Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno-Pérez, Norma Elvira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070
Resumo: Este texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual.
id UFU-13_80c094c419a78349655e83aae405b5b9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48070
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermeríaExperiência de aprendizagem cooperativa em aula, em uma unidade de ensino de EnfermagemAprendizagem cooperativaEnsino universitárioEnfermagemMéxicoAprendizaje cooperativoEducación universitariaEnfermeríaMexicoEste texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual.Este artículo presenta la reflexión de una experiencia didáctica basada en el aprendizaje cooperativo en aula con estudiantes universitarios de enfermería, cuyo propósito fue conocer cuáles eran las percepciones de los estudiantes sobre esta estrategia de aprendizaje. La metodología se basó en observación del docente y un cuestionario de preguntas abiertas aplicado al grupo de interés considerando el anonimato, fue aplicado en una sola ocasión después de desarrollar actividades bajo la metodología de aprendizaje cooperativo. Las categorías de análisis fueron: a) integración de equipos, b) ubicación y colocación de equipos, c) distribución de roles al interior de equipos, d) significado del aprendizaje cooperativo. Todos los participantes expresaron que fue una estrategia nueva de aprendizaje, la mayoría refirieron dificultad para ubicarse físicamente con su equipo y estuvo de acuerdo en que asignar roles dentro del equipo facilita el trabajo y la corresponsabilidad, expresando significados positivos sobre la metodología. La conclusión es que el aprendizaje cooperativo es una estrategia que rompe esquemas tradicionales de aprendizaje a través del trabajo en equipo, privilegiando el aprendizaje cooperativo sobre el individual.El presente artículo presenta la reflexión de una experiencia didáctica basada en el aprendizaje cooperativo en aula con estudiantes universitarios, la cual se realizó a partir de la observación del mismo docente y de un breve cuestionario de preguntas abiertas aplicado al grupo de interés, se consideró que dicho cuestionario fuese anónimo e individual, el cual fue aplicado en una sola ocasión después de que ya se habían desarrollado varias actividades bajo de la metodología de trabajo cooperativo, y tenía el propósito de conocer cuáles eran las percepciones de los estudiantes sobre esta metodología de trabajo que para el cien por ciento de ellos era nueva.Universidade Federal de Uberlândia2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/4807010.14393/REP-v18n32019-48070Revista de Educação Popular; v. 18 n. 3 (2019): Revista de Educação Popular; 91-1081982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070/27872Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañedahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreno-Pérez, Norma ElviraGuerrero-Castañeda, Raúl Fernando2023-03-20T14:17:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48070Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-20T14:17:16Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
Experiência de aprendizagem cooperativa em aula, em uma unidade de ensino de Enfermagem
title Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
spellingShingle Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
Moreno-Pérez, Norma Elvira
Aprendizagem cooperativa
Ensino universitário
Enfermagem
México
Aprendizaje cooperativo
Educación universitaria
Enfermería
Mexico
title_short Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
title_full Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
title_fullStr Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
title_full_unstemmed Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
title_sort Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
author Moreno-Pérez, Norma Elvira
author_facet Moreno-Pérez, Norma Elvira
Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando
author_role author
author2 Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno-Pérez, Norma Elvira
Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino universitário
Enfermagem
México
Aprendizaje cooperativo
Educación universitaria
Enfermería
Mexico
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino universitário
Enfermagem
México
Aprendizaje cooperativo
Educación universitaria
Enfermería
Mexico
description Este texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070
10.14393/REP-v18n32019-48070
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070
identifier_str_mv 10.14393/REP-v18n32019-48070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070/27872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañeda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañeda
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 18 n. 3 (2019): Revista de Educação Popular; 91-108
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068898367963136