A Linguagem Visual na Web: o uso de signos não verbais nos websites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perroni da Silva, Glayse Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-12
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12430
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de discutir o uso da linguagem visual na Web e de identificar os signos não verbais que aparecem nos websites. Foram capturadas imagens das páginas de dois sites disponíveis na Internet, o da Google e o da Folha.com. Com isto, foi feita uma análise dos casos de ocorrência da linguagem visual, utilizando a metodologia baseada em Joly (2003) e alguns preceitos de Dondis (2003), Aumont (1993) e Filho (2009). Os resultados do estudo mostraram que quanto mais informação o site disponibiliza, mais signos não verbais ele usa Percebeu-se que todos os signos visuais comunicam uma mensagem, que pode ser uma referência a uma ação, um complemento ou reforço a um signo verbal ou uma manifestação do estilo do site. O tipo de conteúdo que se deseja expressar, a forma como ele deve ser expresso e o público a quem se destina são fatores determinantes no uso da linguagem visual. Os resultados também mostraram que os signos não verbais são significantes e que eles contêm um sentido implícita ou explicitamente expresso, o qual deve ser interpretado pelo seu receptor.
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