Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Soares, Ademilson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581
Resumo: O texto apresenta alguns dilemas vividos por pesquisadores e gestores que investigam problemas e questões da área e propõem soluções "para", "com" e "sobre" criança, infância e educação infantil. O trabalho busca mostrar que, em educação, o objeto da pesquisa é o objeto da ação e vice-versa. A dura realidade das escolas de educação infantil pulsa para além das pesquisas, dos projetos de formação e das políticas públicas, exigindo perguntas específicas que admitem apenas respostas específicas, sem a pretensão de universalizar teses e proposições. O texto propõe a discussão de três dilemas das pesquisas: 1) a produção de novos saberes; 2) a aproximação entre as pesquisas acadêmicas e a realidade das escolas de educação infantil; e 3) a relação entre pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos. Para isso, utiliza-se da metáfora das cidades invisíveis de Ítalo Calvino e de uma perspectiva filosófica que sustenta uma visão dialética do pensamento e da ação. Como resultado, fica exposto um conjunto de reflexões que pode contribuir de alguma maneira para o enfrentamento de dilemas visíveis e invisíveis nas pesquisas sobre criança, infância e educação infantil.
id UFU-13_fc41dcf4778bc9a2ff5559a3aa97324f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34581
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveisEducação InfantilPesquisa AcadêmicaDilemas.O texto apresenta alguns dilemas vividos por pesquisadores e gestores que investigam problemas e questões da área e propõem soluções "para", "com" e "sobre" criança, infância e educação infantil. O trabalho busca mostrar que, em educação, o objeto da pesquisa é o objeto da ação e vice-versa. A dura realidade das escolas de educação infantil pulsa para além das pesquisas, dos projetos de formação e das políticas públicas, exigindo perguntas específicas que admitem apenas respostas específicas, sem a pretensão de universalizar teses e proposições. O texto propõe a discussão de três dilemas das pesquisas: 1) a produção de novos saberes; 2) a aproximação entre as pesquisas acadêmicas e a realidade das escolas de educação infantil; e 3) a relação entre pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos. Para isso, utiliza-se da metáfora das cidades invisíveis de Ítalo Calvino e de uma perspectiva filosófica que sustenta uma visão dialética do pensamento e da ação. Como resultado, fica exposto um conjunto de reflexões que pode contribuir de alguma maneira para o enfrentamento de dilemas visíveis e invisíveis nas pesquisas sobre criança, infância e educação infantil.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3458110.14393/rep-v15n22016-art04Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 49-631982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581/pdf_1Copyright (c) 2017 Ademilson de Sousa Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Soares, Ademilson2023-03-27T14:37:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34581Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:37:11Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
title Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
spellingShingle Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
de Sousa Soares, Ademilson
Educação Infantil
Pesquisa Acadêmica
Dilemas.
title_short Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
title_full Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
title_fullStr Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
title_full_unstemmed Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
title_sort Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis
author de Sousa Soares, Ademilson
author_facet de Sousa Soares, Ademilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Soares, Ademilson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Pesquisa Acadêmica
Dilemas.
topic Educação Infantil
Pesquisa Acadêmica
Dilemas.
description O texto apresenta alguns dilemas vividos por pesquisadores e gestores que investigam problemas e questões da área e propõem soluções "para", "com" e "sobre" criança, infância e educação infantil. O trabalho busca mostrar que, em educação, o objeto da pesquisa é o objeto da ação e vice-versa. A dura realidade das escolas de educação infantil pulsa para além das pesquisas, dos projetos de formação e das políticas públicas, exigindo perguntas específicas que admitem apenas respostas específicas, sem a pretensão de universalizar teses e proposições. O texto propõe a discussão de três dilemas das pesquisas: 1) a produção de novos saberes; 2) a aproximação entre as pesquisas acadêmicas e a realidade das escolas de educação infantil; e 3) a relação entre pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos. Para isso, utiliza-se da metáfora das cidades invisíveis de Ítalo Calvino e de uma perspectiva filosófica que sustenta uma visão dialética do pensamento e da ação. Como resultado, fica exposto um conjunto de reflexões que pode contribuir de alguma maneira para o enfrentamento de dilemas visíveis e invisíveis nas pesquisas sobre criança, infância e educação infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581
10.14393/rep-v15n22016-art04
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581
identifier_str_mv 10.14393/rep-v15n22016-art04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ademilson de Sousa Soares
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ademilson de Sousa Soares
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 49-63
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897485062144