Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/1909
Resumo: Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais.
id UFT_181dbfdf3307d857b341e2cf1c3d490e
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1909
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Gonçalves, Gustavo Jacinto SilvaCardoso, Poliana Oliveira2020-03-16T21:07:00Z2020-03-16T21:07:00Z2020-03-13GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.http://hdl.handle.net/11612/1909Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais.A new form of banking services has been configured as demand for certain market segments, in the business world, which press for agility in service and less bureaucracy, elements that favor the relationship and customer loyalty. In this way, credit cooperativism has been placed on the market as an option when choosing the banking institution. Eventually, finding financial institutions that provide cost savings, maintaining a good relationship for a good span of time, has been a constant pursuit of entrepreneurs and managers. In this sense, this paper aims to identify the factors that lead a company to migrate its operations from a traditional bank to a credit cooperative. In order to reach this objective, a bibliographic survey was carried out regarding the concept of credit cooperatives, marketing and relationship marketing and differentiation between cooperatives and banking institutions. The data collection was done through interviews conducted through a structured questionnaire applied to entrepreneurs, managers and decision makers in making business decisions. The survey was carried out from December 2017 to March 2018, totaling 15 questionnaires answered. The results show that factors such as the relationship with the financial institution and the economic benefits carry greater weight in the migration of operations, even though clients still have some transactions with the traditional banks.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCooperativismoCooperativaCréditoRelacionamentoMarketingCooperativismCreditRelationshipMarketingMarketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfapplication/pdf2191200http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/1/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf507b1efa9d508d424093cd931565b34cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain52143http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/3/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt1942e7d06050383ae84227349a229cefMD53THUMBNAILGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/4/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg79e4e0be4bd3df84b8ae6edf1685d3d9MD5411612/19092020-03-17 03:01:01.262oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-03-17T06:01:01Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
title Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
spellingShingle Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cooperativismo
Cooperativa
Crédito
Relacionamento
Marketing
Cooperativism
Credit
Relationship
Marketing
title_short Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
title_full Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
title_fullStr Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
title_sort Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
author Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
author_facet Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Poliana Oliveira
contributor_str_mv Cardoso, Poliana Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Cooperativismo
Cooperativa
Crédito
Relacionamento
Marketing
Cooperativism
Credit
Relationship
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativismo
Cooperativa
Crédito
Relacionamento
Marketing
Cooperativism
Credit
Relationship
Marketing
description Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-16T21:07:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-16T21:07:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/1909
identifier_str_mv GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
url http://hdl.handle.net/11612/1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/1/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/3/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/4/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 507b1efa9d508d424093cd931565b34c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1942e7d06050383ae84227349a229cef
79e4e0be4bd3df84b8ae6edf1685d3d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111572199342080