Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/6318
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas.
id UFT_1cb0eeaed0f7012797c4df6ff4f28095
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6318
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling SAMPAIO, Fernanda RodriguesSOARE, Thiago Barbosa2023-12-27T16:05:20Z2023-12-27T16:05:20Z2023-12-27SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6318O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas.This article aims to analyze, from the perspective of Discourse Analysis, advertisements of the brand Coca-Cola, in order to verify how the effects of meaning are engendered in three advertisements of this brand, The Coca Cola Company, which furnishes most of the food products (soft drinks and juices) in Brazil. For this analysis, the methodology used was Discourse Analysis, specifically the concepts of enunciation scenes developed by Dominique Maingueneau. These are: encompassing scene refers to the type of discourse; generic scene is related to the speech genre; scenography is related to what the reader sees, that is it, the staging that takes place from the encompassing and generic scenes; and ethos is related to the impression that the speaker goes beyond himself. As it is a famous brand, the advertisements have a large circulation, thus reaching many viewers, thus making the discursive analysis of its advertisements relevant.Universidade Federal do TocantinsPorto NacionalCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASPorto NacionalGraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAnálise do DiscursoAnúncios publicitáriosCenas de enunciaçãoEfeitos de sentidoDiscourse AnalysisAdvertisementsEnunciation scenesMeaning effectsDiscurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINAL_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdfapplication/pdf431168http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/1/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf7a1e95e98ae864b6587002521cfb87f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.txt_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain52204http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/3/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.txtd955a3bced61cf6332e83b6e66c61a16MD53THUMBNAIL_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.jpg_Fernanda Rodrigues Sampaio - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/4/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.jpgfa1c5801d26d940d4ee5614c3ffec326MD5411612/63182023-12-28 03:02:07.526oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-12-28T06:02:07Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
title Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
spellingShingle Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
SAMPAIO, Fernanda Rodrigues
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do Discurso
Anúncios publicitários
Cenas de enunciação
Efeitos de sentido
Discourse Analysis
Advertisements
Enunciation scenes
Meaning effects
title_short Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
title_full Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
title_fullStr Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
title_full_unstemmed Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
title_sort Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.
author SAMPAIO, Fernanda Rodrigues
author_facet SAMPAIO, Fernanda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMPAIO, Fernanda Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOARE, Thiago Barbosa
contributor_str_mv SOARE, Thiago Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do Discurso
Anúncios publicitários
Cenas de enunciação
Efeitos de sentido
Discourse Analysis
Advertisements
Enunciation scenes
Meaning effects
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Anúncios publicitários
Cenas de enunciação
Efeitos de sentido
Discourse Analysis
Advertisements
Enunciation scenes
Meaning effects
description O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T16:05:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T16:05:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/6318
identifier_str_mv SAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
url http://hdl.handle.net/11612/6318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Porto Nacional
CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
Porto Nacional
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Porto Nacional
CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
Porto Nacional
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/1/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/3/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6318/4/_Fernanda%20Rodrigues%20Sampaio%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a1e95e98ae864b6587002521cfb87f0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d955a3bced61cf6332e83b6e66c61a16
fa1c5801d26d940d4ee5614c3ffec326
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1813912837409472512