Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cristiane Fernanda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Geovânia Lúcia dos, Allain, Luciana Resende, Felizardo Júnior, Luiz Carlos, Steffens, Marcelo Hornos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238
Resumo: O texto contém o relato da execução de um projeto de extensão criado para desenvolver oficinas de leitura e produção de textos gráficos e imagéticos, junto a pessoas jovens e adultas assentadas pelo MST. A metodologia adotada privilegiou a investigação da realidade local, o mapeamento das mídias comumente acessadas pelos assentados e os limites explicativos que eles apresentam na análise dos meios de comunicação como instrumentos de construção e legitimação de valores, crenças e modelos sociais. A criminalização do MST pela grande mídia foi o que melhor sintetizou a percepção dos assentados sobre os meios de comunicação tornando-se a base para a realização das oficinas; atividade na qual se objetivou problematizar algumas mensagens midiáticas e fomentar a produção de novos textos capazes de ratificar a dimensão educativa dos meios audiovisuais na direção de um projeto midiático inclusivo.
id UFU-13_a7b642fe046afbe51aa834dc589f1517
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20238
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MSTEducação PopularO texto contém o relato da execução de um projeto de extensão criado para desenvolver oficinas de leitura e produção de textos gráficos e imagéticos, junto a pessoas jovens e adultas assentadas pelo MST. A metodologia adotada privilegiou a investigação da realidade local, o mapeamento das mídias comumente acessadas pelos assentados e os limites explicativos que eles apresentam na análise dos meios de comunicação como instrumentos de construção e legitimação de valores, crenças e modelos sociais. A criminalização do MST pela grande mídia foi o que melhor sintetizou a percepção dos assentados sobre os meios de comunicação tornando-se a base para a realização das oficinas; atividade na qual se objetivou problematizar algumas mensagens midiáticas e fomentar a produção de novos textos capazes de ratificar a dimensão educativa dos meios audiovisuais na direção de um projeto midiático inclusivo.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2023810.14393/REP-2011-20238Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238/10792Copyright (c) 2011 Cristiane Fernanda Xavier, Geovânia Lúcia dos Santos, Luciana Resende Allain, Luiz Carlos Felizardo Júnior, Marcelo Hornos Steffenshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Cristiane FernandaSantos, Geovânia Lúcia dosAllain, Luciana ResendeFelizardo Júnior, Luiz CarlosSteffens, Marcelo Hornos2022-12-08T13:49:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20238Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:49:43Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
title Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
spellingShingle Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
Xavier, Cristiane Fernanda
Educação Popular
title_short Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
title_full Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
title_fullStr Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
title_full_unstemmed Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
title_sort Leitura e produção de textos imagéticos: uma experiência formativa com jovens e adultos em assentamento do MST
author Xavier, Cristiane Fernanda
author_facet Xavier, Cristiane Fernanda
Santos, Geovânia Lúcia dos
Allain, Luciana Resende
Felizardo Júnior, Luiz Carlos
Steffens, Marcelo Hornos
author_role author
author2 Santos, Geovânia Lúcia dos
Allain, Luciana Resende
Felizardo Júnior, Luiz Carlos
Steffens, Marcelo Hornos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cristiane Fernanda
Santos, Geovânia Lúcia dos
Allain, Luciana Resende
Felizardo Júnior, Luiz Carlos
Steffens, Marcelo Hornos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
topic Educação Popular
description O texto contém o relato da execução de um projeto de extensão criado para desenvolver oficinas de leitura e produção de textos gráficos e imagéticos, junto a pessoas jovens e adultas assentadas pelo MST. A metodologia adotada privilegiou a investigação da realidade local, o mapeamento das mídias comumente acessadas pelos assentados e os limites explicativos que eles apresentam na análise dos meios de comunicação como instrumentos de construção e legitimação de valores, crenças e modelos sociais. A criminalização do MST pela grande mídia foi o que melhor sintetizou a percepção dos assentados sobre os meios de comunicação tornando-se a base para a realização das oficinas; atividade na qual se objetivou problematizar algumas mensagens midiáticas e fomentar a produção de novos textos capazes de ratificar a dimensão educativa dos meios audiovisuais na direção de um projeto midiático inclusivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238
10.14393/REP-2011-20238
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238
identifier_str_mv 10.14393/REP-2011-20238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20238/10792
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899435413504