The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagolin, Luiz Armando
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185
Resumo: Na página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história.
id UFU-15_644cf20ab89e5b7e3f2129349f04a11f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73185
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling The art of Antonio Dias, between cynicism and tautologyA arte de Antonio Dias, entre o cinismo e a tautologiaNa página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7318510.14393/artc-v25-n47-2023-73185ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 308-312ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 308-312ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 308-3122178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185/38557Bagolin, Luiz Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:23:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73185Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2024-04-19T17:23:45ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
A arte de Antonio Dias, entre o cinismo e a tautologia
title The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
spellingShingle The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
Bagolin, Luiz Armando
title_short The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
title_full The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
title_fullStr The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
title_full_unstemmed The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
title_sort The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
author Bagolin, Luiz Armando
author_facet Bagolin, Luiz Armando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagolin, Luiz Armando
description Na página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185
10.14393/artc-v25-n47-2023-73185
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185
identifier_str_mv 10.14393/artc-v25-n47-2023-73185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185/38557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 308-312
ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 308-312
ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 308-312
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069139008815104