Desafios da escola no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais Vieira, Analúcia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: dos Santos, Sônia Mª., Dias Lac. de Resende, Valéria Ap.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19996
Resumo: Para contruírmos esse artigo a seis mãos, partimos da nossa crença de que Educação contitui-se em uma prática social, historicamente construída, balizada pela transmissão, divulgação e transformações de conhecimentos e técnicas formulados a partir da interação que se estabelece entre os homens e destes com o mundo material produzido culturalmente. A Educação Popular, em linhas gerais, enquanto uma prática social, caracteriza-se por diversas e complexas experiências educativas, que apresentam como centro uma intencionalidade transformadora. Ou seja, ela anuncia e vivencia uma mudança social tantos nos aspectos pedagógicos quanto nos sócios-políticos e culturais. Nosso objeitvo aqui é entrelaçar três questões consideradas importantes nessa reflexão. A primeira é referente às políticas públicas voltadas para a Alfabetização no que tange a garantia dos direitos à educação da criança, do jovem e do adulto. A segunda questão contextualiza, a partir de pesquisas, estudos e experiências, a questão do significado da Alfabetização e do Letramento como também seus múltiplos fatores que se materializam em práticas pedagógicas. A terceira e última questão aponta na direção de se compreender as relações entre história, memória e narrativas de alfabetizadores/as brasileiros/as sobre sua formação básica e continuada. Finalizando esta reflexão, a escola é abordada como um dos espaços privilegiados para a elaboração e sistematização destes múltiplos olhares, na busca da consolidação de uma educação pública, democrátiva, inclusiva, social e politivamente referenciada.
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