HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499 |
Resumo: | A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades. |
id |
UFU-11_c2c52faa76dbbb8fda4bef79e3c4cb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32499 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOTDAHhabilidades sociais educativastarefa escolar.A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2015-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 2 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499/17500Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Priscila deRocha, Margarette Matesco2015-12-06T20:31:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32499Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-12-06T20:31:17Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
spellingShingle |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Andrade, Priscila de TDAH habilidades sociais educativas tarefa escolar. |
title_short |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_fullStr |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full_unstemmed |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_sort |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TDAH E EFEITOS PARA REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
author |
Andrade, Priscila de |
author_facet |
Andrade, Priscila de Rocha, Margarette Matesco |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Margarette Matesco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Priscila de Rocha, Margarette Matesco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH habilidades sociais educativas tarefa escolar. |
topic |
TDAH habilidades sociais educativas tarefa escolar. |
description |
A pesquisa buscou identificar as habilidades sociais educativas emitidas por cuidadores de crianças com TDAH e a classe de comportamentos denominados ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) apresentadas pelas crianças. Participaram da pesquisa quatro cuidadores e seus filhos/neto com diagnóstico de TDAH, sendo duas crianças com desempenho escolar satisfatório e duas com desempenho escolar insatisfatório. As díades foram filmadas em uma situação estruturada para a realização de uma tarefa semelhante à tarefa escolar. Os dados revelaram que os cuidadores de crianças com desempenho escolar satisfatório emitiram maior frequência de habilidades sociais educativas e que essas crianças apresentam mais comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e maior acurácia nas atividades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32499/17500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 19 n. 2 (2015): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280458715136 |