Teses e dissertações sobre Laboratório de Educação (Ensino de) Matemática defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/6549 |
Resumo: | A pesquisa aqui descrita foi realizada com o objetivo de compreender as abordagens das teses e dissertações sobre Laboratório de Educação Matemática e de Ensino de Matemática, defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021. É uma pesquisa de abordagem bibliográfica e de natureza qualitativa, na qual 25 teses de doutorado e dissertações de mestrado encontradas no portal de teses e dissertações da Capes. Os trabalhos foram analisados com base na identificação dos seguintes itens: a) Título; b) Problemas de pesquisas; c) Objetivos; d) Síntese metodológica e contexto da pesquisa; e) Principais resultados; f) Principais fundamentações teóricas sobre os laboratórios; g) materiais didáticos evidenciados nas pesquisas; e h) Conteúdos matemáticos destacados. Após as análises feitas com base nos itens identificados, emergiram as seguintes categorias: Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Laboratório de Ensino de Matemática na Educação Básica; Laboratório Interativo de Matemática em relação ao Laboratório de Ensino de Matemática; Laboratório de Educação Matemática na formação de professores; e Outras abordagens. A partir das observações e análises feitas com base em um referencial teórico apoiado por grandes pesquisadores na área, com destaque para Lorenzato (2006 e 2009), Rodrigues e Gazire (2015), Varizo e Civardi (2011) evidenciamos os seguintes resultados encontrados: grande parte dos trabalhos abordou o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) ao passo que uma pequena parte teve como foco o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), encontramos laboratórios com diferentes nomenclaturas mas que cumprem os mesmos objetivos pretendidos para o LEM, houve uma paridade entre pesquisas voltadas para a formação de professores e para a educação básica, tendo como referencial principal os seguintes autores: Sérgio Lorenzato, Ana Maria Silveira Turrioni, Zaíra da Cunha Melo Varizo, Fredy Coelho Rodrigues, e Ana Maria Nauiack Oliveira; nos quais todos os trabalhos apontaram benefícios relacionados ao uso desses ambientes, ao mesmo tempo em que foram observados obstáculos e limitações que impedem o uso e alcance pleno dos objetivos propostos para os laboratórios na Educação Matemática |
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Silva, Amanda FariasMoraes, Mônica Suelem Ferreira de2024-02-16T11:23:05Z2024-02-16T11:23:05Z2023-06-30SILVA, Amanda Farias. Teses e dissertações sobre Laboratório de Educação (Ensino de) Matemática defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021. 2023. 74 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6549A pesquisa aqui descrita foi realizada com o objetivo de compreender as abordagens das teses e dissertações sobre Laboratório de Educação Matemática e de Ensino de Matemática, defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021. É uma pesquisa de abordagem bibliográfica e de natureza qualitativa, na qual 25 teses de doutorado e dissertações de mestrado encontradas no portal de teses e dissertações da Capes. Os trabalhos foram analisados com base na identificação dos seguintes itens: a) Título; b) Problemas de pesquisas; c) Objetivos; d) Síntese metodológica e contexto da pesquisa; e) Principais resultados; f) Principais fundamentações teóricas sobre os laboratórios; g) materiais didáticos evidenciados nas pesquisas; e h) Conteúdos matemáticos destacados. Após as análises feitas com base nos itens identificados, emergiram as seguintes categorias: Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Laboratório de Ensino de Matemática na Educação Básica; Laboratório Interativo de Matemática em relação ao Laboratório de Ensino de Matemática; Laboratório de Educação Matemática na formação de professores; e Outras abordagens. A partir das observações e análises feitas com base em um referencial teórico apoiado por grandes pesquisadores na área, com destaque para Lorenzato (2006 e 2009), Rodrigues e Gazire (2015), Varizo e Civardi (2011) evidenciamos os seguintes resultados encontrados: grande parte dos trabalhos abordou o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) ao passo que uma pequena parte teve como foco o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), encontramos laboratórios com diferentes nomenclaturas mas que cumprem os mesmos objetivos pretendidos para o LEM, houve uma paridade entre pesquisas voltadas para a formação de professores e para a educação básica, tendo como referencial principal os seguintes autores: Sérgio Lorenzato, Ana Maria Silveira Turrioni, Zaíra da Cunha Melo Varizo, Fredy Coelho Rodrigues, e Ana Maria Nauiack Oliveira; nos quais todos os trabalhos apontaram benefícios relacionados ao uso desses ambientes, ao mesmo tempo em que foram observados obstáculos e limitações que impedem o uso e alcance pleno dos objetivos propostos para os laboratórios na Educação MatemáticaThe research described here was carried out with the objective of understanding the approaches of theses and dissertations on the Laboratory of Mathematics Education and Mathematics Teaching, defended in Brazil in the period from 2016 to 2021. It is a research with a bibliographical approach and of a qualitative nature, in which 25 doctoral theses and master's dissertations are found in Capes theses and dissertations portal. The works were analyzed based on the identification of the following items: a) Title; b) Research problems; c) Objectives; d) Methodological synthesis and research context; e) Main results; f) Main theoretical foundations about the laboratories; g) teaching materials evidenced in research; and h) Outstanding mathematical content. After the analyzes based on the identified items, the following categories emerged: Mathematics Teaching Laboratory in teacher training; Mathematics Teaching Laboratory in Basic Education; Interactive Mathematics Laboratory in relation to the Mathematics Teaching Laboratory; Mathematics Education Laboratory in teacher training; and Other Approaches. From the observations and analyzes made based on a theoretical framework supported by great researchers in the area, with emphasis on Lorenzato (2006 and 2009), Rodrigues and Gazire (2015), Varizo and Civardi (2011), we evidenced the following results: part of the works addressed the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) while a small part focused on the Mathematics Education Laboratory (LEMAT), we found laboratories with different nomenclatures but that fulfill the same objectives intended for the LEM, there was a parity between research focused on teacher training and basic education, having as main reference the following authors: Sérgio Lorenzato, Ana Maria Silveira Turrioni, Zaíra da Cunha Melo Varizo, Fredy Coelho Rodrigues, and Ana Maria Nauiack Oliveira; in which all works pointed out benefits related to the use of these environments, at the same time that obstacles and limitations were observed that prevent the use and full reach of the proposed objectives for laboratories in Mathematics EducationUniversidade Federal do TocantinsArraiasCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICAArraiasGraduaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALEMLEMATTeses e dissertaçõesEducação matemáticaTeses e dissertações sobre Laboratório de Educação (Ensino de) Matemática defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALTCC - Monografia Matemática - Amanda Farias Silva.pdfTCC - Monografia Matemática - Amanda Farias Silva.pdfapplication/pdf567876http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6549/1/TCC%20-%20Monografia%20Matem%c3%a1tica%20-%20Amanda%20Farias%20Silva.pdf23e5420596b1f212dc2f2ad4d7a2bbe8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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A pesquisa aqui descrita foi realizada com o objetivo de compreender as abordagens das teses e dissertações sobre Laboratório de Educação Matemática e de Ensino de Matemática, defendidas no Brasil no período de 2016 a 2021. É uma pesquisa de abordagem bibliográfica e de natureza qualitativa, na qual 25 teses de doutorado e dissertações de mestrado encontradas no portal de teses e dissertações da Capes. Os trabalhos foram analisados com base na identificação dos seguintes itens: a) Título; b) Problemas de pesquisas; c) Objetivos; d) Síntese metodológica e contexto da pesquisa; e) Principais resultados; f) Principais fundamentações teóricas sobre os laboratórios; g) materiais didáticos evidenciados nas pesquisas; e h) Conteúdos matemáticos destacados. Após as análises feitas com base nos itens identificados, emergiram as seguintes categorias: Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Laboratório de Ensino de Matemática na Educação Básica; Laboratório Interativo de Matemática em relação ao Laboratório de Ensino de Matemática; Laboratório de Educação Matemática na formação de professores; e Outras abordagens. A partir das observações e análises feitas com base em um referencial teórico apoiado por grandes pesquisadores na área, com destaque para Lorenzato (2006 e 2009), Rodrigues e Gazire (2015), Varizo e Civardi (2011) evidenciamos os seguintes resultados encontrados: grande parte dos trabalhos abordou o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) ao passo que uma pequena parte teve como foco o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), encontramos laboratórios com diferentes nomenclaturas mas que cumprem os mesmos objetivos pretendidos para o LEM, houve uma paridade entre pesquisas voltadas para a formação de professores e para a educação básica, tendo como referencial principal os seguintes autores: Sérgio Lorenzato, Ana Maria Silveira Turrioni, Zaíra da Cunha Melo Varizo, Fredy Coelho Rodrigues, e Ana Maria Nauiack Oliveira; nos quais todos os trabalhos apontaram benefícios relacionados ao uso desses ambientes, ao mesmo tempo em que foram observados obstáculos e limitações que impedem o uso e alcance pleno dos objetivos propostos para os laboratórios na Educação Matemática |
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