Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Divanir Maria de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Rosemeire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os encontros e desencontros dos sujeitos jovens-estudantes da Educação de Jovens e Adultos com a trama escolar. Compreende-se trama escolar como a rede de múltiplos saberes e experiências que se corporificam no entremeio dos fios tecidos no cotidiano escolar. Recorre a fragmentos de uma investigação realizada por meio do método etnográfico, em uma escola pública noturna da região agreste do Estado de Alagoas, por um período de dois anos, tendo como referência a seguinte questão: até que ponto a cultura escolar dialoga com as culturas juvenis no contexto da EJA? Para a coleta de dados fizemos uso de observações participantes e entrevistas etnográficas com um coletivo de jovens. O estudo evidenciou que os jovens-estudantes da EJA, participantes da pesquisa, utilizam tanto táticas que reinventam a cultura escolar e mobilizam as culturas juvenis, fortalecendo o sentimento de pertença ao lugar, como outras que perpetuam o discurso do não-lugar das juventudes [adolescentes] na EJA. Isto sinaliza a inexistência de unidade no que diz respeito aos modos como os jovens se veem nesse espaço. A imersão no cotidiano vivenciado pelos jovens revelou recorrências que insinuam ora aproximações/encontros, ora distanciamentos/desencontros entre os estudantes e a escola.Palavras-chave: Juventudes na EJA; Cotidiano; Culturas juvenis; Cultura escolar.Youths at EJA: encounters and disagreements in the school plotABSTRACTThis article aims to analyze the encounters and disagreements of the young-students of the Youth and Adult Education (EJA) with the school plot. School plot is understood as the network that embodies in the interweaving of the experiences lived in the daily school life. For this, it uses fragments of an investigation carried out using the ethnographic method, in a public night school in the rural region of the State of Alagoas, for a period of two years, taking as reference the following question: to what extent is there a dialogue between the culture of the school and the youth cultures in the context of EJA? For data collection, participant observations and ethnographic interviews were used with a group of young people. The study showed that the Young EJA students, research participants, use both tactics that reinvente school culture and mobilize youth cultures, strengthening the feeling of belonging to the place, as others that perpetuate the discourse of non-place of youth (teenagers) in EJA. This signals the lack of unity with regard to the ways in which young people see themselves in this space. The immersion in the daily life experienced by young people highlited recurrences that suggest at times similarities/encounters, at other times distances/disagreements between students and the school.Keywords: Youths at EJA; Daily routine; Youth cultures; School culture.Juventudes em la EJA: encuentros y desencuentros em la trama escolarRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar los encuentros y desencuentros de los sujetos jóvenes estudiantes de la Educación de Jóvenes y adultos con la trama escolar. Se comprende por trama escolar la red que se corporifica en el entremedio de los entretejidos del cotidiano escolar. Para eso recurre a fragmentos de una investigación realizada a través del método etnográfico en una escuela pública nocturna de la región agreste del Estado de Alagoas, por un período de dos años, teniendo como referencia la siguiente cuestión: ¿hasta qué punto la cultura escolar dialoga con las culturas juveniles en el contexto de la EJA? Para la recolección de datos hicimos uso de observaciones participantes y entrevistas etnográficas con un colectivo de jóvenes. El estudio evidenció que los jóvenes estudiantes de la EJA, participantes de la investigación, utilizan tanto tácticas que reinventan la cultura escolar y movilizan las culturas juveniles, fortaleciendo el sentimiento de pertenencia al lugar, como otras que perpetúan el discurso el no lugar de las juventudes [adolescentes] en la EJA. Esto señala la inexistencia de unidad en cuanto a las maneras como los jóvenes se ven en ese espacio. La inmersión en el cotidiano vivenciado por los jóvenes reveló recurrencia que insinúan ya sea acercamiento/encuentros o alejamientos/desencuentros entre los estudiantes y la escuela.  Palabras clave: Juventudes en la EJA; Cotidiano; Culturas juveniles; Cultura escolar.
id UFMA-3_a2261bfabcf590331009f883f798143e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18215
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolarJuventudes na EJACotidianoCulturas juvenisCultura escolarEste artigo tem como objetivo analisar os encontros e desencontros dos sujeitos jovens-estudantes da Educação de Jovens e Adultos com a trama escolar. Compreende-se trama escolar como a rede de múltiplos saberes e experiências que se corporificam no entremeio dos fios tecidos no cotidiano escolar. Recorre a fragmentos de uma investigação realizada por meio do método etnográfico, em uma escola pública noturna da região agreste do Estado de Alagoas, por um período de dois anos, tendo como referência a seguinte questão: até que ponto a cultura escolar dialoga com as culturas juvenis no contexto da EJA? Para a coleta de dados fizemos uso de observações participantes e entrevistas etnográficas com um coletivo de jovens. O estudo evidenciou que os jovens-estudantes da EJA, participantes da pesquisa, utilizam tanto táticas que reinventam a cultura escolar e mobilizam as culturas juvenis, fortalecendo o sentimento de pertença ao lugar, como outras que perpetuam o discurso do não-lugar das juventudes [adolescentes] na EJA. Isto sinaliza a inexistência de unidade no que diz respeito aos modos como os jovens se veem nesse espaço. A imersão no cotidiano vivenciado pelos jovens revelou recorrências que insinuam ora aproximações/encontros, ora distanciamentos/desencontros entre os estudantes e a escola.Palavras-chave: Juventudes na EJA; Cotidiano; Culturas juvenis; Cultura escolar.Youths at EJA: encounters and disagreements in the school plotABSTRACTThis article aims to analyze the encounters and disagreements of the young-students of the Youth and Adult Education (EJA) with the school plot. School plot is understood as the network that embodies in the interweaving of the experiences lived in the daily school life. For this, it uses fragments of an investigation carried out using the ethnographic method, in a public night school in the rural region of the State of Alagoas, for a period of two years, taking as reference the following question: to what extent is there a dialogue between the culture of the school and the youth cultures in the context of EJA? For data collection, participant observations and ethnographic interviews were used with a group of young people. The study showed that the Young EJA students, research participants, use both tactics that reinvente school culture and mobilize youth cultures, strengthening the feeling of belonging to the place, as others that perpetuate the discourse of non-place of youth (teenagers) in EJA. This signals the lack of unity with regard to the ways in which young people see themselves in this space. The immersion in the daily life experienced by young people highlited recurrences that suggest at times similarities/encounters, at other times distances/disagreements between students and the school.Keywords: Youths at EJA; Daily routine; Youth cultures; School culture.Juventudes em la EJA: encuentros y desencuentros em la trama escolarRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar los encuentros y desencuentros de los sujetos jóvenes estudiantes de la Educación de Jóvenes y adultos con la trama escolar. Se comprende por trama escolar la red que se corporifica en el entremedio de los entretejidos del cotidiano escolar. Para eso recurre a fragmentos de una investigación realizada a través del método etnográfico en una escuela pública nocturna de la región agreste del Estado de Alagoas, por un período de dos años, teniendo como referencia la siguiente cuestión: ¿hasta qué punto la cultura escolar dialoga con las culturas juveniles en el contexto de la EJA? Para la recolección de datos hicimos uso de observaciones participantes y entrevistas etnográficas con un colectivo de jóvenes. El estudio evidenció que los jóvenes estudiantes de la EJA, participantes de la investigación, utilizan tanto tácticas que reinventan la cultura escolar y movilizan las culturas juveniles, fortaleciendo el sentimiento de pertenencia al lugar, como otras que perpetúan el discurso el no lugar de las juventudes [adolescentes] en la EJA. Esto señala la inexistencia de unidad en cuanto a las maneras como los jóvenes se ven en ese espacio. La inmersión en el cotidiano vivenciado por los jóvenes reveló recurrencia que insinúan ya sea acercamiento/encuentros o alejamientos/desencuentros entre los estudiantes y la escuela.  Palabras clave: Juventudes en la EJA; Cotidiano; Culturas juveniles; Cultura escolar.Universidade Federal do Maranhão2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1821510.18764/2358-4319.v14n3p551-575Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.551-5752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215/9828Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Divanir Maria de LimaReis, Rosemeire2021-12-29T13:31:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18215Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-12-29T13:31:03Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
title Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
spellingShingle Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
Reis, Divanir Maria de Lima
Juventudes na EJA
Cotidiano
Culturas juvenis
Cultura escolar
title_short Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
title_full Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
title_fullStr Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
title_full_unstemmed Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
title_sort Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
author Reis, Divanir Maria de Lima
author_facet Reis, Divanir Maria de Lima
Reis, Rosemeire
author_role author
author2 Reis, Rosemeire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Divanir Maria de Lima
Reis, Rosemeire
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes na EJA
Cotidiano
Culturas juvenis
Cultura escolar
topic Juventudes na EJA
Cotidiano
Culturas juvenis
Cultura escolar
description Este artigo tem como objetivo analisar os encontros e desencontros dos sujeitos jovens-estudantes da Educação de Jovens e Adultos com a trama escolar. Compreende-se trama escolar como a rede de múltiplos saberes e experiências que se corporificam no entremeio dos fios tecidos no cotidiano escolar. Recorre a fragmentos de uma investigação realizada por meio do método etnográfico, em uma escola pública noturna da região agreste do Estado de Alagoas, por um período de dois anos, tendo como referência a seguinte questão: até que ponto a cultura escolar dialoga com as culturas juvenis no contexto da EJA? Para a coleta de dados fizemos uso de observações participantes e entrevistas etnográficas com um coletivo de jovens. O estudo evidenciou que os jovens-estudantes da EJA, participantes da pesquisa, utilizam tanto táticas que reinventam a cultura escolar e mobilizam as culturas juvenis, fortalecendo o sentimento de pertença ao lugar, como outras que perpetuam o discurso do não-lugar das juventudes [adolescentes] na EJA. Isto sinaliza a inexistência de unidade no que diz respeito aos modos como os jovens se veem nesse espaço. A imersão no cotidiano vivenciado pelos jovens revelou recorrências que insinuam ora aproximações/encontros, ora distanciamentos/desencontros entre os estudantes e a escola.Palavras-chave: Juventudes na EJA; Cotidiano; Culturas juvenis; Cultura escolar.Youths at EJA: encounters and disagreements in the school plotABSTRACTThis article aims to analyze the encounters and disagreements of the young-students of the Youth and Adult Education (EJA) with the school plot. School plot is understood as the network that embodies in the interweaving of the experiences lived in the daily school life. For this, it uses fragments of an investigation carried out using the ethnographic method, in a public night school in the rural region of the State of Alagoas, for a period of two years, taking as reference the following question: to what extent is there a dialogue between the culture of the school and the youth cultures in the context of EJA? For data collection, participant observations and ethnographic interviews were used with a group of young people. The study showed that the Young EJA students, research participants, use both tactics that reinvente school culture and mobilize youth cultures, strengthening the feeling of belonging to the place, as others that perpetuate the discourse of non-place of youth (teenagers) in EJA. This signals the lack of unity with regard to the ways in which young people see themselves in this space. The immersion in the daily life experienced by young people highlited recurrences that suggest at times similarities/encounters, at other times distances/disagreements between students and the school.Keywords: Youths at EJA; Daily routine; Youth cultures; School culture.Juventudes em la EJA: encuentros y desencuentros em la trama escolarRESUMENEste artículo tiene como objetivo analizar los encuentros y desencuentros de los sujetos jóvenes estudiantes de la Educación de Jóvenes y adultos con la trama escolar. Se comprende por trama escolar la red que se corporifica en el entremedio de los entretejidos del cotidiano escolar. Para eso recurre a fragmentos de una investigación realizada a través del método etnográfico en una escuela pública nocturna de la región agreste del Estado de Alagoas, por un período de dos años, teniendo como referencia la siguiente cuestión: ¿hasta qué punto la cultura escolar dialoga con las culturas juveniles en el contexto de la EJA? Para la recolección de datos hicimos uso de observaciones participantes y entrevistas etnográficas con un colectivo de jóvenes. El estudio evidenció que los jóvenes estudiantes de la EJA, participantes de la investigación, utilizan tanto tácticas que reinventan la cultura escolar y movilizan las culturas juveniles, fortaleciendo el sentimiento de pertenencia al lugar, como otras que perpetúan el discurso el no lugar de las juventudes [adolescentes] en la EJA. Esto señala la inexistencia de unidad en cuanto a las maneras como los jóvenes se ven en ese espacio. La inmersión en el cotidiano vivenciado por los jóvenes reveló recurrencia que insinúan ya sea acercamiento/encuentros o alejamientos/desencuentros entre los estudiantes y la escuela.  Palabras clave: Juventudes en la EJA; Cotidiano; Culturas juveniles; Cultura escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215
10.18764/2358-4319.v14n3p551-575
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n3p551-575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215/9828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.551-575
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321839632384