Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsi, Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/35122
Resumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina. Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens. Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade. Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar. Nessa perspectiva, analisa-se a Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa, portanto como vertente da questão agrária. Diante disso, analisa a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento.
id UFU-10_a50afd0dbf6639d34918e72ecaa66327
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35122
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of LondrinaJuventude rural e a (des)valorização da lógica camponesa nas escolas do NRE de Londrina O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina. Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens. Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade. Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar. Nessa perspectiva, analisa-se a Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa, portanto como vertente da questão agrária. Diante disso, analisa a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento.EDUFU2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/3512210.14393/RCT112510Revista Campo-Território; v. 11 n. 25 Dez. (2016)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/35122/21803Copyright (c) 2016 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrsi, Alexandre2020-06-29T23:05:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35122Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-29T23:05:12Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
Juventude rural e a (des)valorização da lógica camponesa nas escolas do NRE de Londrina
title Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
spellingShingle Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
Orsi, Alexandre
title_short Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
title_full Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
title_fullStr Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
title_full_unstemmed Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
title_sort Rural youth and the devaluation of peasant logic in the NRE schools of the city of Londrina
author Orsi, Alexandre
author_facet Orsi, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsi, Alexandre
description O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina. Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens. Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade. Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar. Nessa perspectiva, analisa-se a Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa, portanto como vertente da questão agrária. Diante disso, analisa a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/35122
10.14393/RCT112510
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/35122
identifier_str_mv 10.14393/RCT112510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/35122/21803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 11 n. 25 Dez. (2016)
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121461690368