Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/6318 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas. |
id |
UFT_1cb0eeaed0f7012797c4df6ff4f28095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6318 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
SAMPAIO, Fernanda RodriguesSOARE, Thiago Barbosa2023-12-27T16:05:20Z2023-12-27T16:05:20Z2023-12-27SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6318O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas.This article aims to analyze, from the perspective of Discourse Analysis, advertisements of the brand Coca-Cola, in order to verify how the effects of meaning are engendered in three advertisements of this brand, The Coca Cola Company, which furnishes most of the food products (soft drinks and juices) in Brazil. For this analysis, the methodology used was Discourse Analysis, specifically the concepts of enunciation scenes developed by Dominique Maingueneau. These are: encompassing scene refers to the type of discourse; generic scene is related to the speech genre; scenography is related to what the reader sees, that is it, the staging that takes place from the encompassing and generic scenes; and ethos is related to the impression that the speaker goes beyond himself. As it is a famous brand, the advertisements have a large circulation, thus reaching many viewers, thus making the discursive analysis of its advertisements relevant.Universidade Federal do TocantinsPorto NacionalCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASPorto NacionalGraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAnálise do DiscursoAnúncios publicitáriosCenas de enunciaçãoEfeitos de sentidoDiscourse AnalysisAdvertisementsEnunciation scenesMeaning effectsDiscurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINAL_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdfapplication/pdf431168http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/1/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf7a1e95e98ae864b6587002521cfb87f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.txt_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain52204http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/3/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.txtd955a3bced61cf6332e83b6e66c61a16MD53THUMBNAIL_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.jpg_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/4/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.jpgfa1c5801d26d940d4ee5614c3ffec326MD5411612/63182023-12-28 03:02:07.526oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-12-28T06:02:07Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
title |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
spellingShingle |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. SAMPAIO, Fernanda Rodrigues CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Análise do Discurso Anúncios publicitários Cenas de enunciação Efeitos de sentido Discourse Analysis Advertisements Enunciation scenes Meaning effects |
title_short |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
title_full |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
title_fullStr |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
title_full_unstemmed |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
title_sort |
Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido. |
author |
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues |
author_facet |
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOARE, Thiago Barbosa |
contributor_str_mv |
SOARE, Thiago Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Análise do Discurso Anúncios publicitários Cenas de enunciação Efeitos de sentido Discourse Analysis Advertisements Enunciation scenes Meaning effects |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Anúncios publicitários Cenas de enunciação Efeitos de sentido Discourse Analysis Advertisements Enunciation scenes Meaning effects |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-27T16:05:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-27T16:05:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/6318 |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/1/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/3/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/4/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a1e95e98ae864b6587002521cfb87f0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d955a3bced61cf6332e83b6e66c61a16 fa1c5801d26d940d4ee5614c3ffec326 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912837409472512 |