Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/1909 |
Resumo: | Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais. |
id |
UFT_181dbfdf3307d857b341e2cf1c3d490e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1909 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Gustavo Jacinto SilvaCardoso, Poliana Oliveira2020-03-16T21:07:00Z2020-03-16T21:07:00Z2020-03-13GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.http://hdl.handle.net/11612/1909Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais.A new form of banking services has been configured as demand for certain market segments, in the business world, which press for agility in service and less bureaucracy, elements that favor the relationship and customer loyalty. In this way, credit cooperativism has been placed on the market as an option when choosing the banking institution. Eventually, finding financial institutions that provide cost savings, maintaining a good relationship for a good span of time, has been a constant pursuit of entrepreneurs and managers. In this sense, this paper aims to identify the factors that lead a company to migrate its operations from a traditional bank to a credit cooperative. In order to reach this objective, a bibliographic survey was carried out regarding the concept of credit cooperatives, marketing and relationship marketing and differentiation between cooperatives and banking institutions. The data collection was done through interviews conducted through a structured questionnaire applied to entrepreneurs, managers and decision makers in making business decisions. The survey was carried out from December 2017 to March 2018, totaling 15 questionnaires answered. The results show that factors such as the relationship with the financial institution and the economic benefits carry greater weight in the migration of operations, even though clients still have some transactions with the traditional banks.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCooperativismoCooperativaCréditoRelacionamentoMarketingCooperativismCreditRelationshipMarketingMarketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfapplication/pdf2191200http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/1/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf507b1efa9d508d424093cd931565b34cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain52143http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/3/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt1942e7d06050383ae84227349a229cefMD53THUMBNAILGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGUSTAVO JACINTO SILVA GONÇALVES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/4/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg79e4e0be4bd3df84b8ae6edf1685d3d9MD5411612/19092020-03-17 03:01:01.262oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-03-17T06:01:01Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
title |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cooperativismo Cooperativa Crédito Relacionamento Marketing Cooperativism Credit Relationship Marketing |
title_short |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
title_full |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
title_sort |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins |
author |
Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva |
author_facet |
Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gustavo Jacinto Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Poliana Oliveira |
contributor_str_mv |
Cardoso, Poliana Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cooperativismo Cooperativa Crédito Relacionamento Marketing Cooperativism Credit Relationship Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperativismo Cooperativa Crédito Relacionamento Marketing Cooperativism Credit Relationship Marketing |
description |
Uma nova forma de serviços bancários tem se configurado como demanda de determinados segmentos de mercado, no mundo empresarial, que prima por agilidade no atendimento e menos burocracia, elementos que favorecem o relacionamento e fidelização do cliente. Dessa forma, o cooperativismo de crédito tem se colocado no mercado como uma opção no momento de escolha da instituição bancária. Eventualmente, encontrar instituições financeiras que proporcionem redução de custos, mantendo um bom relacionamento por um bom espaço de tempo, tem sido uma busca constante de empresários e gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar quais fatores que levam uma empresa a migrar suas operações de um banco tradicional para uma cooperativa de crédito. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do conceito de cooperativas de crédito, marketing e marketing de relacionamento e diferenciações entre as cooperativas e as instituições bancárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas através de um questionário estruturado aplicado a empreendedores, gestores e responsáveis por tomar decisões financeiras empresariais. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a março de 2018, totalizando 15 questionários respondidos. Os resultados mostram que fatores como o relacionamento com a instituição financeira e os benefícios econômicos possuem maior peso na migração das operações, mesmo que os clientes ainda mantenham algumas transações com os bancos tradicionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-16T21:07:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-16T21:07:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/1909 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Gustavo Jacinto Silva. Marketing de relacionamento: um estudo de caso sobre o processo de migração das micro e pequenas empresas do norte do Tocantins. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/1909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/1/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/3/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1909/4/GUSTAVO%20JACINTO%20SILVA%20GON%c3%87ALVES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
507b1efa9d508d424093cd931565b34c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 1942e7d06050383ae84227349a229cef 79e4e0be4bd3df84b8ae6edf1685d3d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111572199342080 |