Tecnologias na educação:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andressa da Luz.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/6700
Resumo: A pesquisa visa identificar práticas didático-pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, especificamente jogos digitais, na formação de professores. O objetivo é analisar como essas tecnologias são integradas na formação docente, proporcionando oportunidades inclusivas de ensino/aprendizagem com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Durante o período de pesquisa foi possível a realização de levantamentos bibliográficos a partir da leitura de autores que trabalham a temática e a partir daí colocar as informações coletadas em formas de resumos e resenhas para que assim possa-se conseguir um maior arcabouço teórico, além da aplicação de questionário para levantamento de dados para identificar como as TIC estão sendo disponibilizadas e como são usadas pelos professores da educação básica e como os jogos digitais estão sendo utilizados como ferramenta didática. A partir dos resultados foi possível identificar que o uso das tecnologias educacionais não é tão presente na rotina de alguns professores, uma vez que as escolas sofrem com falta de recursos tecnológicos e de internet de qualidade, a formação continuada também é algo que deixa a desejar dentro das instituições de ensino, pois é algo muito superficial voltado apenas para a teoria podendo então investir na prática de oficinas e sugestões de como inserir as tecnologias educacionais e jogos digitais no cotidiano escolar, sendo de suma importância a inclusão de formação continuada mais elaborada unindo a teoria e prática, uma vez que a partir disso os professores consigam ampliar seus conhecimentos e trazer para sua prática pedagógica e acompanhem as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da informação e de jogos digitais que utilizados como ferramenta de análise geográfica proporcionam uma abordagem interativa e envolvente, simulando ambientes geográficos que permitam que os estudantes explorem e compreendam conceitos de forma prática.
id UFT_b8bdcda2b3719d35d17cd2fa29734175
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6700
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling SILVA, Andressa da Luz.QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte.2024-04-15T19:47:15Z2024-04-15T19:47:15Z2024-04-15SILVA, Andressa da Luz. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: jogos digitais como possibilidades de análise geográfica. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6700A pesquisa visa identificar práticas didático-pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, especificamente jogos digitais, na formação de professores. O objetivo é analisar como essas tecnologias são integradas na formação docente, proporcionando oportunidades inclusivas de ensino/aprendizagem com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Durante o período de pesquisa foi possível a realização de levantamentos bibliográficos a partir da leitura de autores que trabalham a temática e a partir daí colocar as informações coletadas em formas de resumos e resenhas para que assim possa-se conseguir um maior arcabouço teórico, além da aplicação de questionário para levantamento de dados para identificar como as TIC estão sendo disponibilizadas e como são usadas pelos professores da educação básica e como os jogos digitais estão sendo utilizados como ferramenta didática. A partir dos resultados foi possível identificar que o uso das tecnologias educacionais não é tão presente na rotina de alguns professores, uma vez que as escolas sofrem com falta de recursos tecnológicos e de internet de qualidade, a formação continuada também é algo que deixa a desejar dentro das instituições de ensino, pois é algo muito superficial voltado apenas para a teoria podendo então investir na prática de oficinas e sugestões de como inserir as tecnologias educacionais e jogos digitais no cotidiano escolar, sendo de suma importância a inclusão de formação continuada mais elaborada unindo a teoria e prática, uma vez que a partir disso os professores consigam ampliar seus conhecimentos e trazer para sua prática pedagógica e acompanhem as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da informação e de jogos digitais que utilizados como ferramenta de análise geográfica proporcionam uma abordagem interativa e envolvente, simulando ambientes geográficos que permitam que os estudantes explorem e compreendam conceitos de forma prática.The research aims to identify didactic-pedagogical practices related to the use of educational technologies, specifically digital games, in teacher training. The goal is to analyze how these technologies are integrated into teacher education, providing inclusive teaching/learning opportunities through the use of Information and Communication Technologies (ICT). During the research period, bibliographical surveys were conducted through the reading of authors who work on the subject. From there, the collected information was summarized and reviewed to build a more extensive theoretical framework. Additionally, a questionnaire was administered to gather data to identify how ICT is made available and used by teachers in basic education, as well as how digital games are employed as a didactic tool. The results revealed that the use of educational technologies is not as prevalent in the routine of some teachers. This is attributed to schools facing a lack of technological resources and quality internet. Continuous training is also lacking within educational institutions, often being superficial and focused solely on theory. It is suggested that more comprehensive ongoing training is crucial, incorporating theory and practical elements. Workshops and suggestions on how to integrate educational technologies and digital games into daily school life should be included. This becomes particularly important in bridging the gap between theory and practice, allowing teachers to expand their knowledge and adapt to the changes occurring in the world of information. Digital games, used as a tool for geographical analysis, offer an interactive and engaging approach by simulating geographical environments. This enables students to explore and understand concepts in a practical manner.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIAAraguaínaGraduaçãoAcesso Livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIATecnologias educacionais,Formação continuada,TIC,Educational Technologies,Continuing Education,ICT.Tecnologias na educação:jogos digitais como possibilidades de análise geográfica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdfANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdfapplication/pdf24771005http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/1/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdfaa068d2afb1863857d9aa4e1185482e2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf.txtANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf.txtExtracted texttext/plain52065http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/3/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdf.txt4b110fed271c00d33d9ca79b79b39994MD53THUMBNAILANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf.jpgANDRESSA DA LUZ SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/4/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdf.jpg7391d16cd13c2e10b5dead83d36d8360MD5411612/67002024-04-16 03:04:10.949oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2024-04-16T06:04:10Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias na educação:
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv jogos digitais como possibilidades de análise geográfica.
title Tecnologias na educação:
spellingShingle Tecnologias na educação:
SILVA, Andressa da Luz.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tecnologias educacionais,
Formação continuada,
TIC,
Educational Technologies,
Continuing Education,
ICT.
title_short Tecnologias na educação:
title_full Tecnologias na educação:
title_fullStr Tecnologias na educação:
title_full_unstemmed Tecnologias na educação:
title_sort Tecnologias na educação:
author SILVA, Andressa da Luz.
author_facet SILVA, Andressa da Luz.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Andressa da Luz.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte.
contributor_str_mv QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Tecnologias educacionais,
Formação continuada,
TIC,
Educational Technologies,
Continuing Education,
ICT.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educacionais,
Formação continuada,
TIC,
Educational Technologies,
Continuing Education,
ICT.
description A pesquisa visa identificar práticas didático-pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, especificamente jogos digitais, na formação de professores. O objetivo é analisar como essas tecnologias são integradas na formação docente, proporcionando oportunidades inclusivas de ensino/aprendizagem com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Durante o período de pesquisa foi possível a realização de levantamentos bibliográficos a partir da leitura de autores que trabalham a temática e a partir daí colocar as informações coletadas em formas de resumos e resenhas para que assim possa-se conseguir um maior arcabouço teórico, além da aplicação de questionário para levantamento de dados para identificar como as TIC estão sendo disponibilizadas e como são usadas pelos professores da educação básica e como os jogos digitais estão sendo utilizados como ferramenta didática. A partir dos resultados foi possível identificar que o uso das tecnologias educacionais não é tão presente na rotina de alguns professores, uma vez que as escolas sofrem com falta de recursos tecnológicos e de internet de qualidade, a formação continuada também é algo que deixa a desejar dentro das instituições de ensino, pois é algo muito superficial voltado apenas para a teoria podendo então investir na prática de oficinas e sugestões de como inserir as tecnologias educacionais e jogos digitais no cotidiano escolar, sendo de suma importância a inclusão de formação continuada mais elaborada unindo a teoria e prática, uma vez que a partir disso os professores consigam ampliar seus conhecimentos e trazer para sua prática pedagógica e acompanhem as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da informação e de jogos digitais que utilizados como ferramenta de análise geográfica proporcionam uma abordagem interativa e envolvente, simulando ambientes geográficos que permitam que os estudantes explorem e compreendam conceitos de forma prática.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-15T19:47:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-15T19:47:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Andressa da Luz. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: jogos digitais como possibilidades de análise geográfica. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/6700
identifier_str_mv SILVA, Andressa da Luz. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: jogos digitais como possibilidades de análise geográfica. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
url http://hdl.handle.net/11612/6700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso Livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso Livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/1/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/3/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6700/4/ANDRESSA%20DA%20LUZ%20SILVA%20-%20TCC%20-%20GEOGRAFIA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa068d2afb1863857d9aa4e1185482e2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4b110fed271c00d33d9ca79b79b39994
7391d16cd13c2e10b5dead83d36d8360
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111545498402816