Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos. |
id |
UFU-13_18c00cd34b4747ec5c0a1810a3d0f625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20182 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicosConscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultosO presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.Universidade Federal de Uberlândia2012-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigo de caráter qualitativo, por meio de pesquisa empírica e teórica com base participativaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2018210.14393/REP-2012-20182Revista de Educação Popular; v. 11 n. 1 (2012): Revista de Educação Popular1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182/10768Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Candahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanda, Cilene Nascimento2022-12-05T01:56:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20182Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-05T01:56:37Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
title |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
spellingShingle |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos Canda, Cilene Nascimento Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos |
title_short |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
title_full |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
title_fullStr |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
title_full_unstemmed |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
title_sort |
Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos |
author |
Canda, Cilene Nascimento |
author_facet |
Canda, Cilene Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canda, Cilene Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos |
topic |
Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Artigo de caráter qualitativo, por meio de pesquisa empírica e teórica com base participativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182 10.14393/REP-2012-20182 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2012-20182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182/10768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Canda https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cilene Nascimento Canda https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 11 n. 1 (2012): Revista de Educação Popular 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899412344832 |