As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa-Machado, Tatiane Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21663
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático "Hoje é dia de Português" de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente "conversar" sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.
id UFU-12_84741738d9be346ef17ceee0049c5339
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21663
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamentalOralidade. LetramentoLivro didáticoEnsino Fundamental.Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático "Hoje é dia de Português" de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente "conversar" sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2166310.14393/DL13-v7n1a2013-12Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 224-244Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 224-244Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 224-2441980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21663/12565Copyright (c) 2013 Tatiane Henrique Sousa-Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa-Machado, Tatiane Henrique2016-07-12T19:46:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21663Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:46:46Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
title As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
Sousa-Machado, Tatiane Henrique
Oralidade. Letramento
Livro didático
Ensino Fundamental.
title_short As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
title_full As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
title_sort As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
author Sousa-Machado, Tatiane Henrique
author_facet Sousa-Machado, Tatiane Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa-Machado, Tatiane Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade. Letramento
Livro didático
Ensino Fundamental.
topic Oralidade. Letramento
Livro didático
Ensino Fundamental.
description Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático "Hoje é dia de Português" de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente "conversar" sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21663
10.14393/DL13-v7n1a2013-12
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21663
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v7n1a2013-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21663/12565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Tatiane Henrique Sousa-Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Tatiane Henrique Sousa-Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 224-244
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 224-244
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 224-244
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713676312576