PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37226 |
Resumo: | Este estudo relata uma experiência de estágio básico, onde filmes foram utilizados como mediadores em processo grupal, no acolhimento a estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. As atividades ocorreram semanalmente, com participação de cinco voluntários, no ambiente escolar dos mesmos, e foram desenvolvidas por três estudantes de Psicologia. No início e final dos encontros ocorreu a avaliação do projeto, quando responderam a questionários. O grupo operou em modalidade fechada, totalizando nove encontros, nos quais nove filmes comerciais foram exibidos. O trabalho grupal e a linguagem fílmica possibilitaram acolher angústias e desejos dos estudantes, caracterizando a linguagem fílmica como facilitadora de diálogos e promotora de saúde. |
id |
UFU-11_b9e069c7391447d5e8316f8820378254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37226 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOScinemaprocessos grupaisgrupo operativo.Este estudo relata uma experiência de estágio básico, onde filmes foram utilizados como mediadores em processo grupal, no acolhimento a estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. As atividades ocorreram semanalmente, com participação de cinco voluntários, no ambiente escolar dos mesmos, e foram desenvolvidas por três estudantes de Psicologia. No início e final dos encontros ocorreu a avaliação do projeto, quando responderam a questionários. O grupo operou em modalidade fechada, totalizando nove encontros, nos quais nove filmes comerciais foram exibidos. O trabalho grupal e a linguagem fílmica possibilitaram acolher angústias e desejos dos estudantes, caracterizando a linguagem fílmica como facilitadora de diálogos e promotora de saúde.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3722610.14393/PPv20n2a2016-13Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37226/19673Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriela BorgesSouza, Hugo Ribeiro deMachado, Luccas SilvaSanteiro, Tales VilelaNaves, Renata Magalhães2020-09-02T01:03:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37226Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2020-09-02T01:03:53Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
title |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
spellingShingle |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS Carvalho, Gabriela Borges cinema processos grupais grupo operativo. |
title_short |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
title_full |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
title_fullStr |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
title_sort |
PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS |
author |
Carvalho, Gabriela Borges |
author_facet |
Carvalho, Gabriela Borges Souza, Hugo Ribeiro de Machado, Luccas Silva Santeiro, Tales Vilela Naves, Renata Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Hugo Ribeiro de Machado, Luccas Silva Santeiro, Tales Vilela Naves, Renata Magalhães |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Gabriela Borges Souza, Hugo Ribeiro de Machado, Luccas Silva Santeiro, Tales Vilela Naves, Renata Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema processos grupais grupo operativo. |
topic |
cinema processos grupais grupo operativo. |
description |
Este estudo relata uma experiência de estágio básico, onde filmes foram utilizados como mediadores em processo grupal, no acolhimento a estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. As atividades ocorreram semanalmente, com participação de cinco voluntários, no ambiente escolar dos mesmos, e foram desenvolvidas por três estudantes de Psicologia. No início e final dos encontros ocorreu a avaliação do projeto, quando responderam a questionários. O grupo operou em modalidade fechada, totalizando nove encontros, nos quais nove filmes comerciais foram exibidos. O trabalho grupal e a linguagem fílmica possibilitaram acolher angústias e desejos dos estudantes, caracterizando a linguagem fílmica como facilitadora de diálogos e promotora de saúde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37226 10.14393/PPv20n2a2016-13 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37226 |
identifier_str_mv |
10.14393/PPv20n2a2016-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37226/19673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280506949632 |