Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sibele Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310
Resumo: As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.
id UFU-13_0b95702b1358c7e8292ff516a8316960
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20310
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultosEducação Popular em SaúdeAs ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.Universidade Federal de Uberlândia2013-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2031010.14393/REP-2012-20310Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310/11899Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sibele Cristina2022-12-05T01:49:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20310Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-05T01:49:43Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
title Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
spellingShingle Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
Ribeiro, Sibele Cristina
Educação Popular em Saúde
title_short Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
title_full Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
title_fullStr Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
title_full_unstemmed Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
title_sort Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
author Ribeiro, Sibele Cristina
author_facet Ribeiro, Sibele Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sibele Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular em Saúde
topic Educação Popular em Saúde
description As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310
10.14393/REP-2012-20310
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310
identifier_str_mv 10.14393/REP-2012-20310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310/11899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899812900864