Instrumento de avaliação de TDAH adulto: prejuízos nas habilidades sociais que impactam a rotina de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melani, Ily Luna
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ramos, Guilherme Alcântara, Barbosa, Felipe Miranda, Nogueira, Alexia Ferreira, Freitas, Michele dos Santos, Souza, Neilice Matos de, Cordeiro, Bruno Gadonski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68248
Resumo: Estudos realizados com adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apontam que as manifestações de déficit de atenção em adultos são mais evidentes no ambiente de trabalho, com consequências como insucesso ocupacional e insatisfação laboral. As habilidades sociais estão diretamente interligadas com a eficácia individual e grupal de trabalhadores no ambiente de trabalho. Estudos em habilidades sociais de profissionais otimizam os resultados organizacionais e ajudam organizações e profissionais a se destacarem. A partir desta perspectiva, o presente projeto apresenta a criação de um instrumento de avaliação de TDAH adulto, a fim de avaliar prejuízos nas habilidades sociais de colaboradores que impactam a rotina de trabalho. Para tanto, foram avaliados critérios diagnósticos de TDAH adulto estabelecidos pelo DSM-5 (2013) e DSM-5-TR – uma vez que não há mudanças significativas na classificação deste transtorno na versão mais atualizada; artigos a respeito das especificidades do transtorno na fase adulta; conceitos de habilidades sociais no trabalho e seus prejuízos em pessoas com TDAH; e escalas preexistentes para avaliação de TDAH. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de delimitar características de avaliações psicológicas para criação e validação de instrumentos. Na discussão fica evidente que desenvolver um bom repertório em habilidades sociais é considerado um fator de proteção na prevenção de psicopatologias como depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. Além disso, está associado ainda com resultados profissionais mais satisfatórios e à vontade do funcionário em permanecer no mesmo emprego. O instrumento desenvolvido, com 40 itens em formato de escala Likert, possibilita estabelecer áreas de dificuldades relacionadas às habilidades sociais de adultos com TDAH no ambiente laboral e contribui para a melhoria da qualidade de vida do trabalho. Pode funcionar como instrumento inicial de apoio em avaliações psicológicas e indicar prejuízos a serem aprofundados. 
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