Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canda, Cilene Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.
id UFU-13_18c00cd34b4747ec5c0a1810a3d0f625
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20182
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicosConscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultosO presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.Universidade Federal de Uberlândia2012-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigo de caráter qualitativo, por meio de pesquisa empírica e teórica com base participativaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2018210.14393/REP-2012-20182Revista de Educação Popular; v. 11 n. 1 (2012): Revista de Educação Popular1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182/10768Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Candahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanda, Cilene Nascimento2022-12-05T01:56:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20182Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-05T01:56:37Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
title Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
spellingShingle Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
Canda, Cilene Nascimento
Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos
title_short Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
title_full Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
title_fullStr Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
title_full_unstemmed Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
title_sort Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
author Canda, Cilene Nascimento
author_facet Canda, Cilene Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canda, Cilene Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos
topic Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos
description O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo de caráter qualitativo, por meio de pesquisa empírica e teórica com base participativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182
10.14393/REP-2012-20182
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182
identifier_str_mv 10.14393/REP-2012-20182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182/10768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Canda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Canda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 11 n. 1 (2012): Revista de Educação Popular
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899412344832