Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070 |
Resumo: | Este texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual. |
id |
UFU-13_80c094c419a78349655e83aae405b5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48070 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermeríaExperiência de aprendizagem cooperativa em aula, em uma unidade de ensino de EnfermagemAprendizagem cooperativaEnsino universitárioEnfermagemMéxicoAprendizaje cooperativoEducación universitariaEnfermeríaMexicoEste texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual.Este artículo presenta la reflexión de una experiencia didáctica basada en el aprendizaje cooperativo en aula con estudiantes universitarios de enfermería, cuyo propósito fue conocer cuáles eran las percepciones de los estudiantes sobre esta estrategia de aprendizaje. La metodología se basó en observación del docente y un cuestionario de preguntas abiertas aplicado al grupo de interés considerando el anonimato, fue aplicado en una sola ocasión después de desarrollar actividades bajo la metodología de aprendizaje cooperativo. Las categorías de análisis fueron: a) integración de equipos, b) ubicación y colocación de equipos, c) distribución de roles al interior de equipos, d) significado del aprendizaje cooperativo. Todos los participantes expresaron que fue una estrategia nueva de aprendizaje, la mayoría refirieron dificultad para ubicarse físicamente con su equipo y estuvo de acuerdo en que asignar roles dentro del equipo facilita el trabajo y la corresponsabilidad, expresando significados positivos sobre la metodología. La conclusión es que el aprendizaje cooperativo es una estrategia que rompe esquemas tradicionales de aprendizaje a través del trabajo en equipo, privilegiando el aprendizaje cooperativo sobre el individual.El presente artículo presenta la reflexión de una experiencia didáctica basada en el aprendizaje cooperativo en aula con estudiantes universitarios, la cual se realizó a partir de la observación del mismo docente y de un breve cuestionario de preguntas abiertas aplicado al grupo de interés, se consideró que dicho cuestionario fuese anónimo e individual, el cual fue aplicado en una sola ocasión después de que ya se habían desarrollado varias actividades bajo de la metodología de trabajo cooperativo, y tenía el propósito de conocer cuáles eran las percepciones de los estudiantes sobre esta metodología de trabajo que para el cien por ciento de ellos era nueva.Universidade Federal de Uberlândia2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/4807010.14393/REP-v18n32019-48070Revista de Educação Popular; v. 18 n. 3 (2019): Revista de Educação Popular; 91-1081982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070/27872Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañedahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreno-Pérez, Norma ElviraGuerrero-Castañeda, Raúl Fernando2023-03-20T14:17:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48070Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-20T14:17:16Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería Experiência de aprendizagem cooperativa em aula, em uma unidade de ensino de Enfermagem |
title |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
spellingShingle |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería Moreno-Pérez, Norma Elvira Aprendizagem cooperativa Ensino universitário Enfermagem México Aprendizaje cooperativo Educación universitaria Enfermería Mexico |
title_short |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
title_full |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
title_fullStr |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
title_full_unstemmed |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
title_sort |
Experiencia de aprendizaje cooperativo en el aula, en una unidad de aprendizaje en el pregrado de enfermería |
author |
Moreno-Pérez, Norma Elvira |
author_facet |
Moreno-Pérez, Norma Elvira Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno-Pérez, Norma Elvira Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino universitário Enfermagem México Aprendizaje cooperativo Educación universitaria Enfermería Mexico |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino universitário Enfermagem México Aprendizaje cooperativo Educación universitaria Enfermería Mexico |
description |
Este texto apresenta uma reflexão sobre uma experiência didática baseada na aprendizagem cooperativa em aula com estudantes de graduação em enfermagem, cujo objetivo foi conhecer quais foram as percepções dos estudantes sobre esta estratégia de aprendizado. A metodologia baseou-se na observação do professor e em um questionário com perguntas abertas, aplicado ao grupo de pesquisa, considerando o anonimato. O questionário foi aplicado apenas uma vez após o desenvolvimento das atividades utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. As categorias de análises foram: a) integração das equipes, b) localização e formação das equipes, c) distribuição dos papéis entre os membros da equipe, d) significado da aprendizagem cooperativa. Todos os participantes expressaram que essa foi uma nova estratégia de aprendizagem; a maioria relatou dificuldades em se localizar fisicamente com suas equipes e concordou que definir papéis dentro da equipe facilitou o trabalho e a corresponsabilidade, expressando significados positivos sobre a metodologia. Concluiu-se que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que rompe os esquemas tradicionais de aprendizagem em equipe, privilegiando a aprendizagem de todos sobre a individual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070 10.14393/REP-v18n32019-48070 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-v18n32019-48070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48070/27872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañeda https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Norma Elvira Moreno-Pérez, Raúl Fernando Guerrero-Castañeda https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 18 n. 3 (2019): Revista de Educação Popular; 91-108 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068898367963136 |