Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Maciel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958
Resumo: O artigo, ora apresentado, é resultado de um estudo bibliográfico a respeito dos atuais conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual. O sistema educacional brasileiro tem sido marcado, em tempos recentes, por uma ampla política de inclusão social pautada pela possibilidade de acesso de jovens oriundos dos grupos sociais mais pobres aos espaços escolares. Nesse mesmo período, outras importantes transformações sociais estiveram (e estão) em curso no país, dentre as quais se destaca o processo de metropolização populacional e a massificação da tecnologia de informação e comunicação. Nesse contexto, os estudiosos da temática juventude, sugerem que tais transformações sociais têm influenciado os comportamentos sociais dos jovens e culminado na emergência de diversas "culturas juvenis". Assim, a recente admissão dos heterogêneos grupos juvenis aos espaços escolares significa, também, a chegada das diversas culturas juvenis à escola. Diante de tais acontecimentos, deduz-se que os conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual seja o resultado do "encontro de culturas", ou seja, do encontro entre a cultura escolar tradicional estabelecida e as recentes e diversas culturas juvenis.
id UFU-13_bab55163e1dc37eeb959c225c6771a2e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28958
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"Juventude. Escola. Cultura Juvenil.O artigo, ora apresentado, é resultado de um estudo bibliográfico a respeito dos atuais conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual. O sistema educacional brasileiro tem sido marcado, em tempos recentes, por uma ampla política de inclusão social pautada pela possibilidade de acesso de jovens oriundos dos grupos sociais mais pobres aos espaços escolares. Nesse mesmo período, outras importantes transformações sociais estiveram (e estão) em curso no país, dentre as quais se destaca o processo de metropolização populacional e a massificação da tecnologia de informação e comunicação. Nesse contexto, os estudiosos da temática juventude, sugerem que tais transformações sociais têm influenciado os comportamentos sociais dos jovens e culminado na emergência de diversas "culturas juvenis". Assim, a recente admissão dos heterogêneos grupos juvenis aos espaços escolares significa, também, a chegada das diversas culturas juvenis à escola. Diante de tais acontecimentos, deduz-se que os conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual seja o resultado do "encontro de culturas", ou seja, do encontro entre a cultura escolar tradicional estabelecida e as recentes e diversas culturas juvenis.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2895810.14393/rep-v14n12015-art04Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 46-591982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, Maciel2023-03-29T17:00:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28958Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:00:39Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
title Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
spellingShingle Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
Pereira da Silva, Maciel
Juventude. Escola. Cultura Juvenil.
title_short Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
title_full Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
title_fullStr Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
title_full_unstemmed Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
title_sort Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"
author Pereira da Silva, Maciel
author_facet Pereira da Silva, Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Escola. Cultura Juvenil.
topic Juventude. Escola. Cultura Juvenil.
description O artigo, ora apresentado, é resultado de um estudo bibliográfico a respeito dos atuais conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual. O sistema educacional brasileiro tem sido marcado, em tempos recentes, por uma ampla política de inclusão social pautada pela possibilidade de acesso de jovens oriundos dos grupos sociais mais pobres aos espaços escolares. Nesse mesmo período, outras importantes transformações sociais estiveram (e estão) em curso no país, dentre as quais se destaca o processo de metropolização populacional e a massificação da tecnologia de informação e comunicação. Nesse contexto, os estudiosos da temática juventude, sugerem que tais transformações sociais têm influenciado os comportamentos sociais dos jovens e culminado na emergência de diversas "culturas juvenis". Assim, a recente admissão dos heterogêneos grupos juvenis aos espaços escolares significa, também, a chegada das diversas culturas juvenis à escola. Diante de tais acontecimentos, deduz-se que os conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual seja o resultado do "encontro de culturas", ou seja, do encontro entre a cultura escolar tradicional estabelecida e as recentes e diversas culturas juvenis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958
10.14393/rep-v14n12015-art04
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958
identifier_str_mv 10.14393/rep-v14n12015-art04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 46-59
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897427390464