ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno-Rezende, Maxsuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bravin, André Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27570
Resumo: Este trabalho discute as contribuições e aplicabilidades do Sistema Personalizado de Ensino (PSI). Contrastaram-se duas experiências: um curso que fez uso do PSI; monitoria em disciplina que fez uso parcial do PSI. Observou-se que para os critérios "objetivos pré-estabelecidos" e "curso em unidades de grau crescente de dificuldade", não houve diferença entre as experiências. Para "proficiência", "ritmo próprio do aluno" e "ênfase na escrita", a experiência do PSI foi superior. Já para "feedback imediato" e "uso de monitores", o PSI demonstrou-se superior embora a adequação no uso parcial do PSI pareça possível. Discute-se que a utilização integral do PSI esbarra em metacontingências cerimoniais, e que uma mudança na concepção ensino/aprendizagem precisa acontecer para que o PSI seja plenamente utilizado.
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