O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554 |
Resumo: | Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil. |
id |
UFU-11_91730c517807b55a195b3c75e318f53b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27554 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTILbrincarteoria da atividadeleontiev.Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554/15108Silva, Jorge Luiz daOliveira, Wanderlei Abadio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-06T17:41:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27554Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T17:41:56Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL Silva, Jorge Luiz da brincar teoria da atividade leontiev. |
title_short |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Silva, Jorge Luiz da |
author_facet |
Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Wanderlei Abadio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincar teoria da atividade leontiev. |
topic |
brincar teoria da atividade leontiev. |
description |
Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27554/15108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 1 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280066547712 |