O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500 |
Resumo: | A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua. |
id |
UFU-12_186f3e13c9204342c7bc13cbe9ed744c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11500 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola públicaImaginárioLíngua InglesaAnálise do Discurso A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua. PP/UFU2011-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1150010.14393/DL5-v3n1a2009-6Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 No. 1 (2009): Número atemático.; 135-163Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 Núm. 1 (2009): Número atemático.; 135-163Domínios de Lingu@gem; v. 3 n. 1 (2009): Número atemático.; 135-1631980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500/6779Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiubhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAiub, Giovani Forgiarini2022-09-14T20:10:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11500Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-14T20:10:04Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
title |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
spellingShingle |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública Aiub, Giovani Forgiarini Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
title_short |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
title_full |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
title_fullStr |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
title_full_unstemmed |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
title_sort |
O imaginário sobre a importância da língua inglesa na escola pública |
author |
Aiub, Giovani Forgiarini |
author_facet |
Aiub, Giovani Forgiarini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aiub, Giovani Forgiarini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
topic |
Imaginário Língua Inglesa Análise do Discurso |
description |
A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a língua inglesa, se caracteriza principalmente pela sua alta taxa de insucesso. Além disso, o ensino destas outras línguas, como vem sendo concebido nos dias de hoje, tem uma base estritamente linguística, supondo a língua homogênea e transparente, e o sujeito como centrado, idealizado e dono de seu dizer. Este trabalho, filiado à Teoria da Análise do Discurso de vertente francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância de ensinar e de aprender inglês neste contexto, busca saber qual o imaginário do professor e do aluno sobre a relevância da língua inglesa. Busca saber também qual imagem que eles têm sobre este referente. Para tanto, foram questionados professores e alunos do ensino fundamental e médio que já tenham passado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender esta outra língua. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500 10.14393/DL5-v3n1a2009-6 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL5-v3n1a2009-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11500/6779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiub http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Giovani Forgiarini Aiub http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 No. 1 (2009): Número atemático.; 135-163 Domínios de Lingu@gem; Vol. 3 Núm. 1 (2009): Número atemático.; 135-163 Domínios de Lingu@gem; v. 3 n. 1 (2009): Número atemático.; 135-163 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713111130112 |