A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/5350
Resumo: Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento.
id UFT_db8ab696f54e64f9a0d6261c78a0b75d
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/5350
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Mendes, Apoliane Matos Apoliane MatosSantos, Rumeninng Abrantes dos2023-05-02T21:29:57Z2023-05-02T21:29:57Z2023-05-02MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016http://hdl.handle.net/11612/5350Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento.Nowadays emerged from various forms of investment in various types of organizations, a fact that can be seen as a global economic alternative. Therefore, the purpose of this article is to demonstrate the importance of marketing for credit unions, since such investment can help them to stay on the market longer. According Nickels and Wood (1999), marketing can be seen as a method by which it seeks to create and maintain good relationships with customers and all stakeholders, called stakeholders. In this study we sought, through a literature review, analyze the importance of relationship marketing for credit unions. Through this review, it was noted that the vast majority does not invest in marketing, despite having great potential for growth and the company does not have knowledge of differential in this segment.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVASAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCooperativa.Cooperativismo de Crédito.Marketing.Marketing de Relacionamento.A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfapplication/pdf351503http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/1/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf651db5e2763bb4a2906d4f1f0c5aa697MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain40267http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/3/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt811ff532b10293254d83d9723433f3f6MD53THUMBNAILAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/4/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpgeeb44054fff53fcbe79bdd8e54b87589MD5411612/53502023-05-03 03:01:58.66oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-05-03T06:01:58Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
title A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
spellingShingle A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Cooperativa.
Cooperativismo de Crédito.
Marketing.
Marketing de Relacionamento.
title_short A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
title_full A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
title_fullStr A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
title_full_unstemmed A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
title_sort A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
author Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos
author_facet Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rumeninng Abrantes dos
contributor_str_mv Santos, Rumeninng Abrantes dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Cooperativa.
Cooperativismo de Crédito.
Marketing.
Marketing de Relacionamento.
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativa.
Cooperativismo de Crédito.
Marketing.
Marketing de Relacionamento.
description Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T21:29:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T21:29:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/5350
identifier_str_mv MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016
url http://hdl.handle.net/11612/5350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/1/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/3/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/4/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 651db5e2763bb4a2906d4f1f0c5aa697
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
811ff532b10293254d83d9723433f3f6
eeb44054fff53fcbe79bdd8e54b87589
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111571724337152