Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Riccely Ávila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Juliatti, Fernando Cezar, Cassemiro, Thales Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173
Resumo: Os escleródios são fundamentais no ciclo de vida de Sclerotinia sclerotiorum, pois são precursores de hifas e de apotécios e, conseqüentemente dos ascósporos. A produção de escleródios, em condições de laboratório, é necessária para realização de trabalhos envolvendo este patógeno. Desta forma, foram conduzidos dois experimentos, um com o objetivo de avaliar meios de cultura à base de vegetais, e o outro, o efeito de concentrações de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas ao meio de cultura contendo grãos de "feijão", no rendimento e o número de escleródios produzidos. No primeiro experimento, os vegetais utilizados para compor os meios de cultura foram raízes de cenoura e batata doce, folhas de repolho, grãos de soja, girassol e feijão, inflorescências de couve-flor, frutos de tomate, vagem e abóbora e tubérculos de batata, com e sem adição de fubá de milho. Quanto ao segundo experimento foram estudadas as concentrações de 0, 5, 20, 35, 50, 65, 85 e 100% de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas separadamente ao meio de cultura com presença de grãos de feijão. Após autoclavagem dos meios de cultura, 5 discos de micélio foram depositados sobre no meio de cultura, contido em frasco de Erlenmeyer. Os frascos foram armazenados a 22 ± 3ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante 30 dias consecutivos (primeiro experimento) e 45 dias (segundo experimento). Verificou-se que meios de cultura com fubá de milho foram os mais promissores, sendo os meios de cultura contendo grãos de "feijão" e "girassol" os que mais se destacaram no rendimento e no número de escleródios produzidos. O meio de cultura contendo grãos de feijão e complementados com fubá de milho e trigo moído, na concentração de 20%, foram os melhores na produção de escleródios.
id UFU-14_dd88abc1d08f9ba8c5b4920a98be90c1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8173
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura Agricultural SciencesOs escleródios são fundamentais no ciclo de vida de Sclerotinia sclerotiorum, pois são precursores de hifas e de apotécios e, conseqüentemente dos ascósporos. A produção de escleródios, em condições de laboratório, é necessária para realização de trabalhos envolvendo este patógeno. Desta forma, foram conduzidos dois experimentos, um com o objetivo de avaliar meios de cultura à base de vegetais, e o outro, o efeito de concentrações de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas ao meio de cultura contendo grãos de "feijão", no rendimento e o número de escleródios produzidos. No primeiro experimento, os vegetais utilizados para compor os meios de cultura foram raízes de cenoura e batata doce, folhas de repolho, grãos de soja, girassol e feijão, inflorescências de couve-flor, frutos de tomate, vagem e abóbora e tubérculos de batata, com e sem adição de fubá de milho. Quanto ao segundo experimento foram estudadas as concentrações de 0, 5, 20, 35, 50, 65, 85 e 100% de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas separadamente ao meio de cultura com presença de grãos de feijão. Após autoclavagem dos meios de cultura, 5 discos de micélio foram depositados sobre no meio de cultura, contido em frasco de Erlenmeyer. Os frascos foram armazenados a 22 ± 3ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante 30 dias consecutivos (primeiro experimento) e 45 dias (segundo experimento). Verificou-se que meios de cultura com fubá de milho foram os mais promissores, sendo os meios de cultura contendo grãos de "feijão" e "girassol" os que mais se destacaram no rendimento e no número de escleródios produzidos. O meio de cultura contendo grãos de feijão e complementados com fubá de milho e trigo moído, na concentração de 20%, foram os melhores na produção de escleródios.EDUFU2012-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 1 (2012): Jan./Feb.; 1-7Bioscience Journal ; v. 28 n. 1 (2012): Jan./Feb.; 1-71981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173/8226Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2012 Riccely Ávila Garcia, Fernando Cezar Juliatti, Thales Alves Cassemirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Riccely ÁvilaJuliatti, Fernando CezarCassemiro, Thales Alves2022-06-07T16:40:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8173Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-07T16:40:33Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
title Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
spellingShingle Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
Garcia, Riccely Ávila
Agricultural Sciences
title_short Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
title_full Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
title_fullStr Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
title_full_unstemmed Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
title_sort Produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary em meio de cultura
author Garcia, Riccely Ávila
author_facet Garcia, Riccely Ávila
Juliatti, Fernando Cezar
Cassemiro, Thales Alves
author_role author
author2 Juliatti, Fernando Cezar
Cassemiro, Thales Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Riccely Ávila
Juliatti, Fernando Cezar
Cassemiro, Thales Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Os escleródios são fundamentais no ciclo de vida de Sclerotinia sclerotiorum, pois são precursores de hifas e de apotécios e, conseqüentemente dos ascósporos. A produção de escleródios, em condições de laboratório, é necessária para realização de trabalhos envolvendo este patógeno. Desta forma, foram conduzidos dois experimentos, um com o objetivo de avaliar meios de cultura à base de vegetais, e o outro, o efeito de concentrações de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas ao meio de cultura contendo grãos de "feijão", no rendimento e o número de escleródios produzidos. No primeiro experimento, os vegetais utilizados para compor os meios de cultura foram raízes de cenoura e batata doce, folhas de repolho, grãos de soja, girassol e feijão, inflorescências de couve-flor, frutos de tomate, vagem e abóbora e tubérculos de batata, com e sem adição de fubá de milho. Quanto ao segundo experimento foram estudadas as concentrações de 0, 5, 20, 35, 50, 65, 85 e 100% de fubá de milho, farinha de mandioca e trigo moído, adicionadas separadamente ao meio de cultura com presença de grãos de feijão. Após autoclavagem dos meios de cultura, 5 discos de micélio foram depositados sobre no meio de cultura, contido em frasco de Erlenmeyer. Os frascos foram armazenados a 22 ± 3ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante 30 dias consecutivos (primeiro experimento) e 45 dias (segundo experimento). Verificou-se que meios de cultura com fubá de milho foram os mais promissores, sendo os meios de cultura contendo grãos de "feijão" e "girassol" os que mais se destacaram no rendimento e no número de escleródios produzidos. O meio de cultura contendo grãos de feijão e complementados com fubá de milho e trigo moído, na concentração de 20%, foram os melhores na produção de escleródios.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8173/8226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Riccely Ávila Garcia, Fernando Cezar Juliatti, Thales Alves Cassemiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Riccely Ávila Garcia, Fernando Cezar Juliatti, Thales Alves Cassemiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 1 (2012): Jan./Feb.; 1-7
Bioscience Journal ; v. 28 n. 1 (2012): Jan./Feb.; 1-7
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069070397341696