Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238 |
Resumo: | O texto contém o relato da execução de um projeto de extensão criado para desenvolver oficinas de leitura e produção de textos gráficos e imagéticos, junto a pessoas jovens e adultas assentadas pelo MST. A metodologia adotada privilegiou a investigação da realidade local, o mapeamento das mídias comumente acessadas pelos assentados e os limites explicativos que eles apresentam na análise dos meios de comunicação como instrumentos de construção e legitimação de valores, crenças e modelos sociais. A criminalização do MST pela grande mídia foi o que melhor sintetizou a percepção dos assentados sobre os meios de comunicação tornando-se a base para a realização das oficinas; atividade na qual se objetivou problematizar algumas mensagens midiáticas e fomentar a produção de novos textos capazes de ratificar a dimensão educativa dos meios audiovisuais na direção de um projeto midiático inclusivo. |
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