the basic plan of Palmas and the current reality about the functionality of Avenida Teotônio Segurado for urban mobility, taking as a parameter the principles of Transit-Oriented Development (henceforth TOD). For that, the literature review was applied as a methodology to try to understand the basic plan, based on Constitution of Federative Republic of Brazil (1988), going through the principles on the Right to the City (BRAZIL, 2001) until the historical documents and data of municipal secretariats and public bodies. Therefore, under the aegis of a group of contemporary authors, emphasis was given to the bases of discussion on sustainable urban mobility, mostly, with the object of investigation being Teotônio Segurado Avenue, which is approached in a descriptive way, relating its functions and characteristics. In this context, the research method consisted of a case study, which investigated the convergences of TOD, even though this term had not been coined in the period of the original plan of the capital, as well as on-site investigations - up and down , origin- destination - on the Palmas trunk line (Eixão). Characteristics and specificities were investigated in Palmas, with regard to their occupation and mobility, as to what was planned and adopted. It was assumed that Palmas had its density aligned with the principles of TOD, although these has not yet begun to take on theoretical and scientific relevance in Brazil at the time of the plan. In other words, as a planned city, it might show density on the trunk line (or nearby). However, the study found that the density did not occur, and therefore, Teotônio's functionality as an aggregating axis of urban dynamics has not been consolidated. The research also found that the city is dispersed nowadays, increasing the cost of implementation and maintenance in relation to what was established in the original plan, also affecting its infrastructure - this finding being the guiding thread for investigation and analysis regarding the its consequences. Furthermore, it was identified that approximately 70% of the lots on Teotônio Segurado Avenue were unoccupied, and both the original plan and the occupation outside it did not show high densities, different from what was designed in the planning. It was also possible to identify TOD principles in the original plan of the capital, proving that the city was designed in a way that is oriented towards transportation, despite the inefficiency of applications of these premises. The study, among other things, pointed out that the region of greatest origin and destination for users of the Eixão Line is the South, corresponding to 35.7% of travel origins and 32.5% of travel destinations, followed by the Region of Teotônio Segurado Avenue, with just over 20% of travel origins and destinations.application/pdfUniversidade Federal do TocantinsPalmasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalBRCNPQ::OUTROSTOD; Adensamento; Avenida Teotônio Segurado; Plano Diretor; Mobilidade Urbana Sustentável; densification; Teotônio Segurado Avenue; Master Plan; Sustainable Urban MobilityOs princípios do TOD na linha troncal de ônibus da cidade de Palmas-TO: o projetado e o aplicadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8508http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2366/2/license.txt0a9e77404315487775b2e0c2b887ae47MD52ORIGINALBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdfBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdfapplication/pdf5596562http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2366/1/Beatriz%20Alves%20de%20Senna%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfe020e0ab45720ebbc5b749ee16015098MD51TEXTBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdf.txtBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain211853http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2366/3/Beatriz%20Alves%20de%20Senna%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt8d8c994cdf89cffd2e3efb15f589c1b8MD53THUMBNAILBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdf.jpgBeatriz Alves de Senna - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2366/4/Beatriz%20Alves%20de%20Senna%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg1b54b452d5f245827113fcd2a786e0caMD5411612/23662021-03-24 14:37:20.351oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2021-03-24T17:37:20Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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