RURALITIES IN THE COMPREHENSION OF THE WINE TERRITORIES AND THEIR IDENTITY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo - Território |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17339 |
Resumo: | O estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão. Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores sociais que constituem o território dos "Vinhos da Campanha" e suas perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios - como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido - resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades acabam por sintetizar novas formas de apropriação do espaço, novas territorialidades, agregando funcionalidades ao rural, o que aumenta sua complexidade, trazendo novas oportunidades e desafios. Ao mesmo tempo, podem ser observados fatores que ligam as novas ruralidades a princípios de sustentabilidade, dentro de um escopo social e territorial. |
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RURALITIES IN THE COMPREHENSION OF THE WINE TERRITORIES AND THEIR IDENTITYRuralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidade RuralidadesTerritórios do vinhoIdentidadeVinhos da CampanhaCampanha GaúchaO estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão. Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores sociais que constituem o território dos "Vinhos da Campanha" e suas perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios - como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido - resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades acabam por sintetizar novas formas de apropriação do espaço, novas territorialidades, agregando funcionalidades ao rural, o que aumenta sua complexidade, trazendo novas oportunidades e desafios. Ao mesmo tempo, podem ser observados fatores que ligam as novas ruralidades a princípios de sustentabilidade, dentro de um escopo social e territorial.EDUFU2013-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/1733910.14393/RCT81517339Revista Campo-Território; v. 8 n. 15 Fev. (2013)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17339/12061Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Shana SabbadoMedeiros, Rosa Maria Vieira2022-12-06T14:39:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17339Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-06T14:39Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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