Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310 |
Resumo: | As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde. |
id |
UFU-13_0b95702b1358c7e8292ff516a8316960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20310 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultosEducação Popular em SaúdeAs ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.Universidade Federal de Uberlândia2013-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2031010.14393/REP-2012-20310Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310/11899Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sibele Cristina2022-12-05T01:49:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20310Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-05T01:49:43Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
title |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
spellingShingle |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos Ribeiro, Sibele Cristina Educação Popular em Saúde |
title_short |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
title_full |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
title_fullStr |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
title_sort |
Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos |
author |
Ribeiro, Sibele Cristina |
author_facet |
Ribeiro, Sibele Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sibele Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular em Saúde |
topic |
Educação Popular em Saúde |
description |
As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310 10.14393/REP-2012-20310 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2012-20310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310/11899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Sibele Cristina Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899812900864 |