(Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balduino, Grazielle Eloísa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cunha, Myrtes Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743
Resumo: Pode a educação escolar ser significativa para as crianças nos dias de hoje? O que podemos aprender com as crianças sobre o ensinar-aprender na escola? O presente trabalho pretendeu conhecer modos de envolvimento das crianças entre si, com os conteúdos escolares e com o conhecimento no âmbito da escola. Propomo-nos a analisar atividades escolares de matemática, desenvolvidas em sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, análise realizada no âmbito de uma pesquisa maior em andamento que envolve conhecer e trabalhar com culturas infantis. A primeira atividade apresentada às crianças consistiu em resolver problemas matemáticos, envolvendo a soma e a subtração; a segunda, na realização de um bingo contendo tais operações. Verificamos que produzir com as crianças, ao invés de realizarmos atividades planejadas para elas, nos permitiu compreender melhor seus interesses, possibilidades, jeitos de aprender, modos de interagir e de produzir algo próprio, com destaque para o fato de que as crianças são sujeitos criativos que ressignificam o conhecimento e transformam as atividades propostas e, assim, nos ensinam sobre como podem aprender.
id UFU-13_2cb4629910ffa50d5fa4046c87dbcf07
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21743
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escolaeducaçãoreaprendercriançasPode a educação escolar ser significativa para as crianças nos dias de hoje? O que podemos aprender com as crianças sobre o ensinar-aprender na escola? O presente trabalho pretendeu conhecer modos de envolvimento das crianças entre si, com os conteúdos escolares e com o conhecimento no âmbito da escola. Propomo-nos a analisar atividades escolares de matemática, desenvolvidas em sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, análise realizada no âmbito de uma pesquisa maior em andamento que envolve conhecer e trabalhar com culturas infantis. A primeira atividade apresentada às crianças consistiu em resolver problemas matemáticos, envolvendo a soma e a subtração; a segunda, na realização de um bingo contendo tais operações. Verificamos que produzir com as crianças, ao invés de realizarmos atividades planejadas para elas, nos permitiu compreender melhor seus interesses, possibilidades, jeitos de aprender, modos de interagir e de produzir algo próprio, com destaque para o fato de que as crianças são sujeitos criativos que ressignificam o conhecimento e transformam as atividades propostas e, assim, nos ensinam sobre como podem aprender.Universidade Federal de Uberlândia2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2174310.14393/rep-v12n22013-rel03Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 134-1441982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743/13477https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalduino, Grazielle EloísaCunha, Myrtes Dias da2023-03-31T14:36:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21743Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-31T14:36:39Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
title (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
spellingShingle (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
Balduino, Grazielle Eloísa
educação
reaprender
crianças
title_short (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
title_full (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
title_fullStr (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
title_full_unstemmed (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
title_sort (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola
author Balduino, Grazielle Eloísa
author_facet Balduino, Grazielle Eloísa
Cunha, Myrtes Dias da
author_role author
author2 Cunha, Myrtes Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balduino, Grazielle Eloísa
Cunha, Myrtes Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv educação
reaprender
crianças
topic educação
reaprender
crianças
description Pode a educação escolar ser significativa para as crianças nos dias de hoje? O que podemos aprender com as crianças sobre o ensinar-aprender na escola? O presente trabalho pretendeu conhecer modos de envolvimento das crianças entre si, com os conteúdos escolares e com o conhecimento no âmbito da escola. Propomo-nos a analisar atividades escolares de matemática, desenvolvidas em sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, análise realizada no âmbito de uma pesquisa maior em andamento que envolve conhecer e trabalhar com culturas infantis. A primeira atividade apresentada às crianças consistiu em resolver problemas matemáticos, envolvendo a soma e a subtração; a segunda, na realização de um bingo contendo tais operações. Verificamos que produzir com as crianças, ao invés de realizarmos atividades planejadas para elas, nos permitiu compreender melhor seus interesses, possibilidades, jeitos de aprender, modos de interagir e de produzir algo próprio, com destaque para o fato de que as crianças são sujeitos criativos que ressignificam o conhecimento e transformam as atividades propostas e, assim, nos ensinam sobre como podem aprender.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743
10.14393/rep-v12n22013-rel03
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743
identifier_str_mv 10.14393/rep-v12n22013-rel03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743/13477
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 134-144
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897362378752