Comportamento dos consumidores de vinhos finos: um estudo de caso na empresa Guatambu estância do vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vânia Regina Carballo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3085
Resumo: Este trabalho objetivou identificar o perfil dos consumidores de vinhos finos produzidos na Campanha Gaúcha e suas preferências. O comportamento do consumidor está intimamente ligado ao resultado final na organização estudada, conseqüentemente identificando aumento no volume das vendas. Trata-se de um estudo de caso na empresa Guatambu Estância do Vinho e quanto à natureza trata se de uma pesquisa qualitativa, predominantemente quantitativa com níveis de pesquisa exploratória e descritiva. Para o levantamento dos dados foi utilizada a escala List Of Valeus que permitiu responder o que é realmente importante para o consumidor de vinhos no processo de decisão de compra. Como resultado mais significativo pode-se destacar que o acréscimo na rotatividade das vendas pode ser conquistado por meio de programas de marketing direcionado aos itens que esse consumidor mais valoriza, uma vez que na pesquisa a amizade foi o item mais enaltecido pelos entrevistados, independente de gênero, idade, instrução e renda familiar. A pesquisa de marketing possibilitou uma noção da complexidade do tema e do que é mais importante, no momento da escolha pelo produto que mais agrade esse consumidor que a cada dia está mais exigente e solicita informações mais completas a respeito do vinho que escolheu para o consumo. De acordo com a pesquisa, o consumidor de vinhos finos leva em consideração o fator preço, variedade da uva e marca, valoriza a região de procedência, as premiações conquistadas e se as uvas são produzidas de maneira ambientalmente correta. Ter acesso a essas informações no rótulo é fundamental sob o ponto de vista do consumidor. Esta pesquisa possibilita à organização estabelecer com mais propriedade uma orientação de marketing mais objetiva e direcionada ao seu consumidor que segundo os resultados bebe vinho porque dá prazer e considera as degustações a forma mais atrativa de conhecer novos sabores. A partir dos resultados da pesquisa ações pontuais de marketing da empresa Guatambu Estância do Vinho resultarão numa relação mais estreita com o seu consumidor.
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Para o levantamento dos dados foi utilizada a escala List Of Valeus que permitiu responder o que é realmente importante para o consumidor de vinhos no processo de decisão de compra. Como resultado mais significativo pode-se destacar que o acréscimo na rotatividade das vendas pode ser conquistado por meio de programas de marketing direcionado aos itens que esse consumidor mais valoriza, uma vez que na pesquisa a amizade foi o item mais enaltecido pelos entrevistados, independente de gênero, idade, instrução e renda familiar. A pesquisa de marketing possibilitou uma noção da complexidade do tema e do que é mais importante, no momento da escolha pelo produto que mais agrade esse consumidor que a cada dia está mais exigente e solicita informações mais completas a respeito do vinho que escolheu para o consumo. De acordo com a pesquisa, o consumidor de vinhos finos leva em consideração o fator preço, variedade da uva e marca, valoriza a região de procedência, as premiações conquistadas e se as uvas são produzidas de maneira ambientalmente correta. Ter acesso a essas informações no rótulo é fundamental sob o ponto de vista do consumidor. Esta pesquisa possibilita à organização estabelecer com mais propriedade uma orientação de marketing mais objetiva e direcionada ao seu consumidor que segundo os resultados bebe vinho porque dá prazer e considera as degustações a forma mais atrativa de conhecer novos sabores. A partir dos resultados da pesquisa ações pontuais de marketing da empresa Guatambu Estância do Vinho resultarão numa relação mais estreita com o seu consumidor.This study aimed at identify the profile of consumers of wines produced in the Campaign Gaucha and their most relevant preferences. Consumer behavior is closely linked to the final result in the organization studied, consequentlyidentifying an increase in the volume of their sales. This is a case study on the company Guatambu Estancia Wine and the nature it is a qualitative research, predominantly quantitative at levels of exploratory and descriptive research. For Data collection was utilized the scale List Of Valens that allowed answer what is really important for the wine consumer in the purchase decision process. As a result it is possible to highlight more significant than theincrease in sales turnover can be achieved through marketing programs directed to the items that the consumer values with greater emphasis, since the research ties of friendship was most exalted by interviewees regardless of gender, age, education level and family Marketing research has enabled a sense of the complexity of this issue and what is more important, in choosing the product that pleases the consumer is that each day is more demanding and more complete information requests about the wine chosen for consumption. According to the survey, the consumer of fine wines takes into account the price factor, grape variety and brand values the region of origin, awards won and if the grapes are produced in an environmentally proper manner. Having access to this information on the label is crucial from the point of view of the consumer. This research enables the organization to establish one more property marketing orientation more objective and directed to its consumer according to results because it gives pleasure to drink wine tastings and considers the most attractive to discover new flavors. Based on the search results specific actions marketing Guatambu Wine Estancia result in a closer relationship with your consumer.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAVinhos da campanha gaúchaMarketingConsumidores de vinhoVictims of the gaucho campaignWine ConsumersComportamento dos consumidores de vinhos finos: um estudo de caso na empresa Guatambu estância do vinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALVÂNIA REGINA CARBALLO GONÇALVES.pdfVÂNIA REGINA CARBALLO GONÇALVES.pdfVânia Regina Carballo Gonçalves 2013application/pdf2588621https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3085/1/V%c3%82NIA%20REGINA%20CARBALLO%20GON%c3%87ALVES.pdffb264cbb216f368b5dfecb25151c1eb4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3085/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTVÂNIA REGINA CARBALLO GONÇALVES.pdf.txtVÂNIA REGINA CARBALLO GONÇALVES.pdf.txtExtracted texttext/plain117866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3085/3/V%c3%82NIA%20REGINA%20CARBALLO%20GON%c3%87ALVES.pdf.txte38c54ca55dfc43c6a25742ad012712bMD53riu/30852018-11-14 16:12:09.815oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-11-14T18:12:09Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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