O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jeane Oliveira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Assis, Maria de Fátima Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577
Resumo: O presente trabalho aborda os fenômenos transicionais, de onde germina o brincar, teoria elaborada por D. W. Winnicott. Trata-se de pesquisa de natureza teórica e bibliográfica, realizada em periódicos, livros, teses e dissertações referentes aos últimos cinco anos (2009-2014). Pretende-se refletir sobre as possíveis relações entre o contexto sócio-histórico da atualidade, (influenciado pela aceleração tecnológica e a temporalidade veloz) e o brincar. A partir das leituras realizadas, verificamos que há um recuo de espaços potenciais, do brincar e da narrativa no âmbito da infância, na atualidade. Argumentamos que o trabalho da psicoterapia, aliado ao uso de histórias na clínica, facilitam o surgimento dos fenômenos transicionais, espaço-tempo do brincar.
id UFU-11_fb4149d48841b5d017a5b8c9a2c81a39
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28577
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADObrincarfenômenos transicionaistemporalidade velozuso de histórias.O presente trabalho aborda os fenômenos transicionais, de onde germina o brincar, teoria elaborada por D. W. Winnicott. Trata-se de pesquisa de natureza teórica e bibliográfica, realizada em periódicos, livros, teses e dissertações referentes aos últimos cinco anos (2009-2014). Pretende-se refletir sobre as possíveis relações entre o contexto sócio-histórico da atualidade, (influenciado pela aceleração tecnológica e a temporalidade veloz) e o brincar. A partir das leituras realizadas, verificamos que há um recuo de espaços potenciais, do brincar e da narrativa no âmbito da infância, na atualidade. Argumentamos que o trabalho da psicoterapia, aliado ao uso de histórias na clínica, facilitam o surgimento dos fenômenos transicionais, espaço-tempo do brincar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 1 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577/15871Souza, Jeane Oliveira deAssis, Maria de Fátima Pessoa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-05T13:19:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28577Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-03-05T13:19:09Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
title O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
spellingShingle O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
Souza, Jeane Oliveira de
brincar
fenômenos transicionais
temporalidade veloz
uso de histórias.
title_short O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
title_full O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
title_fullStr O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
title_full_unstemmed O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
title_sort O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
author Souza, Jeane Oliveira de
author_facet Souza, Jeane Oliveira de
Assis, Maria de Fátima Pessoa de
author_role author
author2 Assis, Maria de Fátima Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jeane Oliveira de
Assis, Maria de Fátima Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
fenômenos transicionais
temporalidade veloz
uso de histórias.
topic brincar
fenômenos transicionais
temporalidade veloz
uso de histórias.
description O presente trabalho aborda os fenômenos transicionais, de onde germina o brincar, teoria elaborada por D. W. Winnicott. Trata-se de pesquisa de natureza teórica e bibliográfica, realizada em periódicos, livros, teses e dissertações referentes aos últimos cinco anos (2009-2014). Pretende-se refletir sobre as possíveis relações entre o contexto sócio-histórico da atualidade, (influenciado pela aceleração tecnológica e a temporalidade veloz) e o brincar. A partir das leituras realizadas, verificamos que há um recuo de espaços potenciais, do brincar e da narrativa no âmbito da infância, na atualidade. Argumentamos que o trabalho da psicoterapia, aliado ao uso de histórias na clínica, facilitam o surgimento dos fenômenos transicionais, espaço-tempo do brincar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28577/15871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 1 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280122122240