HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Priscila de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Margarette Matesco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499
Resumo: A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades.
id UFU-11_c2c52faa76dbbb8fda4bef79e3c4cb2a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32499
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOTDAHhabilidades sociais educativastarefa escolar.A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2015-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 2 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499/17500Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Priscila deRocha, Margarette Matesco2015-12-06T20:31:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32499Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T20:31:17Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Andrade, Priscila de
TDAH
habilidades sociais educativas
tarefa escolar.
title_short HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author Andrade, Priscila de
author_facet Andrade, Priscila de
Rocha, Margarette Matesco
author_role author
author2 Rocha, Margarette Matesco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Priscila de
Rocha, Margarette Matesco
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
habilidades sociais educativas
tarefa escolar.
topic TDAH
habilidades sociais educativas
tarefa escolar.
description A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499/17500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 2 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280458715136